Entenda o que é e porque é uma promessa tão grande

Há três anos, em abril de 2019, a primeira conexão 5G foi ativada na Coreia do Sul. As operadoras SK Telecom, KR e LG UPlus chegaram na frente na corrida mundial pela liberação da quinta geração da conexão móvel e lançaram a tecnologia antes de outras empresas globais que também estavam na disputa pela inovação. 

O que é a Tecnologia 5G? 

Sucessor planejado da conexão 4G, o 5G é a evolução para as conexões de redes móveis e banda larga. Elucidando o termo, o que chamamos de 5G são redes móveis com áreas de serviços dividida em partes, chamadas de célula. A conexão de um dispositivo móvel à internet e rede telefônica acontece através de ondas de rádio entre o aparelho (transmissores) e antenas (receptores) localizadas em uma dessas áreas (células). 

Na conexão 5G, o aumento da largura de banda é expressivo, isso significa que a quantidade de dados que podem trafegar através da conexão em um período de tempo aumenta consideravelmente. A velocidade da conexão também é um dos pontos de mudança da evolução, indicando o uso de ondas de frequência mais alta.  

5G e a IoT 

O grande burburinho relacionado à pulverização da tecnologia 5G consiste na tendência atual do mercado de automatização, transformação digital e análise de dados.  

Com uma melhor conexão, mais próximo chegamos da aplicação total da Internet das Coisas, possibilitando interconexão entre mais equipamentos e dispositivos, permitindo uma cadeia de conexões automatizadas, garantindo grandes transformações nas áreas industriais e corporativas.  

A aplicação do 5G, mesmo tendo aparecido há três anos, ainda não se aproximou de seu completo potencial, falamos aqui de uma completa mudança na interação entre o mundo digital e o real, que se dará por um fluxo contínuo de conexões aliado à segurança e flexibilidade. 

Os cenários impactados pelo uso da tecnologia 5G são infinitos, passando do sistema de automatização de casas, com lâmpadas, eletrodomésticos, portas e ambientes completamente automatizados, até chegar ao metaverso, conceito que passamos a ouvir com frequência no último ano.  

A exigência de conexão para um projeto como o metaverso é muito maior do que imaginamos. Tendo como base a ideia do metaverso que conhecemos até agora, sem considerar as possibilidades futuras, sabemos que o nível de interatividade, dados e informações transacionados será expressivo. Portanto, a mobilidade, a velocidade e a banda larga precisam cumprir esse papel. Com o 5G as pessoas poderão se conectar à plataforma de qualquer lugar sem preocupações com a qualidade da conexão, o que não acontece com a conexão 4G.  

5G no Brasil  

Diferentes países do globo encontram-se em distintos estágios da aplicação da tecnologia.  

É importante entender também que o 5G pode ser identificado de formas diferentes. Existe a tecnologia avançada, chamada “standalone” e a tecnologia 5G que oferece mais velocidade, mas permanece com a estrutura do 4G, chamamos ela de DSS.  

Países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Hong Kong, Kuawit e Arábia Saudita, com a maior velocidade de 5G no mundo são os cinco países que mais utilizam da plataforma e a têm de forma pulverizada.  

No Brasil, a tecnologia ainda não é uma realidade estabilizada. De acordo com a consultoria IDC Brasil, apenas 22% dos consumidores brasileiros demonstram interesse em mudar para um plano com 5G nos próximos 12 meses. E isso pode ser explicado pelo aumento do preço do plano e pela necessidade de um aparelho compatível com a conexão. 

Em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Uberlândia já temos a conexão 5G rodando, mas apenas no formato DSS, com a infraestrutura antiga. O 5G “puro”, chamado standalone está previsto para chegar apenas em setembro no país, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

A demora na chegada da tecnologia se dá devido à falta de equipamentos específicos para fazer a limpeza da faixa que será usada pela nova conexão, que também é a mesma usada para o sinal de TV. 

Mesmo faltando alguns meses, muitas organizações já especulam as transformações que a tecnologia vai causar no mercado brasileiro.  

Se prepare para tempos de inovação e crescimento constantes.  

Conte com a Vexia para trazer tecnologias inovadoras para o mercado e abrir caminhos para que você possa protagonizar o seu propósito. Fale com um de nossos especialistas e saiba como estar preparado para as transformações