Vexia fecha 2019 com resultados exponenciais

Quando uma companhia acerta o rumo, todos logo percebem. A sequência de acontecimentos flui naturalmente, sua reputação vai sendo construída a passos largos e, mesmo com muito empenho e trabalho, o dia a dia é leve e feliz.  Em tempos de instabilidade econômica, isso pode parecer impossível, não é? Pois então, acredite! Estamos falando da Vexia.

Há três anos, a companhia vem registrando números extraordinários. Sua receita bruta cresceu, em média, 154% ao ano. A base de seus clientes pulou de sete para setenta, batendo a marca de mais de 140 CNPJs atendidos em diversos segmentos.

“O mercado rapidamente reconheceu a posição de vanguarda da empresa, que já nasceu com 17 anos de história. Criada com o conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), evoluiu para Full Outsourcing e agora consolida-se como um parceiro de “Soluções Integradas de Negócio”, comemora o CEO, Roberto Uemoto.

E não é apenas ele quem fala. Além do mercado, incluindo clientes e concorrentes, os números comprovam: em relação ao ano passado, a Vexia viu sua receita bruta triplicar em 2019. “Nosso maior orgulho é acompanhar a evolução de nossos contratos. Em 2019, de janeiro a dezembro, obtivemos um aumento de 1,8 vezes em valores de contratos capturados”.  Segundo o executivo, no acumulado de 2016 a 2019, esse crescimento atingiu a ordem de 8,8 vezes e mais de 50% dos clientes da Vexia têm mais de um contrato com a empresa. “Alguns serviços são bem pontuais e consultivos, como auditorias forenses e gerenciamento de riscos, mas muitos serviços são recorrentes”, completa Uemoto.

Acompanhar o mercado

Um dos segredos da Vexia foi ficar de olho nas tendências e se antecipar aos movimentos: “É desafiador, mas quando a economia começa a dar sinais de reaquecimento, a empresa já estava estruturada para auxiliar seus clientes com as novas demandas”, reforça Uemoto.

A Vexia em números

  • Receita bruta cresceu, em média, 154% ao ano (2016 -2019)
  • Base de clientes aumentou dez vezes
  • Serviços contratados cresceram 1,8 vezes

Novidades que não param

2019 também foi um ano de muitas inovações na companhia. “Seguimos focados em inovação e novos negócios. Estamos trabalhando com três novas vertentes, além do posicionamento de marca: Estratégia Organizacional, Inovações Incrementais e Inovações Disruptivas”, explica.

De acordo com o CEO, o objetivo da Vexia é ter uma “estrutura paralela” à operação atual, tornando a companhia ambidestra, ou seja, que promove a melhoria contínua do resultado atual, a boa entrega, a senioridade da equipe, o bom relacionamento, e se molda as necessidades dos clientes para o futuro, desenvolvendo soluções inovadoras disruptivas.

Entre as muitas novidades, soluções ligadas à transformação digital. “Atuamos de forma consultiva, agnóstica e não aderindo a modismos”, ressalta Ricardo Castro, vice-presidente da área de Digital Technology Solutions (DTS).   “O ponto é respeitar a especificidade de cada cliente e de seu momento e trazer soluções que gerem valor”, conclui.

 Na área de Business Process Solutions (BPS), antes conhecida como Business Process Outsourcing (BPO), outro bom case de sucesso é a expansão do processo automatizado de faturamento de serviços para clientes SAP. A solução com desenvolvimento proprietário da Vexia, automatiza a comunicação entre empresas e prefeituras, considerando as peculiaridades de cada município, e reduz de forma efetiva o tempo dedicado para estes processos.

Na área de Governance Risk and Compliance (GRC), o vice-presidente João Carlos Orzzi Lucas destaca o lançamento do aplicativo Law Vexia. Em parceria com a ELaw (empresa líder no mercado em soluções jurídicas para o mundo corporativo), o serviço traz para o mercado jurídico, especialmente para os departamentos jurídicos das empresas, maior facilidade na rotina.

“A ideia é simplificar a gestão do contencioso e do trabalho realizado por escritórios parceiros, espalhados em todo território nacional, por meio de dashboards gerenciais que podem ser consultadas a qualquer momento via celular”, acrescenta. O novo aplicativo garante eficiência e agilidade no dia a dia de áreas tomadas por processos e burocracias, com o uso de novas tecnologias que proporcionam um melhor fluxo de trabalho, com destaque para a segurança dos dados, que são criptografados de ponta a ponta.

De acordo com o executivo, outro bom exemplo é o Aplicativo è-vero com Inteligência Artificial (IA) que auxilia na captação e encaminhamento de denúncias contra fraude corporativa. “Nosso aplicativo está sendo um sucesso. Por meio dele, o denunciante pode interagir com um chatbot (um robô conversacional) que conseguirá fazer as perguntas ideais, captando o maior número de informações específicas sobre a denúncia, agilizando o processo da coleta, inclusive de documentos, fotos e vídeos que podem ser enviados diretamente por celular. Também através do è-vero, as empresas podem criar um canal de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes e parceiros para obter informações que poderão servir para correção de processos e melhoria de serviços e produtos”, explica Orzzi.

No âmbito da integridade corporativa, a Vexia desenvolveu em compliance com a lei anticorrupção o Portal Homologa, uma plataforma onde são verificados diversos aspectos relacionados aos riscos de integridade de empresas que pretendam se habilitar para fazer parte do banco de fornecedores das empresas usuárias.

E o futuro?

Assim como a Vexia segue contribuindo para que várias empresas maximizem seus resultados, a ideia é que a empresa mantenha seu crescimento sustentável. “Ampliar serviços, conquistar novos clientes e promover novas soluções são os desejos clássicos de boas empresas. Nós queremos isso e muito mais! Estamos atentos aos serviços disruptivos, a máxima rentabilidade e principalmente, gerar valor”, finaliza Uemoto.

Outras novidades


Customer Centricity, Gestão de negócios

Saiba mais

Você ainda peca na relação com os seus Stakeholders?

Parcerias estratégicas levam as organizações adiante 

Gestão de negócios, Vexia

Saiba mais

Comunicação Corporativa: A ferramenta do Triunfo Organizacional

O que é e por que as empresas precisam de uma comunicação corporativa?

Gestão de negócios, Institucional, Vexia

Saiba mais

Retrospectiva 2021: o ano responsável pela consolidação da Vexia

Um ano de parcerias, estímulos, crescimento e inovação

Governança Corporativa, Governança Risco e Compliance

Saiba mais

O que fazer com o aumento de ataques cibernéticos?

Como se prevenir?

Governança Corporativa

Saiba mais

Como a Ambidestria organizacional vai salvar o seu negócio?

Saiba como o conceito de ambidestria pode te tornar protagonista no mercado

Governança Corporativa

Saiba mais

Você sabe a real importância de identificar o Core Business de uma organização?

Saiba identificar o foco de uma organização e como torná-la mais assertiva.

Recursos Humanos, Tecnologia e Inovação

Saiba mais

Como melhorar o seu processo admissional?

Transformações não lineares exigem adaptações ágeis

Consultoria, Tecnologia e Inovação

Saiba mais

Minha empresa precisa de consultoria?

Entenda o que envolve um bom serviço de consultoria e descubra se a sua empresa precisa de uma.

Tecnologia e Inovação, Transformação Digital

Saiba mais

Transformação Digital: 5 passos para adequar sua empresa

A mudança que vai além da digitalização de processos