Uma busca pela inovação e melhoria dos processos, somada à necessidade recorrente de redução de custos.

RESUMO

A constante busca pela inovação e melhoria dos processos, somada à necessidade recorrente de redução de custos, levou a Santista S.A. a adotar a SD-WAN da Vexia para a comunicação entre as suas unidades de negócio, o que permitiu:

  • Redução de 20% nos custos
  • Estabilidade de links (com monitoramento e balanceamento)
  • Maior segurança da rede corporativa
  • Preparação para a Indústria 4.0

A transformação digital é um verdadeiro tsunami de realidade que está mudando bruscamente os mercados com uma velocidade nunca antes vista.

No livro “Organizações Exponenciais”, professores da Singularity University (SU) discorrem sobre o tema, explicando como o atual fluxo de crescimento das empresas faz valer a Lei de Moore e como as companhias podem aproveitar esse momento com base na tecnologia.

Trocando em miúdos, isso significa que enquanto você está lendo esse caso de sucesso, muita coisa já mudou no mundo e, provavelmente, no seu negócio também. O pensamento de crescimento linear não acompanha mais a realidade exponencial que a tecnologia proporciona e as organizações, mesmo as mais tradicionais, precisam conduzir seus processos de uma nova maneira.

Com esse tamanho impacto provocado nos negócios, fica clara a imensa responsabilidade que paira sobre os ombros dos departamentos de TI para conduzir essa questão, somada à constante busca por mais eficiência e menor custo.

É nesse contexto que a Santista S.A percebe na adoção de tecnologias emergentes o caminho certo para se manter inovadora e competitiva, tendo como base seu histórico de 90 anos de sucesso no mercado.

Para Sinval Calixto da Silva, gerente de TI e Telecom da Santista S.A., o maior desafio de liderar a transformação digital internamente é conseguir adequar as tecnologias disponíveis às necessidades do negócio e ao momento atual da companhia.

Com o objetivo de realizar essa equação e pavimentar o caminho para o futuro, o gestor contou com o apoio da Vexia na implantação da SD-WAN (WAN definida por software), uma infraestrutura de rede fechada de comunicação que garante a estabilidade dos links entre as unidades de negócio e ainda torna a segurança da informação mais robusta.

Movimento que faz todo sentido já que a missão da empresa trata de oferecer soluções inovadoras e, de acordo com o IDC, essa tecnologia será uma grande habilitadora de novos projetos no Brasil.

Para detalhar esse caso de sucesso, você verá a seguir as etapas da aplicação da nova tecnologia dentro da Santista S.A. Confira!


# Como era o cenário na Santista S.A.
Antes da SD-WAN, a topologia de links era cara, com uso de links MPLS de baixa capacidade e a TI não conseguia realizar seu compartilhamento nem garantir sua redundância para manter a disponibilidade da rede.

Ainda assim, a estrutura existente não chegou a ser rotulada como um gargalo ou um problema de fato. Mas o que diferencia empresas boas das de alta performance é a capacidade de identificar pontos de melhoria com frequência.

Como em todo negócio, também existe na Santista S.A. a pressão por maior produtividade e menor custo, o que levou a empresa a optar pela solução que ajudou a endereçar essas questões, agregando valor para o negócio.


# Por que a SD-WAN da Vexia?
A opção pela SD-WAN da Vexia se deu pela parceria de longa data entre as companhias* e faz parte de um plano de investimentos para os próximos 10 anos focado em revitalizar a empresa, desde a renovação do parque de máquinas até os processos de negócios.

Para o gestor de TI está claro: “não há como colher benefícios se não houver investimento em tecnologia”, por isso, com a SD-WAN o time já antecipa as necessidades futuras da Santista S.A., dentro do conceito de Indústria 4.0.

No cenário projetado, sensores instalados nas máquinas (IIot) enviarão dados para a nuvem e essas informações servirão de apoio para a tomada de decisão, aprimorando o processo fabril, com melhor aproveitamento de recursos e menor tempo de parada (fruto das manutenções preditivas).

Da mesma forma, por influência da transformação digital, as áreas de negócios também terão seus fluxos otimizados. Com o futuro chegando cada vez mais rápido, a equipe de TI da Santista S.A. vai se antecipando e proporcionando as condições ideais para a alavancagem da empresa.

A rede SD-WAN é um dos passos que compõem essa evolução da infraestrutura tão necessária para garantir a disponibilidade da rede para novos projetos.

A solução oferecida pela Vexia adota uma arquitetura computacional que agrega software e hardware para virtualizar as conexões WAN e um único ambiente, conectando unidades de negócios com segurança e facilitando a gestão dos links.


# Diferenciais da Vexia no projeto

1. Flexibilidade: por questões técnicas, uma planta específica da Santista S.A. precisou manter o link MPLS em funcionamento. Mesmo assim, foi formulada uma composição com a SD-WAN para garantir que essa unidade de negócio contasse com os mesmos benefícios de desempenho e redução de custo.

Para Ricardo Castro, VP de Information Technology Operations (ITO) da Vexia, entender as especificidades do cliente para ofertar um projeto customizado é a base do trabalho da Vexia e contextualizar a tecnologia na realidade do cliente é o que faz toda a diferença na entrega.

