Diante dos desafios presentes no mercado atual, empresas de todos os segmentos buscam de forma constante uma maneira de se adequar à inconstância, crescer e protagonizar oportunidades dentro de seu setor.
Transformações, crises de saúde, baixa na economia e cenários políticos incertos trazem inseguranças para organizações que buscam manter essa competitividade no mercado.
Como planejar o desenvolvimento e grandes entregas perante tamanha oscilação? A resposta de muitas empresas para a não linearidade do mercado tem sido a adaptabilidade. Tornar a estrutura da empresa mais leve, para que ela possa se moldar conforme as tendências e direcionamentos externos.
E o primeiro passo para tornar uma empresa adaptável é identificar o seu foco. Qual é o core business da empresa?
O que é Core Busines?
O termo Core Business é um estrangeirismo, importamos a palavra da língua inglesa e a utilizamos no idioma português com o mesmo significado, assim como muitas outras palavras do mundo corporativo.
A tradução literal de Core Business é negócio núcleo, ou negócio essencial, e usamos o conceito para designar a atividade principal de uma empresa.
Por exemplo, em um banco de investimentos, o core business é o produto de investimento. Todas as outras atividades, como comunicação, recursos humanos e tecnologia da informação são secundárias e apenas existem para dar suporte à atividade principal.
Para identificar essa atividade fundamental, existem algumas perguntas que precisam ser feitas e analisadas em relação aos processos da empresa: o que a empresa entrega ao cliente? Quais são seus diferenciais? Quem são seus clientes? E seus stakeholders? Qual é o ponto de venda?
A partir do momento que uma organização identifica o seu core business, ela consegue se estruturar melhor, e de forma mais leve, direcionando seus recursos principais para sua atuação principal.
Excelência no Core business
A melhor forma de fazer com que o core business de uma organização seja a protagonista em seu crescimento é aplicando a mentalidade ambidestra.
Através dos conceitos de Exploit, gerir de forma eficiente o negócio atual, e Explore, criar oportunidades para se manter relevante ao longo prazo, empresas conseguem direcionar a busca constante pela excelência no que elas já fazem (core business), ao mesmo tempo em que buscam novas oportunidades no mercado para não se tornarem obsoletas e continuarem como empresas competitivas no futuro.
A opção que muitas organizações encontraram para focar seus maiores recursos nas atividades principais foi terceirizar as atividades secundárias. Assim gasta-se menos recurso financeiro montando grandes equipes, menos recurso de tempo com tarefas que poderiam ser feitas por empresas de outsourcing e aproveita-se a equipe, o tempo e o orçamento para aprimorar e otimizar os processos relacionados à atuação principal da organização.
O esforço deve estar empenhado em automatizar as atividades diárias, capacitar estrategicamente sua equipe, estudar as necessidades de seus clientes, mapear todos os produtos e/ou serviços que existem no mercado dentro do seu core business e explorar essas oportunidades.
Dedicada a aprimorar seus processos, a empresa também está comprometida com seu crescimento. A partir de ações estabelecidas dentro das necessidades citadas acima, uma organização consegue resultados como redução de custos, ganho expressivo de novos clientes, mais eficiência e maiores resultados nas entregas.
A Vexia é especializada em tornar a vida das empresas mais fácil por meio de soluções e consultoria, abrindo caminhos para o bem-estar dos colaboradores com foco no core business. Fale com um de nossos especialistas e saiba como terceirizar suas atividades secundárias e aprimorar sua atividade principal.
[consulte url=”https://www.vexia.com.br/contato/” janela=”sim” pos=”centro” titulo=”fale com um especialista”]