Economia e valor agregado andam juntos

A busca constante por otimização e resultado indica um caminho claro para o investimento em tecnologias que diminuem processos operacionais e aumentam a disponibilidade de recursos financeiros e humanos para decisões mais estratégicas. 

Por meio da digitalização ganha-se, primeiramente, escala e valor agregado ao cliente. 

Neste cenário, o aumento expressivo de robôs dentro das operações industriais é exponencial. 

A previsão é de que até 2030 o mercado de robôs cresça até 10 vezes, faturando 260 bilhões de dólares, de acordo com o estudo Robotics Outlook 2030, da Boston Consulting Group.  

Robotic Process Automation RPA

Os robôs em forma de software executam tarefas antes feitas pelo capital humano. 

A tecnologia simula e executa processos baseados em regras pré estabelecidas. 

Na automação por robôs, são produzidos bots que recriam ações humanas de forma digital, interagindo com sistemas diversos de forma ininterrupta, precisa e acelerada. 

Segundo Luis Ortiz, Head of Innovation Development Consulting da Vexia: 

O uso de RPA libera tempo “nobre” das pessoas em relação às atividades repetitivas, melhorando a qualidade e confiabilidade de diversos processos.

Mas entendo que o mais importante realmente é liberar tempo das pessoas para que elas possam de fato pensar no negócio, analisar dados, fazer a melhoria contínua, repensar formas de fazer as atividades”

Benefícios do RPA

1.Otimização de tempo. 

2.Otimização de recursos financeiros. 

3.Alocação estratégica dos profissionais. 

4.Aumento da eficiência em tarefas repetitivas. 

5.Coleta de dados. 

Empresas que buscam esse investimento tecnológico e a construção de uma jornada sustentável de automação devem garantir, antes de tudo, uma estratégia clara e executável. 

As automações em RPAs exigem, no mínimo duas etapas de construção: 

1.Diagnóstico 

É indispensável trabalhar, portanto, com uma consultoria que possa estudar e entender a empresa, seu momento de atuação, o cenário de seu segmento e a melhor estratégia para implementação de um ou mais RPAs. 

2.Cultura 

O avanço da automação gera, portanto, oportunidades em potencial para desenvolvimento profissional da equipe. E isso deve ser explorado na hora de capacitá-los. 

 A promoção de uma mudança na cultura da empresa faz com que o ecossistema tire o melhor da automação como um todo, garantindo assim melhores resultados. 

A Vexia tem mais de 80 RPAs em atuação desenvolvidos para clientes ou para uso interno. 

São mais de mil horas economizadas em cada cliente. 

Entre em contato e saiba como a nossa consultoria em Transformação Digital e o nosso desenvolvimento de RPAs, podem impulsionar a sua empresa.