Conheça os três eixos da Vexia que enderereçam os desafios da nova economia: produtividade e eficiência, sem esquecer o lado humano

Na nova economia, automação, interconectividade, velocidade, dados, nuvem, todos esses elementos surgem como grandes aliados à promoção de um novo modelo de trabalho e de negócios, exigindo que as empresas se adaptem para que continuem relevantes. Nesse cenário, a transformação digital vai muito além da adoção de novas tecnologias, exige uma mudança cultural profunda para que todos os benefícios provenientes dessas inovações sejam integralmente aproveitados e efetivamente tragam ganhos aos negócios. 

A pandemia deixou isso bastante claro: enquanto já existia um leque de ferramentas para colaboração e produtividade, poucas empresas trabalhavam com o modelo assíncrono e remoto – Algo que mudou globalmente no último ano e que, uma vez posto à prova, dificilmente irá retroceder aos cenários tradicionais dados os ganhos trazidos pela mudança. 

Nessa toada, investir em Pessoas – proporcionando maneiras para que elas realizem seus trabalhos com maestria é um dos eixos que a nova dinâmica de mercado exige e também um dos principais espectros dentro do qual a Vexia atua. Em conjunto com os outros dois pilares estratégicos para o negócio – Processos e Tecnologia – as soluções da Vexia proporcionam uma estrutura sólida e de evolução coordenada para contribuir com a transformação digital que a nova economia demanda. 

#Pessoas  

As pessoas não apenas fazem a roda dos negócios girar, como também estão na outra ponta, no papel de clientes. Nesse sentido, um tema se destaca: propósito. É ele que permeia a estratégia de negócios, impactando colaboradores com a criação de uma cultura fortalecida, que faz com que o regime interno atue em uníssono, mas também tem influência direta no que a empresa pode representar em termos de mercado.  

Ou, como resume o escritor e palestrante britânico, Simon Sinek: “pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”. Dessa forma, é cada vez mais importante deixar claro os motivos pelos quais um negócio existe e como ele impacta a vida das pessoas. 
 
Não à toa, transparência e temas como Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês) são cada vez mais demandados e uma evolução natural para negócios de alto impacto, que querem permanecer relevantes.  

Nesse sentido, a Vexia atua por meio da frente de Governance, Risk, Compliance & Legal (GRC). Para Vinícius Scaramel, consultor de inovação da Vexia, é preciso adotar práticas de governança e compliance, ser cada vez mais transparente, mas também ter posicionamentos sólidos sobre assuntos variados – de diversidade à questão ambiental.  

“Em um mundo cada vez mais digital, seu negócio fica exposto”, diz ele, lembrando também sobre o quanto o mundo se transformou no último ano com a pandemia, e o quanto cada vez menos existe uma divisão clara entre trabalho e vida pessoal. “Nossas rotinas pessoais e profissionais começaram a se misturar – inclusive fisicamente com o home office. E isso tem a ver com integridade e segurança, claro, mas também se conecta com propósito e com dar autonomia às pessoas.”  

#Processos  

Business Process Solutions (BPS) é a solução de Processos de negócios da Vexia que atende quatro principais frentes: financeiro, controladoria, suprimentos e recursos humanos. Aqui, o foco é otimização de tempo para ganho de eficiência e consequente redução de custos.  

Para isso, o futuro reserva tecnologias que interferem diretamente no processo, como Inteligência Artificial (IA) e RPAs. A ideia não é substituir pessoas, mas sim dar as ferramentas para que elas possam focar em suas especialidades e não em trabalhos puramente operacionais.  

“Não estamos falando de substituir 10 pessoas por tecnologia, nada disso. Estamos falando em trazer escalabilidade para o negócio, não é somente usar a tecnologia pela tecnologia, mas fazer com que ela seja útil nos processos, na estratégia, com as pessoas e a cultura”, explica Scaramel. 

#Tecnologia  

Hoje, as inovações disponíveis no mercado são inúmeras, como cloud, big data, analytics, inteligência artificial (IA), blockchain, automação de processos robóticos (RPA), só para listar algumas. 

Por meio do Digital Technology Solutions (DTS), a Vexia consegue fornecer aos negócios uma gestão de TI inteligente que engloba essa miríade de novas tecnologias, permitindo excelência operacional e de baixo custo. “Fazemos a transformação digital do backoffice, auxiliando o negócio a sair da TI tradicional para a digital”, diz Ricardo Gomes de Castro, vice-presidente da área de Digital Technology Solutions (DTS) da Vexia.  

“Quando você desenvolve um trabalho minucioso dentro de casa, como um RPA para um processo fiscal ou de folha de pagamentos, por exemplo, são inúmeras as variáveis que deixam o processo mais complexo. Com o modelo DTS, que é desenvolvido de forma a ser aderente à necessidade do cliente, esses percalços se esvaem”, completa Roberto Uemoto, CEO da Vexia.  

Para Uemoto, a jornada rumo ao digital é um movimento irreversível, com o mundo inteiro caminhando nessa direção. “As estruturas e fluxos de informações que antes eram em papel, hoje não são mais. É preciso, portanto, ter ferramentas e práticas que unem tecnologia à inteligência”, diz.  

A Santista S.A. foi um dos clientes que, na busca por inovação, melhoria de processos, e redução de custos, explorou as diversas possibilidades que o DTS poderia trazer ao negócio. Conheça o case completo aqui.  

É dessas três maneiras que a Vexia ajuda negócios a serem verdadeiramente digitais, preparados para o futuro, qualquer que seja.  

Com as frentes DTS, BPS e GRC, a Vexia é especialista em soluções que trazem otimização às operações, melhorias ao negócio, além de ganho de produtividade e desempenho financeiro das organizações. Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra a melhor forma de transformar digitalmente a sua empresa.  

Vinícius Scaramel
Consultor de Inovação
Roberto Uemoto
Diretor Superintendente
Ricardo Castro
Vice-Presidente de Digital Technology Solutions