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Consolidação da Vexia se reflete renovação interna

Consolidação da Vexia se reflete renovação interna

Gestão de negócios
19/12/2019

Quem acompanha a história da Vexia, sabe da sua importância dentro do mercado de soluções de suporte aos negócios. Primeira companhia de shared services brasileira, criada em 1999, a empresa rapidamente evoluiu do conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para a inserção no mercado Full Outsourcing.

E para quem não se lembra, estamos falando do ano de 2016: com sua nova marca, a Vexia estruturou o mastro, ergueu suas velas e se lançou ao mar. Isso mesmo, numa analogia ao mercado náutico, a empresa acertou ao ajustar sua proa!

Desde então, tem registrado resultados incríveis, mesmo em tempos de mares turbulentos. Suas áreas de Business Process Outsourcing (BPO), Information Technology Outsourcing (ITO) e Governance, Risk and Compliance (GRC) conquistaram novos clientes e se fortaleceram como parceiras, em um mercado cada vez mais competitivo. O resultado?

Com o leme cada vez mais assertivo, a Vexia passa agora para uma nova categoria. “Estamos ampliando nosso escopo de atuação, partindo de uma empresa focada no outsourcing, para termos uma abordagem mais Consultiva, no sentido literal da palavra”, comemora o CEO, Roberto Uemoto. E quando ele menciona essa literalidade, faz com convicção: “Nós aprofundamos no diagnóstico e na formulação de soluções”, completa.

De acordo com Uemoto, há uma crescente demanda no mercado para este modelo inovador: “Nos diferenciamos de nossos concorrentes, que possuem estruturas mais convencionais e tradicionais nas entregas, para oferecermos soluções disruptivas, customizadas para cada caso e cada necessidade de nossos clientes”.

A rápida mudança no mundo dos negócios
Com a disrupção, empresas estão cada vez mais recorrendo a parcerias, incluindo alianças estratégicas:
31.9% formaram uma aliança estratégica com uma empresa do seu mercado,
25.8% fizeram parceria com uma empresa fora de seu mercado,
21.1% se envolveram com startups disruptivas, revelando sua intenção de aceitar e abraçar a disrupção.
Fonte: Endeavor

#O que vem por aí

Durante todo o ano de 2019, a Vexia veio ‘guinando’ seus produtos para atender de melhor maneira aos seus clientes: “Não nos limitamos aos termos contratuais. Estamos atentos às necessidades apresentadas e na busca das melhores soluções”, afirma Uemoto.

E desta forma, três novas vertentes foram se consolidando, além do posicionamento de marca:

# Estratégia Organizacional

# Inovações Incrementais

# Inovações Disruptivas

“No tema Estratégia Organizacional, a Vexia tem uma estrutura dedicada à inovação e novos negócios. O objetivo é ter uma “estrutura paralela” à operação atual (áreas comerciais e de delivery) com o objetivo de tornar a companhia ambidestra, ou seja, que conserva o resultado atual, a boa entrega, a senioridade da equipe, o bom relacionamento, mas se molda as necessidades dos clientes para o futuro, desenvolvendo soluções inovadoras que são implementadas no dia a dia da operação”, explica.

Bons exemplos são novas automações, novos produtos, novas soluções que melhoram o contexto do cliente, aplicativos que melhoram a interação, que são mais online, serviços que estão relacionados as entregas atuais, mas agregam ainda mais valor ao cliente.

Segundo Uemoto, é mais ou menos projetar a Vexia do amanhã: “Enquanto a companhia segue fazendo suas entregas de forma eficiente no dia de hoje, já trabalha no “amanhã”, que vai pavimentando essa nova jornada da Vexia Digital, das soluções disruptivas, de novas soluções e complementares”.

Já a vertente de Inovações Incrementais está atenta a melhorias financeiras e de produtividade. Estão focados em operações mais escalonáveis, que mesmo com o aumento da demanda, não aumentam o custo e melhoram a performance.

A vertente de Inovações Disruptivas trabalha com foco em identificar formas totalmente novas de operar e servir os clientes, no escopo em que a Vexia já atua ou complementando os serviços.

 “Para isso contamos com nossos colaboradores que estão dentro de casa ou com parceiros, que também são chamados para trazer oxigenação das tendências”, explica Uemoto. Recentemente, a Vexia fechou uma parceria com a ESPM (veja mais informações em breve), para conectar a academia com a indústria.

#Novas nomenclaturas BPS e DTS

Para traduzir essa consolidação, a Vexia está adotando uma nova nomenclatura para suas áreas de negócios. O que antes era conhecido como Business Process Outsourcing (BPO) passará a ser Business Process Solutions (BPS).

“Não ‘cabemos’ mais na definição de Outsourcing, somos uma companhia provedora de soluções”, comemora. O mesmo acontece com a área de Information Technology Outsourcing (ITO), que passará para Digital Technology Solutions (DTS), seguindo o mesmo conceito. E para quem entende de marés e deseja ampliar horizontes, a definição dos termos náuticos é clara: facilitar a expressão e comunicação a abordo do navio. Então, no caso da Vexia, segue o comando: “Levantar âncora! Içar as velas!”


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