O que essa inadequação vai fazer com as empresas?

Incongruência no mercado ou despreparo das empresas brasileiras em relação à Transformação Digital?

85% das organizações vão operar na nuvem até 2025, de acordo com a empresa Gartner de consultoria. 

A Meticulous Research, empresa de pesquisa de mercado, espera, de acordo com mapeamento do cenário, que o mercado de Automação Robótica de Processos (RPA) fature mais de 45 bilhões de dólares até 2029.

E contabiliza um crescimento de quase 20% nos próximos 6 anos para a tecnologia. 

Para a Market Research Report, o mercado de transformação digital vai movimentar 2,3 trilhões de dólares até 2032. 621 bilhões só em 2023. 

Entretanto, temos números brasileiros que não apontam um cenário voltado para essas transformações. 

Segundo uma pesquisa recente da McKinsey sobre o nível de maturidade digital das empresas brasileiras, apenas 13% executam bem uma mentalidade baseada em dados.

Uma porcentagem preocupante de 8% identifica, recruta e retêm talentos capacitados para o modelo de negócio digital e 2% fomenta a cultura de experimentação e inovação. 

Transformação digital na prática 

Vemos uma grande incompatibilidade de ideias ao compararmos as previsões do mercado, carregadas de inovação, e o comportamento das empresas brasileiras em relação as suas jornadas de transformação digital, carentes em investimentos digitais. 

Investir em inovação, automação e nuvem não é apenas seguir um padrão de comportamento ditado por análises da conjuntura global. É garantir competitividade, valor agregado ao seu stakeholder e sustentabilidade de atuação para a empresa.

À primeira vista, o receio de aplicar recursos (financeiros, tecnológicos e humanos) em inovação pode até poupar gastos nos próximos dois anos da empresa, mas vai custar toda sua atividade dentro de 5 anos a 10 anos. 

Como começar ou acelerar minha Transformação Digital?

Apesar das muitas nuances, quando a inovação começa a fazer parte da cultura e do planejamento da empresa, o caminho não é tão tortuoso quanto parece. 

Começar com uma análise e diagnóstico da maturidade digital é o primeiro passo, portanto, para a adequação.

Através de uma consultoria em Transformação Digital, as condições atuais da empresa, diante do cenário de transformação digital, são analisadas junto às necessidades da organização bem como possíveis oportunidades e soluções.

A consultoria presta um serviço de assessoria e assistência prática. Assim, os conceitos técnicos diversos são abordados. Ao enxergar uma lacuna, existe um problema a ser solucionado que precisa de direcionamento e consequente resolução. 

Consultoria em Transformação Digital na Vexia 

Em suma, a consultoria está diretamente relacionada às necessidades do cliente. O que determina o processo são os objetivos a serem alcançados e o cenário atual da empresa.  

A Vexia possui expertise consultiva e consegue não apenas identificar as reais necessidades de cada operação através do diagnóstico, mas propor soluções de mercado.

Saiba como elevar os negócios ao próximo nível na escala da Transformação Digital atual com a jornada de design de infraestrutura. 

Fale com um de nossos especialistas e descubra como a Vexia pode ajudar a sua empresa nesta empreitada.