Vexia fecha 2019 com resultados exponenciais

Quando uma companhia acerta o rumo, todos logo percebem. A sequência de acontecimentos flui naturalmente, sua reputação vai sendo construída a passos largos e, mesmo com muito empenho e trabalho, o dia a dia é leve e feliz.  Em tempos de instabilidade econômica, isso pode parecer impossível, não é? Pois então, acredite! Estamos falando da Vexia.

Há três anos, a companhia vem registrando números extraordinários. Sua receita bruta cresceu, em média, 154% ao ano. A base de seus clientes pulou de sete para setenta, batendo a marca de mais de 140 CNPJs atendidos em diversos segmentos.

“O mercado rapidamente reconheceu a posição de vanguarda da empresa, que já nasceu com 17 anos de história. Criada com o conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), evoluiu para Full Outsourcing e agora consolida-se como um parceiro de “Soluções Integradas de Negócio”, comemora o CEO, Roberto Uemoto.

E não é apenas ele quem fala. Além do mercado, incluindo clientes e concorrentes, os números comprovam: em relação ao ano passado, a Vexia viu sua receita bruta triplicar em 2019. “Nosso maior orgulho é acompanhar a evolução de nossos contratos. Em 2019, de janeiro a dezembro, obtivemos um aumento de 1,8 vezes em valores de contratos capturados”.  Segundo o executivo, no acumulado de 2016 a 2019, esse crescimento atingiu a ordem de 8,8 vezes e mais de 50% dos clientes da Vexia têm mais de um contrato com a empresa. “Alguns serviços são bem pontuais e consultivos, como auditorias forenses e gerenciamento de riscos, mas muitos serviços são recorrentes”, completa Uemoto.

Acompanhar o mercado

Um dos segredos da Vexia foi ficar de olho nas tendências e se antecipar aos movimentos: “É desafiador, mas quando a economia começa a dar sinais de reaquecimento, a empresa já estava estruturada para auxiliar seus clientes com as novas demandas”, reforça Uemoto.

A Vexia em números

  • Receita bruta cresceu, em média, 154% ao ano (2016 -2019)
  • Base de clientes aumentou dez vezes
  • Serviços contratados cresceram 1,8 vezes

Novidades que não param

2019 também foi um ano de muitas inovações na companhia. “Seguimos focados em inovação e novos negócios. Estamos trabalhando com três novas vertentes, além do posicionamento de marca: Estratégia Organizacional, Inovações Incrementais e Inovações Disruptivas”, explica.

De acordo com o CEO, o objetivo da Vexia é ter uma “estrutura paralela” à operação atual, tornando a companhia ambidestra, ou seja, que promove a melhoria contínua do resultado atual, a boa entrega, a senioridade da equipe, o bom relacionamento, e se molda as necessidades dos clientes para o futuro, desenvolvendo soluções inovadoras disruptivas.

Entre as muitas novidades, soluções ligadas à transformação digital. “Atuamos de forma consultiva, agnóstica e não aderindo a modismos”, ressalta Ricardo Castro, vice-presidente da área de Digital Technology Solutions (DTS).   “O ponto é respeitar a especificidade de cada cliente e de seu momento e trazer soluções que gerem valor”, conclui.

 Na área de Business Process Solutions (BPS), antes conhecida como Business Process Outsourcing (BPO), outro bom case de sucesso é a expansão do processo automatizado de faturamento de serviços para clientes SAP. A solução com desenvolvimento proprietário da Vexia, automatiza a comunicação entre empresas e prefeituras, considerando as peculiaridades de cada município, e reduz de forma efetiva o tempo dedicado para estes processos.

Na área de Governance Risk and Compliance (GRC), o vice-presidente João Carlos Orzzi Lucas destaca o lançamento do aplicativo Law Vexia. Em parceria com a ELaw (empresa líder no mercado em soluções jurídicas para o mundo corporativo), o serviço traz para o mercado jurídico, especialmente para os departamentos jurídicos das empresas, maior facilidade na rotina.

“A ideia é simplificar a gestão do contencioso e do trabalho realizado por escritórios parceiros, espalhados em todo território nacional, por meio de dashboards gerenciais que podem ser consultadas a qualquer momento via celular”, acrescenta. O novo aplicativo garante eficiência e agilidade no dia a dia de áreas tomadas por processos e burocracias, com o uso de novas tecnologias que proporcionam um melhor fluxo de trabalho, com destaque para a segurança dos dados, que são criptografados de ponta a ponta.

De acordo com o executivo, outro bom exemplo é o Aplicativo è-vero com Inteligência Artificial (IA) que auxilia na captação e encaminhamento de denúncias contra fraude corporativa. “Nosso aplicativo está sendo um sucesso. Por meio dele, o denunciante pode interagir com um chatbot (um robô conversacional) que conseguirá fazer as perguntas ideais, captando o maior número de informações específicas sobre a denúncia, agilizando o processo da coleta, inclusive de documentos, fotos e vídeos que podem ser enviados diretamente por celular. Também através do è-vero, as empresas podem criar um canal de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes e parceiros para obter informações que poderão servir para correção de processos e melhoria de serviços e produtos”, explica Orzzi.

No âmbito da integridade corporativa, a Vexia desenvolveu em compliance com a lei anticorrupção o Portal Homologa, uma plataforma onde são verificados diversos aspectos relacionados aos riscos de integridade de empresas que pretendam se habilitar para fazer parte do banco de fornecedores das empresas usuárias.

E o futuro?

Assim como a Vexia segue contribuindo para que várias empresas maximizem seus resultados, a ideia é que a empresa mantenha seu crescimento sustentável. “Ampliar serviços, conquistar novos clientes e promover novas soluções são os desejos clássicos de boas empresas. Nós queremos isso e muito mais! Estamos atentos aos serviços disruptivos, a máxima rentabilidade e principalmente, gerar valor”, finaliza Uemoto.