O que são RPAs e por que eles aumentam o seu lucro?

Faz parte da rotina de uma empresa a busca constante pela otimização, melhora de processos, redução de custos e aumento do valor agregado entregue aos stakeholders através de serviços e produtos.  

Cada vez mais, organizações buscam alternativas que viabilizem alcançar essas metas de aumento da produtividade e redução de recursos investidos, sem alterar negativamente os resultados.  

Com a transformação digital, muitos recursos foram apresentados como alternativas para otimização de processos. Se coloca à frente da concorrência, as organizações que estudam, exploram e implementam novas tecnologias digitais para ajudá-las no processo de melhoria.  

Com a Internet das Coisas revoluções no mercado foram facilitadas, trazendo benefícios como flexibilidade, mobilização, automação, segurança e análise de dados à realidade das empresas.  

Neste cenário, surge também o aumento expressivo de robôs dentro das operações industriais. A previsão é de que até 2030 o mercado de robôs cresça até 10 vezes, faturando 260 bilhões de dólares, de acordo com o estudo Robotics Outlook 2030, da Boston Consulting Group, empresa americana de consultoria estratégica.  

A utilização de robôs para otimizações de processos chama-se RPA – Robotic Process Automation. 

 Como funcionam os RPAs? 

Os robôs em forma de software executam tarefas antes feitas pelo capital humano. A tecnologia pode simular e executar processos baseados em regras.  

Na automação por robôs, são produzidos bots que recriam ações humanas de forma digital. Esses robôs conseguem interagir com sistemas diversos de forma ininterrupta, precisa e acelerada. Otimizando tempo, recurso financeiros e capital humano. Agregando, assim, mais qualidades às atividades e menos investimento de recurso a longo prazo.  

André Cordeiro de Lima, Executivo de Transformação Digital da Vexia, afirma:

“Vejo a implementação de RPA’s como um dos primeiros passos na Jornada de Transformação Digital das empresas, todo negócio possui atividades repetitivas de baixo valor agregado que podem ser automatizadas, e a implementação de RPA’s para essas automatizações além de trazer um impacto positivo na produtividade do time, redução de custos operacionais, redução de riscos, entre outros benefícios, causa grande impacto no mindset da equipe que começa a buscar na tecnologia a solução para suas principais dores.”

Lembrando que o investimento a curto e médio prazo pode ser maior do que o existente, por conta dos investimentos em pesquisa e tecnologia para implementar um robô, portanto a análise de retorno deve ser feita considerando o longo prazo.  

É importante ressaltar também que como afirma a Indústria 5.0, o aumento do uso de robôs não visa a substituição do capital humano. Pessoas controlam robôs e tomam as importantes decisões. É preciso investir no equilíbrio e atuação conjunta de pessoas e tecnologia.  

De acordo com Luiz Ortiz, Head of Innovation Development Consulting da Vexia,

O uso de RPA potencialmente libera tempo “nobre” das pessoas em relação à atividades repetitivas, melhorando a qualidade e confiabilidade de diversos processos.Mas entendo que o mais importante realmente é liberar tempo das pessoas para que elas possam de fato pensar no negócio. Analisar dados, fazer a melhoria contínua, repensar formas de fazer as atividades.Muitas vezes os robôs são vistos como ameaças aos empregos das pessoas, mas os enxergo como os maiores aliados que as pessoas têm para tornarem seu trabalho mais efetivo.”

Benefícios do RPA  

A utilização dos RPAs garante mais eficiência, menos riscos de erro e mais segurança de informação para os processos já existentes.  

Segundo a pesquisa Automation with Intelligence da Deloitte, a expectativa com a implementação de RPAs é de 27% mais capacidade da força de trabalho, 22% de redução dos custos operacionais e até 11% do aumento de receita. 

Os softwares auxiliam na troca de informações entre sistemas sem que seja necessário a construção de uma interface entre eles. 

Confira mais alguns benefícios da utilização de RPAs abaixo: 

  • Aumento da eficiência em tarefas repetitivas. 
  • Navegação em sistemas web. 
  • Priorização por parte da equipe humana em tarefas de alta importância e tomadas de decisão, uma vez que os robôs podem contemplar tarefas que despendem mais tempo.  
  • Coleta de dados. 
  • Análise de dados. 
  • Extração de informações de outros sistemas, abastecendo o sistema interno. 
  • Integração entre sistemas sem necessidade de desenvolvimento ou customização 
  • Envio e recebimento de e-mails de forma automática. 
  • Gerenciamento de eventos. 
  • Captura de documentos e transformação em dados estruturados. 

Um exemplo eficiente da utilização de RPAs em processos empresariais é o HR 360 Admission uma tecnologia Vexia que permite que as organizações possam automatizar e digitalizar todo o processo de contratação de novos profissionais. 

Um outro excelente exemplo é a utilização de RPAs em tarefas financeiras da organização. Hoje, a prática de finanças da Vexia conta com mais de 20 RPAs que exercem atividades cmo retirada de extratos, emissão de boletos e envio de e-mails de cobrança, emissão de guias como DAMSP, input de taxas cambiais, consultas ao Serasa e conciliação com o SAP. 

Não perca tempo, faça uma avaliação para ver como o RPA pode ser implementado em seu negócio.  

Esteja à frente do mercado. Conte com a Vexia para trazer tecnologias inovadoras para os seus processos e abrir caminhos para que a sua empresa possa protagonizar o seu propósito. 

Fale com um de nossos especialistas e saiba como estar à frente das transformações.