Quais investimentos fazer visando um futuro próximo

Chegamos ao final do primeiro semestre do ano de 2022 e para empresas de todos os setores é hora de avaliar o panorama. É imprescindível refletir sobre tudo o que foi feito dentro do planejamento da organização, mas também entender quais são os cenários previstos para a segunda metade do ano, de acordo com o fluxo externo.  

Objetivos anuais foram estabelecidos e precisam ser revisitados para o melhor desempenho da empresa e uma entrega de resultados alinhada às necessidades atuais do mercado.  

Vivemos tempos de muita incerteza, vulnerabilidade e transformações. Todas essas características corroboram para uma conjuntura não linear de ansiedade para o mundo corporativo.  

Mais do que nunca é preciso estar atento aos novos comportamentos e urgências do público consumidor, para cumprir com o planejamento de resultados proposto no começo do ano, ou reproposto agora.  

Tendo esse contexto em vista, vamos conferir algumas tendências do quadro empresarial, mapeadas para os próximos seis meses? 

1. ESG  

É exponencial o crescimento da abordagem, em agendas corporativas, das questões ESG. Com origem em 2005, o termo ganha corpo no mercado dos negócios agora. Empresas de todos os segmentos passam a entender que os compromissos ambientais, sociais e de governança também refletem sua imagem perante investidores, colaboradores, parceiros e público consumidor.  

Cada vez mais, empresas assimilam que também são agentes de mudança pela forma como conservam e recuperam o ecossistema, responsabilizam-se pela inclusão e retorno positivo à sociedade e se policiam pelo impacto que sua forma de gestão pode causar.  

Propaga-se também, no mercado financeiro, os fundos ESG, com produtos mais sustentáveis e investimentos quantitativos. Ignorar as questões ESG dentro de uma organização agora é retroceder muitos passos na briga pela competitividade no mercado.  

Para entender melhor o assunto e como ele pode ser abordado com ações práticas dentro da sua organização, confira a nossa matéria sobre ESG no cenário atual.  

2. Consultoria  

Só no ano de 2021, o mercado de consultoria cresceu 14% no cenário brasileiro. Em 2019, segundo dados da Source Global Research, foram 160 bilhões de dólares gerados pelo setor no mundo todo.  

A tendência só ganha mais força no segundo semestre de 2022.  

De acordo com o Global Entrepreneuship Monitor (GEM), em 2021, o Brasil foi o país com a maior taxa de empreendedorismo entre todas as economias com mais de 50 milhões de habitantes. Entretanto, o resultado financeiro não condiz com o comportamento, o que proporciona grandes oportunidades para a atuação de consultorias nesses empreendimentos.  

Questões como a expansão digital, suas consequentes transformações e o aumento do consumo personalizado por parte do público também levam mais empresas a contratarem serviços de consultoria para entenderem as novas predisposições do cenário.  

Entenda mais sobre o mercado de consultoria e o que é oferecido por esse serviço em nossa matéria.  

3. GRC  

A ascensão do compromisso com as questões ESG no mercado, automaticamente trouxe maior visibilidade para a área de GRC (governança, risco e compliance). Muito se discute como as empresas podem assumir uma postura mais transparente e 100% ética perante sua gestão. Como se esse fator não bastasse para fazer com que GRC se tornasse um investimento, o número de ataques cibernéticos cresce diariamente no país, preocupando empresas de todos os portes.  

De acordo com uma pesquisa da PWC Digital Trust Insights, 83% das organizações estão no processo de aumentar o investimento em segurança da informação no ano de 2022.  

Para prevenir falhas de rede, vazamento de dados, ataques malwares e ransomwares, a segurança da informação e gestão de risco são um dos assuntos mais abordados e procurados pelo mercado corporativo.  

Saiba como se prevenir aqui.  

4. Tecnologia 5G e IoT  

Há dois anos, empresas se colocavam à frente do mercado ao falar de transformação digital e implementação de tecnologias. Hoje, se reinventar digitalmente é uma necessidade urgente e quase uma corrida global por inovações.  

Precisamos entender que quanto mais rápido surgem produtos e serviços, mais rápido as necessidades dos consumidores também evoluem.  

Diante disso, a tecnologia 5G que chega ao Brasil no segundo semestre de 2022 e a Internet das Coisas (IoT), têm se mostrado grandes promessas tecnológicas para auxiliar empresas a desenvolverem suas soluções de forma mais eficiente e personalizada.  

Organizações que buscam resultados acima da média no próximo semestre já deveriam estar incorporando ambas as tecnologias em seus processos.  

5. Automatização  

Na mesma linha do último tópico, a tecnologia de automatização tem ganhado amplo espaço no mercado corporativo para auxiliar processos antes realizados inteiramente por pessoas.  

O uso de RPAs e Inteligência Artificial tem sido cada vez mais explorado para diferentes projetos, como processos admissionais, análises de dados, interpretação de riscos, integração de sistemas e até gerenciamento de eventos.  

Essa tendência é uma das mais presentes nas pautas das lideranças pelo potencial em redução de custos, aumento de eficiência e destaque em inovação.  

As tendências reunidas mostram o quanto a adaptação e a busca pela inovação são fatores elementares na jornada de destaque de uma empresa. Não é simples estar à frente da concorrência e demonstrar valor competitivo o tempo todo. Para te auxiliar nesse processo, conte com a Vexia para se desenvolver nas tendências do próximo semestre.  

Outras novidades


Gestão de negócios, Modelo de Trabalho

Saiba mais

Como alavancar o seu crescimento com o corebusiness?

Como identificar e o que fazer com o Core Business da sua empresa?

Gestão de negócios, Modelo de Trabalho

Saiba mais

Gestão de documentos em 7 passos

Saiba quais as etapas importantes na hora de otimizar os documentos de sua empresa

Customer Centricity, Gestão de negócios

Saiba mais

Você ainda peca na relação com os seus Stakeholders?

Parcerias estratégicas levam as organizações adiante 

Governança Corporativa, Governança Risco e Compliance

Saiba mais

GRC e os 4 pilares da Governança Corporativa

GRC e os 4 pilares de Governança que não saem da pauta de prioridades dos executivos

Governança Risco e Compliance, Jurídico

Saiba mais

A Nova Regulamentação da Lei Anticorrupção

O novo decreto que regulariza o programa de integridade

Gestão de negócios, Governança Corporativa, Transformação Digital

Saiba mais

5 Tendências do Mundo dos Negócios para os segundo semestre 2022

Quais investimentos fazer visando um futuro próximo

Tecnologia e Inovação, Transformação Digital

Saiba mais

As Urgentes Soluções Digitais que o Mercado Precisa

Como adequar a empresa ao universo extremamente digital do mundo dos negócios?

Gestão de negócios, Governança Corporativa, Transformação Digital

Saiba mais

5 Tendências do Mundo dos Negócios para os segundo semestre 2022

Quais investimentos fazer visando um futuro próximo

Tecnologia e Inovação, Transformação Digital

Saiba mais

O Futuro da Tecnologia 5G

Entenda o que é e porque é uma promessa tão grande