Entenda como a tecnologia blockchain atua no mercado

A tecnologia de BlockChain, também conhecida como protocolo de segurança, se tornou amplamente conhecida por conta dos investimentos em criptomoeda. Mas o que nem todos conhecem é que a história desta inovação começou há pelo menos 21 anos.  

A tecnologia tem origem na invenção de dois matemáticos chamados Stuart Haber e Scott Stornetta que trabalhavam na empresa Xerox, ambos, após uma polêmica de fraude em um artigo de biologia, se uniram para criar uma tecnologia que impedisse a falsificação digital de dados. A ciência do Blockchain baseia-se em blocos de dados digitais imutáveis onde nada pode ser editável ou excluído. Haber e Stornetta usaram da lógica da criptografia para tornar isso possível.  

Como funciona o Blockchain? 

Contextualizando a formação do termo: “block” e “chain” desde o começo da tecnologia foram duas palavras bastante usadas para explicar o conceito de blocos (block) e dados em cadeia (chain), com o passar do tempo, os termos começaram a ser usados juntos fazendo referência ao que conhecemos hoje como blockchain.  

A tecnologia impede que você manuseie um bloco sem afetar os outros blocos que a ele estão atrelados. Após uma informação ser registrada em blockchain, todo o material fica registrado nessa cadeia de blocos, e quanto mais blocos criados nessa sequência de informação, maior a dificuldade de reversão. Não é nula a possibilidade de alteração de um registro, mas isso exige muita tecnologia, experiência do usuário e muito dinheiro investido para alterar uma informação (a referência é de bilhões de reais). 

A estrutura de registros permite a descentralização e ao mesmo tempo uma maior segurança das informações. Hoje a tecnologia é utilizada em muitos projetos, justamente pela alta eficiência, segurança e inteligência. Confira algumas das mais comuns aplicações que vemos hoje no mercado.  

Aplicações do Blockchain 

Moedas Digitais  

A mais famosa das aplicações do blockchain sem sombra de dúvidas é a utilização nas transações de moedas digitais. Inclusive por conta desse emprego a tecnologia ficou ainda mais conhecida. Utilizar o blockchain permite segurança do registro das transações monetárias, ninguém pode alterar as informações do dinheiro transacionado porque o processo fica rastreado de forma imutável. Esses caráteres rastreável e imutável das operações em blockchain facilitam um outro aspecto do processo: não é mais preciso um intermediário oficial – como um banco – para oficializar as transações.  

“Até o surgimento da tecnologia blockchain, a economia digital dependia de agentes terceiros para garantir a autenticidade e efetivação de uma transação online “segura”. Porém, informações gerenciadas por terceiros podem ser manipuladas, apagadas ou hackeadas, o que gera maior risco para a segurança de transações online. Utilizando blockchain, essas transações não dependem de terceiros para garantir a autenticidade e efetivação de uma transação online pois são realizadas via um registro distribuído entre diversos dispositivos conectados representando uma rede descentralizada, permitindo que cada parte de determinada transação online possa ser verificada em qualquer momento futuro e sem comprometer as informações, a privacidade e os outros indivíduos envolvidos”, acrescenta André Fernando de Lima, Executivo de Tranformação Digital da Vexia.  

Cartórios 

Muitos cartórios nos últimos anos têm aderido à tecnologia do blockchain para gerenciamento de documentos, reconhecimento de firma e autenticidade de procedimentos digitais. Com a utilização da ciência do blockchain o reconhecimento de firma em documentos como venda de veículo, compra de imóvel, assinatura de procuração e outros processos que solicitavam a presença física do cidadão, hoje podem ser realizados à distância, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) por meio da plataforma e-Notariado que utiliza a tecnologia de blockchain.  

Logísticas  

A cadeia de suprimentos também é um setor que foi beneficiado com a implementação da inteligência de blockchain. A tecnologia facilita na hora do registro imutável de informação, auxiliando também no rastreamento, atualização e solicitação dos produtos dos componentes envolvidos: fabricantes, transportadoras, centros de distribuição e cliente final. O emprego dos blocos de dados em cadeia facilita a coordenação de ações entre as empresas envolvidas, de forma integrada, sem burocracia e descentralizada.  

Armazenamento na Nuvem  

Hoje existem diversos softwares, aplicativos e programas de armazenamento na nuvem, mas o blockchain também não deixa de ser uma forma de manter a segurança desses dados armazenados. Isso porque a tecnologia permite a descentralização dos dados. Essa solução de armazenamento em nuvem criada no blockchain divide os dados em segmentos criptografados que são interligados por uma função hash, caracteres aleatórios. Esses segmentos são assegurados e distribuídos em uma rede descentralizada. A criptografia por blocos de hashs tiram os dados dos alcances de invasores, mesmos dos mais experientes.  

Diante da infinidade de possibilidades que o blockchain permite, é imprudente não dar atenção para essa tecnologia no cenário atual. Vivemos tempos de transformações dramáticas no mercado que exigem adaptações e inovações por parte das empresas. Estar atento e incorporar tecnologias que despontam como promessas digitais fazem parte do processo. Saiba como o blockchain pode alavancar o desenvolvimento da sua empresa.  

Conte com a Vexia para trazer tecnologias inovadoras para o mercado e abrir caminhos para que você possa protagonizar o seu propósito. Entre em contato e conheça mais.  

André Fernando de Lima
Executivo de Transformação Digital