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Você ainda peca na relação com os seus Stakeholders?

Você ainda peca na relação com os seus Stakeholders?

Customer Centricity, Gestão de negócios
24/03/2022

Em um mundo conectado como o que vivemos hoje é de se esperar que o entrelaço de ideias, marcas e objetivos faça sentido para a geração de novos negócios.  

Mais do que um bom – e necessário- planejamento, todo projeto precisa de recursos para entregar resultados significativos. Recursos podem envolver pessoas, dinheiro, tempo, infraestrutura, matéria-prima, tecnologia e processos.  

Uma boa maneira de chegar mais rápido na conquista desses recursos é cultivando parcerias estratégicas. Dedicar-se ao bom relacionamento com os seus stakeholders garante que ambos sejam beneficiados com o melhor que cada um tem a oferecer.   

Mapeando os stakeholders 

Se na dinâmica da sua organização ainda restam dúvidas sobre quem são todos os stakeholders da empresa e qual o nível de relacionamento estabelecido, é fundamental a realização de um mapeamento. Trata-se de uma informação estratégica para a tomada de decisão, uma vez que a decisão possa ser, por exemplo, sobre a não continuidade da relação, com base no custo-benefício. 

É importante levar em conta que stakeholders são pessoas/organizações interessadas e que contribuem para o sucesso da empresa por manterem uma relação de ganha-ganha com ela. Isso inclui profissionais, colaboradores, fornecedores, clientes, investidores e até a imprensa.   

Dessa forma, os stakeholders podem ser listados e classificados de diferentes formas, de acordo com as necessidades e os perfis das partes. Um tipo de classificação é a colocação em hierarquias: primários, secundários ou marginais. 

Outra forma de classificá-los é conforme a atitude do stakeholder para com a organização. Dessa forma, eles podem ser colocados como apoiadores, cujo posicionamento é mais positivo e sujeito a oportunidades, ou resistentes, que não se submetem às mudanças com facilidade e podem até representar uma ameaça na continuidade da relação. 

Assim, além de ajudar a conhecer quem são seus stakeholders, o mapeamento pode ajudar a compreender como funciona o relacionamento com eles e de que forma ele pode ser melhorado. É uma maneira de tirar ainda mais proveito dessa relação, de ambos os lados. 

Como fidelizar os parceiros? 

A Vexia atua com base em seis valores primordiais para a empresa e todos eles se relacionamento diretamente com as parcerias que mantemos. 

Confira!  

Geração de valor para os Stakeholders – Não mantenha uma parceria por conveniência. As relações precisam fazer sentido para sua empresa, assim como precisam fazer sentido para o seu stakeholder. Faça uma análise do que você pode oferecer como organização? O que faz da sua empresa necessária e protagonista no mercado? Entregue isso ao parceiro.  

Integridade – Em qualquer tipo de relacionamento a ética é fundamental. Antes de ser uma troca de benefícios é uma troca de confiança. Seja honesto, transparente e verdadeiro dentro de todas as parcerias da empresa. Além de ganhar cada vez mais a confiança dos stakeholders a boa reputação estabelecida no mercado pode te garantir mais parcerias. 

Excelência – Um dos dois vieses da ambidestria organizacional é a constante busca pela excelência. Otimizar e aperfeiçoar os processos de uma organização fideliza qualquer relacionamento. O mercado responde à excelência.    

Pessoas – O cerne de qualquer empresa, negociação e relação. Valorize as pessoas envolvidas, gaste tempo com elas, entenda quais são as necessidades latentes e o que elas buscam. Customize suas entregas e valorize o capital humano.  

Cliente – Priorize os seus clientes. Eles são os maiores parceiros que uma empresa pode ter. Desenvolva as soluções da sua empresa com base no que os clientes precisam, faça pesquisas, análise de dados e ações com foco em descobrir as dores do seu cliente e de possíveis novos clientes, surpreenda o mercado com soluções assertivas e tratamento customizado.  

Inovação – Inovar não é uma tarefa fácil. Com a transformação digital e os tempos não lineares que vivemos, fica cada vez mais difícil para uma empresa se destacar no mercado e abrir margem competitiva por novos produtos e serviços atuando completamente sozinha. Inovar também acontece quando uma parceria estratégica é estabelecida. Conheça as competências de sua empresa, mas ainda mais as habilidades que faltam nela. Aproveite essas oportunidades para criar boas conexões com o mercado.  

Invista em tecnologia também, ser ágil diante das tendências de mercado te coloca à frente de outras organizações.  

O que evitar no relacionamento com o parceiro estratégico?  

O mau relacionamento com stakeholders pode ser resultado de diversos erros — muitos deles, bem comuns. Em boa parte, as empresas erram por falta de conhecimento das partes interessadas, do próprio mercado e até de si mesmas. 

Evite os seguintes comportamentos: 

Excesso de dependência 

É fundamental que haja um equilíbrio entre as partes de uma parceria e o mesmo poder de negociação e barganha valha para todos os lados. Ao fazer o mapeamento de todos os stakeholders da organização, avalie o equilíbrio existente nesse relacionamento e busque alcança-lo através de KPIs mensuráveis, entregas claras, contato mais frequente para uma boa comunicação e manutenção dos objetivos apresentados no início.  

Ignorar o feedback dos stakeholders.  

Estabeleça um canal de comunicação. Seja com investidores, com profissionais, clientes ou outros parceiros. É importante ouvi-los e considerar os apontamentos. Esse processo só impulsiona o seu crescimento de forma ágil.  

Desconsiderar as necessidades de ambas as partes. 

Muitas vezes aprendemos que a melhor negociação é aquela em que saímos levando vantagem. O que talvez não tenhamos aprendido com tanto afinco é que levar vantagem em cima de uma relação de confiança não é sustentável ou íntegro. Assim que a outra parte entender que poderia receber algo melhor de você, de forma justa, você perde uma parceria, a confiança e oportunidade. Busque ser estratégico nas parcerias instituídas e invista nelas a longo prazo.  

Como agregar valor a seus stakeholders? 

Supracitamos a importância da geração de valor em uma parceria. Como então aplicar esse valor na dinâmica da organização? 

Cada stakeholder tem sua particularidade que precisa ser respeitada, invista em um relacionamento customizado e único. Demonstre profissionalismo, protagonismo e atitude transformadora em suas parcerias.  

Retorne ligações e e-mails o mais rápido possível, dê feedbacks e escute o outro lado, apresente os valores da sua organização em cada comportamento, busque se informar sobre os assuntos em alta no mercado como ESG, Indústria 5.0, Procurement, metaverso, ambidestria e transformação digital e crie repertórios para discutir esses assuntos dentro da organização e com parceiros externos.  

Canalizando atenção para os seus stakeholders é possível melhorar as parcerias existentes, gerar novos negócios, melhorar a cultura organizacional e solidificar a imagem da marca no mercado, promovendo, assim, a sustentabilidade econômica da empresa.  

Gostou de saber como melhorar o relacionamento com os seus stakeholders? Acompanhe a Vexia no mundo digital e confira mais conteúdos sobre as nossas parcerias. Fale conosco para entender o que oferecemos e como nos destacamos no segmento. 

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