Com a crescente dependência da tecnologia e da comunicação digital, as empresas optam por ceder aos funcionários dispositivos móveis a fim de facilitar a comunicação, participação e interação dos profissionais com clientes, colegas de equipe, gestores, fornecedores e stakeholders em geral.
Com esse contexto posto, empresas podem ter dezenas e até centenas de dispositivos alocados com funcionários. Como manter então esses aparelhos sob gestão?
Mobile Device Management – MDM
Um serviço de MDM possibilita essa gestão e facilita, portanto, a administração dos dispositivos móveis usados por seus funcionários.
Esse controle é essencial para garantir a segurança das informações corporativas assim como o gerenciamento centralizado, mesmo nas empresas que adotam o sistema “Bring your own device” em que o profissional usa seu dispositivo pessoal para atividades do trabalho.
Com a tecnologia MDM, organizações controlam remotamente os dispositivos de acordo com suas configurações de rede, políticas de segurança, restrições de aplicativos e backups.
Benefícios do Mobile Device Management
De forma geral, os benefícios alcançados através da gestão de dispositivos móveis conferem mais credibilidade para a governança da empresa possibilitando a mitigação de riscos bem como a economia de recursos. Confira abaixo outros benefícios da tecnologia:
- Gestão assegurada das políticas de governança corporativa em uso pelas organizações.
- Ganho de efetividade produtiva através dos controles sobre aplicativos, arquivos e atualizações de software.
- Controle efetivo sobre a rotina profissional, por intermédio da permissão ou restrição de dias e horários para a utilização de determinados aplicativos.
- Distribuição e atualização remota e massiva de aplicativos.
- Segurança dos dados e conformidade com a legislação vigente.
- Gestão centralizada sobre a ativação ou bloqueio de aplicativos.
- Envio e recebimento de arquivos, sites e números autorizados.
- Comunicação ágil e eficaz com o envio de notificações e arquivos de forma remota e massiva.
- Gestão completa e especializada sobre os principais consoles disponíveis no mercado.
As atividades contempladas pelo MDM referem-se em suma a dois pilares importantes: governança corporativa e gerenciamento combinado.
Confira abaixo como exatamente um serviço de MDM atua:
Governança corporativa
- Prevenção e segurança dos dados corporativos.
- Gestão dos processos corporativos.
- Aplicação de políticas “Bring your own device”.
- Mitigação de riscos.
Gerenciamento Combinado
- Distribuição, instalação e atualização remota dos aplicativos.
- Gestão dos aplicativos e das ferramentas colaborativas em uso.
- Controle do ciclo de vida dos equipamentos, sistemas operacionais e vulnerabilidades existentes.
- Visualização da geolocalização e do sinal de bateria em tempo real, se for preciso.
- Controle de dias e horários para uso do dispositivo.
- Gestão de usuários, operadores e dispositivos em uso.
A Vexia busca, por meio de soluções em inovação e tecnologia, possibilitar o protagonismo de seus clientes.
Consultoria, soluções em tecnologia e telecomunicações, processos administrativos e governança são os pilares de atuação da Vexia.
O serviço de Mobile Device Management faz parte do escopo de atuação da Vexia, proporcionando assim segurança, conformidade e eficiência aos clientes.
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