08.08.2018
Como uma consultoria em telecomunicações deveria funcionar?

O setor de telecomunicações está passando por uma revolução. Isso traz alguns desafios às organizações que precisam de redes rápidas, seguras e confiáveis, ao mesmo tempo em que buscam se destacar de outras empresas que também apostam em telecom para otimizar seus processos e setores.

É nesse contexto que a consultoria em telecomunicações se qualifica como um serviço de extrema relevância. O foco da consultoria é sugerir soluções e ações com base em um diagnóstico das necessidades e dos desafios do contratante, de forma que ele consiga oferecer produtos ou serviços com mais qualidade para os seus clientes.

Mas o que, de fato, uma consultoria deve oferecer para cumprir esse propósito? É o que você verá nos tópicos a seguir. Confira!

A importância da consultoria em telecomunicações

Segundo um estudo da KPMG, um dos maiores objetivos das empresas que investem em tecnologia disruptiva é melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços. Dos gestores entrevistados durante a pesquisa, cerca de 38% declararam que esse aspecto é o mais importante.

Mas qual é a ligação desse dado com a consultoria de telecomunicações? É que o serviço ajuda a identificar quais soluções integradas — de voz, vídeo e dados — podem ajudar as empresas a aprimorarem os processos, melhorarem a produtividade e reduzirem os custos, por exemplo.

Ou seja: a consultoria mostra como é possível melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos e alcançar melhores resultados por meio do outsourcing.

Os principais benefícios de uma consultoria

Agora que você já sabe que uma consultoria em telecomunicações pode colaborar para o crescimento das empresas, conheça alguns dos principais benefícios que ela pode gerar para o seu negócio!

Redução de custos

Uma das principais tarefas da consultoria em telecomunicações é reduzir os custos de TI sem diminuir o nível do serviço. A ação não é simples, mas, ao optar pela contratação de um prestador de serviços na área, é possível diminuir consideravelmente alguns tipos de gastos.

Imagine, por exemplo, ter que admitir toda uma equipe própria para realizar o trabalho. Os custos com o capital humano seriam significativos, visto que, além da folha de pagamento, seria necessário adquirir todo o aparato que para que esse time pudesse trabalhar.

Com um apoio externo especializado você não só economiza dinheiro, mas também tempo. Afinal, uma empresa que tem expertise nas áreas ligadas ao seu core business pode colaborar com ferramentas mais eficientes e realizar a automação de processos.

Mitigação de riscos

As falhas operacionais podem abalar não só a confiança do mercado nas transações realizadas pela sua empresa, mas também gerar insegurança, o que traz consequências negativas para o negócio. Uma boa consultoria precisa ter como meta um plano de mitigação de riscos estratégicos.

Imagine, por exemplo, que uma falha ocorra em alguma fase do processo de repasse de dados entre uma área e outra. A ação da consultoria é justamente identificar essas falhas e corrigi-las, fazendo com que a operação continue no rumo certo e o desempenho da organização não seja comprometido.

As fraudes também serão minimizadas. Isso porque a consultoria dará acesso às informações e aos recursos de forma delimitada para cada área e garantirá a segurança de logins de acesso, evitando, dessa forma, que usuários infrinjam os códigos de conduta da empresa quanto ao acesso de dados.

Resumidamente, ela será responsável por identificar, analisar, solucionar e acompanhar os riscos, buscando sempre os planos de ação mais adequados à realidade organizacional em questão.

Plano de Continuidade dos Negócios

Toda empresa, independentemente do seu porte, está sujeita a sofrer com situações adversas no seu cotidiano. Fatores como fraudes financeiras, pane no sistema, entre outros, podem acontecer a qualquer momento. Embora não seja comum, é preciso garantir que a organização estará preparada para enfrentar problemas dessa natureza.

A consultoria em telecomunicações é encarregada, justamente, de estabelecer o Plano de Continuidade dos Negócios. O documento reúne estratégias que garantem o funcionamento das atividades corporativas, mesmo em meio aos problemas citados, até que a situação seja regularizada.

Por exemplo, se há uma queda na conexão da internet que comprometa a segurança dos dados da empresa, a consultoria reduzirá o tempo de queda, bem como os problemas advindos dessa interrupção.

Para isso, ela trabalhará preventivamente com uma especificação e seleção de soluções que ajudem a recuperar possíveis falhas em TI, mantendo a integridade e reputação da companhia. Assim, ela terá o poder de antecipar momentos que levam a essas falhas, tendo em mãos um plano contingencial.

Aumento da produtividade

Os sistemas de informação da empresa precisam funcionar em perfeito estado para que os processos não sejam prejudicados. Logo, a TI desempenha o papel fundamental de garantir que todas as ferramentas operem de modo que ofereçam todo o seu potencial.

No entanto, apesar de ter sua atuação muitas vezes relacionada apenas a correções e reparos, a TI não se restringe a isso. Nesse contexto, a contratação de uma consultoria também é benéfica, pois ela garante que tudo funcione adequadamente, permitindo que o setor de TI da empresa contratante tenha uma atuação mais estratégica. Ou seja, o outsourcing libera a equipe para que ela se dedique ao core businessda organização.

Consequentemente, o serviço prestado é otimizado e as manutenções são realizadas com mais eficácia, o que resulta no aumento da produtividade da equipe. Quando todas as ferramentas funcionam de maneira sincronizada, visto que uma infraestrutura robusta é oferecida pela consultoria, há um claro aumento no desempenho dos times.

A disponibilidade e a performance dos sistemas são determinantes para a produtividade, características garantidas com a contratação de um serviço de telecom. Como vimos, ela não só aperfeiçoa os sistemas, como também traz redução de custos, algo muito importante na realidade atual.

Para contratar uma consultoria é importante levar em consideração alguns ponto. Entre eles estão a experiência que ela tem no ramo, o grau de inovação das soluções oferecidas e também a eficácia das estratégias aplicadas a outros negócios.

E então, depois de ler este artigo concluiu que a sua empresa precisa de uma consultoria em telecomunicações? Entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos nessa modalidade!