A automatização como aposta do mercado

Se você realiza a difícil tarefa de se manter atualizado em relação às novas tendências do mercado corporativo, possivelmente já se deparou com o termo Procurement. Importado da língua inglesa, Procurement na tradução literal significa “compras”, representando, assim, um processo de aquisição adotado pelo mercado.  

Assim como outros processos e ferramentas tecnológicas que foram criadas para otimizar negócios, Procurement também caminha alinhada à transformação digital e se desenvolve de acordo com as necessidades de quem lida com o processo. Hoje vemos a expressão Procurement 5.0 sendo cada vez mais abordada no mercado como forma de automação e otimização de recursos.  

Em 2019, ainda em um cenário pré pandêmico, o Fórum Economico Mundial publicou seu relatório global de competitividade e produtividade indicando um ciclo de quase dez anos de baixa produtividade pela maior parte das economias mundiais, os índices de produtividade caíram ainda mais nos anos de 2020 e 2021, com o advento da pandemia. De acordo com o FEM, essa baixa produtividade se deve, além de outros fatores, pela morosidade das empresas e governos em acompanhar o ritmo da inovação e transformação digital.  

Entender essas novas tecnologias e assimilar a urgência da implementação em processos corporativos não é mais um diferencial, é o básico para se manter competitivo e atuante dentro do mercado.  

Diante desse cenário, o processo de Procurement 5.0 se mostra uma aposta certeira para os que entendem a necessidade de adotar a inovação dentro de suas organizações. 

O que é Procurement?  

Como supracitado o processo de Procurement está relacionado ao setor de compras e suprimentos de uma organização. Seja na forma de gasto direto, com a aquisição de materiais, bens e serviços para alcançar a produção de seu próprio produto. Ou na forma de gasto indireto, com a compra de materiais, bens e serviços para uso interno, por exemplo (serviços de consultoria, material de escritório, software e hardware). 

Existem muitos detalhes e variáveis envolvidas no processo de aquisição de produtos e serviços de terceiros para garantir a produção e atividades de um negócio. E para automatizar e otimizar esse procedimento, garantindo a produção da companhia, a Vexia disponibiliza o Procurement 5.0.  

O processo básico de uma metodologia de procurement envolve a coleta de informações, consultas, comparações de preços, negociações, avaliações, seleções de amostras, decisões, requisições, pedidos, lembretes, aceitação de compras e pagamento. É importante ressaltar o nível de detalhamento e criteriosidade dessas etapas, que ao serem realizadas por meio de automatização, resultam em menos erros para a conta final da organização.  

Na metodologia 5.0, o procurement viabiliza a execução dessas etapas de forma automatizada, com a compra de materiais indiretos através da solução em blockchain, possibilitando o armazenamento, análise e aplicação de dados confiáveis acerca dos fornecedores. Com esse recurso as empresas conseguem tornar as redes de fornecimento mais próximas e inclusive parceiras do processo interno de inovação.  

Contextualizando a tecnologia usada no Procurement 5.0, o blockchain impede a manipulação de um bloco de informações sem afetar os outros blocos que a ele estão atrelados. Após uma informação ser registrada em blockchain, o material fica armazenado nessa cadeia de blocos, e quanto mais blocos criados, maior a dificuldade de reversão, gerando a descentralização e ao mesmo tempo uma maior segurança das informações. 

Benefícios do Procurement  

Entenda de forma prática quais os maiores benefícios gerados pela implementação da tecnologia do Procurement 5.0 nos processos de compras da sua empresa.  

  • Maior facilidade nas transações digitais,  
  • Banco de dados completo e seguro, 
  • Transparência de informações, 
  • Um código em comum, 
  • Metodologia mais rápida e inserida em blockchain 
  • Parcerias estratégicas com a cadeia de fornecimento.  

Conte com a Vexia na adoção de tecnologias inovadoras como o Procurement 5.0. Fale com um de nossos especialistas e impulsione o protagonismo da sua organização. A transformação digital acontece agora e também é sua responsabilidade adequar os processos de sua empresa.