Vexia e ESPM Consult lançam modelo inovador de consultoria de negócios

A Vexia está em constante movimento para entregar alto valor aos seus clientes, por meio da inovação que emprega em seu portfólio de serviços.

Conhecedora profunda dos processos realizados por cada empresa que atende, domina os fluxos internos que abraça e é responsável por operações críticas de tecnologia e backoffice, além de governança, risco e compliance. Por isso, oferecer o serviço de consultoria de negócios era algo natural dentro da evolução contínua da companhia.

Assim, no final de 2019, a Vexia firmou uma parceria com a ESPM Consult para ir ainda mais longe no valor que entrega aos seus clientes: montou um time com profissionais altamente capacitados, reunindo acadêmicos e executivos para o desenvolvimento de projetos customizados.

“A ESPM é uma escola de negócios reconhecida, moderna e alinhada às novas tendências da economia e a Vexia nutre comprovada capacidade de execução e excelência em processos de negócios. Com isso, desenvolvemos um modelo de consultoria de fato eficaz, capaz de conectar estratégias sofisticadas de negócio com efetiva implementação e integração das operações”, explica Roberto Uemoto, CEO da Vexia.

Para Ricardo Castro, vice-presidente da área de Digital Technology Solutions (DTS) da Vexia, esse modelo inovador de consultoria alinha-se ao contexto atual em que o dinamismo, agilidade, capacidade de entender cenários complexos e efetividade na transformação são essenciais.

Skin in the game

O primeiro passo dessa parceria foi aplicar a metodologia trazida pela ESPM Consult no planejamento estratégico da própria Vexia, trabalhando intensamente nas ações do presente, mas sem deixar de endereçar questões pertinentes ao futuro da empresa.

Uemoto acredita que a verdadeira inovação nasce da experimentação, do estudo e da prática, mas os profissionais envolvidos no processo precisam ser maduros para não expor os clientes a riscos desnecessários. “Inovar por inovar drena recursos importantes sem trazer um retorno efetivo, colocando o negócio em uma situação bastante crítica”.

Por isso, antes de disponibilizar a consultoria para o mercado, a Vexia fez, ela mesma, a “prova de fogo”. Algumas “dores” foram levantadas e uma a uma endereçadas aos profissionais da ESPM com as competências específicas para solucioná-las.

Como resultado, estabeleceu-se no planejamento estratégico da empresa um formato “ambidestro” como pilar de crescimento sustentado, no qual existe de um lado um foco muito grande na qualidade de entrega atual, melhoria e otimização de processos, e do outro um intenso trabalho de preparação para o futuro – seja em termos de infraestrutura ou de capacitação profissional do time.

Esse posicionamento foi totalmente customizado para a Vexia, levando em conta o momento atual da empresa, da indústria da qual faz parte e do mercado em que está inserida, além de sua disponibilidade de recursos. A equipe de trabalho contou com os executivos da Vexia, em parceria com professores especialistas da ESPM Consult.

Os professores fazem parte de um corpo docente de mais de 600 profissionais, formado por mestres e doutores, atuantes no mercado, além de um banco de dados exclusivo de pesquisas e cases. A parceria inovadora entre Vexia e ESPM Consult fecha uma lacuna de mercado pela conexão perfeita entre a estratégia sofisticada e a excelência na execução.

“Muitas vezes observamos empresas gastarem uma verba considerável com uma consultoria, mas no momento de colocar o plano em prática, percebem que alguns detalhes da operação inviabilizam a execução tal qual foi proposta no papel. No fim do dia, é tempo e dinheiro perdido”, explica Flávia Flamínio diretora de operações acadêmicas e educação executiva, da ESPM Consult.

O grande diferencial desse modelo inovador de consultoria de negócios é que ele torna possível entregar um plano altamente aderente à realidade de cada cliente, garantindo sua plena execução. Não há um direcionamento de uma matriz internacional da consultoria que impõe a aplicação de determinada tecnologia, recurso ou infraestrutura. Tudo o que é proposto leva em consideração o perfil do cliente e o momento do negócio.

A ESPM Consult conta com profissionais que detêm competências técnicas sob medida para cada projeto, seja com foco em finanças, branding, planejamento ou recursos humanos, por exemplo. E a equipe de trabalho é montada de acordo com as necessidades do cliente que são identificadas inicialmente pelo time da Vexia.

Consultoria personalizada em 2020

O vice-presidente da Vexia afirma que alguns clientes já solicitaram uma apresentação prévia desse modelo inovador de consultoria e a receptividade tem sido extremamente positiva.

“O que surpreende os clientes é que nós tratamos dos problemas dele, específicos da sua operação e da sua indústria. Não temos uma ‘receita de bolo’ padrão que aplicamos para todos. Realmente é um trabalho sob medida, por isso também a alta eficiência dos projetos”, explica o executivo.

O CEO da Vexia não tem dúvidas: “Estamos muito otimistas com os resultados que a união entre a profundidade acadêmica e a agilidade do mercado podem trazer para nossos clientes. Será um marco em nossa história”, comemora o executivo.

Para conhecer mais sobre a consultoria de negócios da Vexia e ESPM Consult, entre em contato diretamente pelo site: vexia.com.br

Roberto Uemoto