2. Segurança: devido à tecnologia atualizada, com a SD-WAN é possível detectar ameaças cibernéticas antes mesmo que elas se concretizem na rede corporativa. Soluções de firewall e criptografia avançada ajudam a mitigar as vulnerabilidades, permitindo que o gestor possa analisar o comportamento dos usuários e rastrear comportamentos sensíveis para orientação.

Para a Vexia, manter a integridade das aplicações, a segurança dos dados trafegados e a disponibilidade da rede é ponto crítico nesse tipo de projeto. Castro comenta que a solução de SD-WAN aplicada na Santista S.A. traz uma segurança maior para o fluxo de comunicação e ampara especialmente os pontos sensíveis como ataques via phishing nos e-mails dos colaboradores, por exemplo.

3. Melhoria contínua: se dentro da Santista S.A. a exigência é alta em relação aos resultados dos times, com os parceiros não é diferente. Para acompanhamento do projeto são realizadas reuniões de feedback periódicas, nas quais são ajustados os detalhes para melhor desempenho, criados novos indicadores e discutidos os próximos desafios.

Quando novas oportunidades de melhorias são identificadas, a Vexia se compromete com os ajustes necessários envolvendo especialistas altamente qualificados, de forma que o projeto mantenha um ritmo de evolução beneficiando o negócio do cliente.


# Objetivos do projeto
O grande objetivo da migração da rede comum para a SD-WAN era conquistar melhor performance com menor custo. Para o gerente de TI e Telecom da Santista S.A., “a ideia é sempre buscar alternativas modernas que façam sentido para a empresa e agreguem valor para os processos de negócio. Aqui a TI não para nunca!”.

Silva identificou que no curto e médio prazos a redução de custo seria substancial e que a questão da segurança seria um benefício relevante. E no longo prazo a adoção da tecnologia proporcionaria terreno fértil para novos projetos da empresa.


# Resultados alcançados
A implantação da SD-WAN não demandou investimentos extras em infraestrutura de TI, pois para essa aplicação não é necessária a instalação de novos servidores, aproveitando o legado das redes WAN tradicionais.

A empresa agora monitora todo o tráfego de rede de forma unificada, com menor tempo de resposta aos incidentes, e garantindo alta performance em todas as conexões das unidades de negócio.

O time alcançou economia de 20% e, a partir dessa implantação, novos projetos poderão ser viabilizados e a Santista S.A. irá usufruir ainda mais da SD-WAN.

Descubra 7 vantagens da SD-WAN para sua empresa, clicando aqui!

 

*Um caso de sucesso dentro do outro!
Como você leu acima, o projeto da SD-WAN veio após o sucesso da parceria entre as empresas. Veja um breve resumo dos primeiros projetos conjuntos a seguir.

Em 2015, a Santista S.A. já se movimentava no sentido de realizar investimentos para se tornar mais competitiva no mercado. Era preciso revitalizar sua infraestrutura que estava defasada e que gerava um altíssimo custo de manutenção, prejudicando a rentabilidade da fábrica.

E mais do que isso: em seu código de conduta, a Santista S.A. afirma que “é parte da política empresarial da empresa promover o desenvolvimento de seus profissionais, valorizar e reconhecer as pessoas com base nos resultados alcançados e assegurar que o trabalho nas empresas seja um espaço de criação e realização”. Então, como gerar esse engajamento alocando pessoas em funções desconectadas do core business da empresa?

Assim, já impactada pela transformação digital, a Santista S.A. decidiu terceirizar operações que não estavam ligadas ao seu core, delegando essas funções para parceiros especialistas que fossem capazes de garantir excelência na prestação dos serviços.

Seguindo esse raciocínio, a parceria com a Vexia veio somar à história quase centenária da Santista com a terceirização de 80% da infraestrutura de TI e Telecom, além de contar também com o BPO financeiro e de controladoria.

Como você pôde ver, aos 90 anos de idade, a Santista S.A. está em plena transformação digital, acelerando seus resultados e projetando o futuro exponencial!


SOBRE A SANTISTA
A Santista, marca de origem brasileira criada em 1929, é uma das principais produtoras do autêntico denim no país. Com um posicionamento que se estende do mercado nacional ao internacional, atua em duas Unidades de Negócio: Jeanswear, dedicada à produção de tecidos inovadores para a confecção de jeans, e Workwear, voltada para a produção de tecidos especiais para roupas profissionais.

A Santista traz em seu DNA inovação, sustentabilidade e tradição em coleções atualizadas com as tendências globais. www.santistasa.com.br


SOBRE A VEXIA
Fundada em 1999, foi a primeira companhia de Shared Services (CSC – Centro de Serviços Compartilhados) do Brasil. Formada por mais de 500 profissionais altamente qualificados, detém a expertise necessária para prover soluções de suporte aos negócios com excelência e geração de valor de forma sustentável.

Consulte um especialista Vexia.


Envie sua mensagem que um especialista Vexia retornará o contato. Obrigado pelo interesse!

Buscar