Aplicativo com Inteligência Artificial (IA) auxilia na captação e encaminhamento de denúncias contra fraude corporativa

Ícones do cinema como ‘Dormindo com o inimigo’, de Joseph Ruben, com a participação de Julia Roberts e Patrick Bergin, ou ainda ‘O Inimigo Mora ao Lado’, de Ron Oliver, com Jacqueline MacInnes Wood e Shawn Roberts nem sempre estão longe do mundo corporativo.

Depois da promulgação da Lei Anticorrupção no Brasil, em 2013, não só cresceu o interesse das companhias em manter sua segurança jurídica como aumentaram as denúncias contra corrupção. E por incrível que pareça, a cada mil colaboradores, as companhias tenham em média 3,5 denúncias por mês, e cerca de 50% delas se confirmam verdadeiras após a investigação*.

E aqui voltamos as telas de cinema: como atos fraudulentos são os mais diversos (apropriação indevida, conflito de interesses, fraudes financeiras ou operacionais e favorecimento impróprio de fornecedores), manter equipes de auditorias internas pode ser um dos grandes desafios nesta área pois onde pode estar esse inimigo?

Canais espontâneos de denúncia se mostram de grande eficiência no combate às ocorrências, especialmente dentro das grandes empresas, onde o ambiente de negócios é mais complexo. Manter uma agenda de governança ativa que leve em conta a facilidade da denúncia, bem como desenvolva processos estruturados para a conscientização e prevenção desse tipo de acontecimento também é muito importante.

Terceirizar o serviço, no entanto, pode ser a melhor opção, com a isenção e uma investigação  técnica especializada.

#O olhar de especialistas em Avant-première

Com quase duas décadas de experiência em Governança, Risco e Compliance, a Vexia oferece aos seus clientes, além dos canais tradicionais como e-mail e telefone, um novo canal de denúncia, levando em conta o perfil do usuário e as necessidades das companhias. A novidade é um aplicativo dotado de Inteligência Artificial (IA) para a captação e encaminhamento de denúncias.

Por meio dele, o denunciante pode interagir com um chatbot (um robô conversacional) que conseguirá fazer as perguntas ideais, captando o maior número de informações específicas sobre a denúncia, agilizando o processo da coleta.

A inteligência artificial classifica o “modus operandi” a partir do relato feito pelo comunicante, onde é aplicado um algoritmo probabilístico baseado nas respostas anteriores, que consegue predizer se o “modus operandi” do novo comunicado tem alguma relação com outros já recebidos anteriormente e qual o nível de confiança.

Entre outros detalhamentos, o chatbot é capaz de:

  • Solicitar documentos e provas;
  • Detalhar nome e cargo do(s) denunciado(s);
  • Estimar o quanto a denúncia impacta em danos à marca;
  • Gerar relatórios específicos e gerais para melhor visualização e gestão.

#Benefícios do APP como canal de denúncia

De acordo com Félix Barea Carvalho, head de compliance da Vexia, o aplicativo com inteligência artificial lançado pela empresa para colher denúncias de fraudes  é uma excelente forma de tornar o processo ainda mais seguro, colher os dados necessários com maior acertividade, além de usar IA para identificar o “modus operandi” recorrente.

“A inteligência artificial embarcada no aplicativo, faz com que o robô – após os primeiros inputs – possa ir aprendendo conforme coleta as informações e ficando cada vez mais sofisticado e especializado naquela organização. Isso traz mais segurança para quem denuncia e ainda mais agilidade para a equipe de apuração”, explica. De acordo com o executivo, “o resultado é uma reação mais eficiente ao fato, que reduz o risco jurídico e financeiro para a empresa”.

A inteligência artificial entra no processo de denúncia contra fraudes para contribuir com o amadurecimento da governança corporativa e traz outros benefícios, como:

  1. Reduz o tempo entre denúncia e punição, o que ajuda a evitar o vazamento de informações durante a investigação.
  2. Gera dados importantes que ajudam a identificar padrões de conduta e com isso permite ações proativas.
  3. Traz insights para a revisão de processos ou procedimentos dos departamentos.
  4. Ajuda a estabelecer parâmetros e critérios para o acolhimento das denúncias, considerando as variáveis do negócio.
  5. Quando desenvolvido e gerenciado por uma empresa apartada do negócio, garante independência e credibilidade.

O acolhimento das denúncias e a investigação independente, realizada por uma empresa especializada, declara aos colaboradores, parceiros de negócios e mercado no geral, quanto a organização preza por estar em conformidade com as normas estabelecidas.

#Rumo ao Oscar

A investigação imparcial e a aplicação das devidas consequências aos infratores ainda protege os interesses dos acionistas e trabalha a favor da competitividade da empresa, evitando escândalos que prejudiquem contratos comerciais.

Ao adotar práticas estruturadas de acompanhamento e controle de atividades nocivas para a saúde do negócio, a empresa demonstra seu comprometimento com a melhora real no ambiente de negócios no qual está inserida.

Para o head de Compliance da Vexia, o aplicativo como canal de denúncia é mais um passo em direção ao amadurecimento das políticas de compliance no país. Felix acredita que simplificar o processo e preservar o denunciante ajudará ainda mais a detectar irregularidades de forma ágil para mitigar os riscos dessas ocorrências.

A Vexia fornece soluções customizadas, gerenciadas por uma equipe sênior, levando em conta as características e necessidades da sua empresa, oferecendo custos muito competitivos.

Conheça mais sobre a soluções de Governança, Risco e Compliance e as melhores práticas e metodologias de governança corporativa, agendando uma conversa com nossos especialistas!

Sobre a Lei nº 12.846/2013 – Lei Anticorrupção

“Além de atender a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, a lei fecha uma lacuna no ordenamento jurídico do país ao tratar diretamente da conduta dos corruptores. A Lei Anticorrupção prevê punições como multa administrativa – de até 20% do faturamento bruto da empresa – e o instrumento do acordo de leniência, que permite o ressarcimento de danos de forma mais célere, além da alavancagem investigativa”.

Fonte: Controladoria Geral da União

*Dados de mercado trazidos pelo head de compliance da Vexia, Felix Barea Carvalho.