Como as duas questões estão relacionadas?

Com a popularização das questões ESG no mercado corporativo, muito se discute como de fato exercer melhores práticas em benefício do meio ambiente, da sociedade e da governança, nas organizações.  

Hoje, grandes investidores e o próprio mercado consumidor se atentam ao comportamento de uma empresa diante dessas questões. Deixou de ser um assunto prioridade apenas para os que se interessam pelas causas, mas também uma necessidade para os que buscam se manter no radar como empresas competitivas e alinhadas às tendências do mercado.  

A Vexia, como uma empresa que se coloca à frente do mercado, entende a importância de adotar e proporcionar a operacionalização dessas boas práticas.  

Na vertical de GRC, um dos pilares do core business da Vexia, oferecemos serviços e produtos assertivos para que uma organização consiga dar largos passos na questão de Governança, um dos três temas abordados pelo ESG.  

Segundo, Diego Müller, Chief GRC Officer da Vexia: o “G” de ESG não deve estar só, mas sim acompanhado do “R” e do “C”, construindo assim o tripé: governança, risco e compliance.    

Uma das soluções do nosso pacote de offerings para transparência de gestão, mitigação de riscos e conformidade legal é a Investigação Forense.  

O que é uma Investigação Forense? 

A Investigação Forense atua na averiguação: de denúncias recebidas pelo Canal de Denúncias, de trabalhos da auditoria interna da organização e também de solicitações do Board. O objetivo é certificar de que a atividade relatada, não condizente com os valores éticos da empresa, está de fato acontecendo.  

A apuração é extremamente importante para o bom tratamento da questão. A investigação deve ser fundamentada para poder ser usada como prova em qualquer ação que a empresa tome diante da delação ou suspeita, incluindo processos criminais.  

A dinâmica de uma investigação criminal exige algumas etapas para a implementação, como o levantamento do segmento e negócio da empresa, conhecimento da denúncia ou da fraude, aproximação da área e dos funcionários da prática delatada, análise documental, perícia na máquina e nos e-mails dos funcionários envolvidos, documentação de toda a busca, para gerar evidências e por fim, entrevistas investigativas com os envolvidos.   

Quais os benefícios da implementação da Investigação Forense? 

As contribuições da investigação forense para um bom trabalho de governança com transparência e mitigação riscos são inúmeros, incluindo a identificação de possíveis falhas de controle interno dentro da empresa, reduzindo assim a ocorrência de novas fraudes e corrupção.   

O processo também auxilia na manutenção do sigilo de uma denúncia realizada, fomentando assim um ambiente confiável para denúncias.  

É essencial o profissionalismo da equipe de apuração, a investigação visa validar a delação e preservar todos os envolvidos: o delator, que não deve sofrer retaliações pela denúncia feita; o delatado, até que a denúncia se prove verdadeira o profissional não pode sofrer consequências e principalmente a empresa, que deve ser preservada e conseguir tomar a melhor decisão para o caso.  

A principal função de uma investigação forense é garantir a segurança do ambiente corporativo. Existem legislações sobre corrupção e integridade que precisão ser cumpridas para que a empresa se mantenha ética.  

As investigações também auxiliam em uma questão cada vez mais comum no ambiente corporativo: os ataques cibernéticos. Crimes desse tipo aumentaram cerca de 220% apenas no primeiro semestre de 2021, de acordo com a empresa Mz, especializada em relação com investidores. E através das investigações, empresas conseguem encontrar por qual fresta o atacante conseguiu acesso e mapear outras vulnerabilidades do sistema de segurança.  

A Vexia é especializada em fornecer soluções para as empresas, através de ferramentas, tecnologias e consultorias.  Fale com um de nossos especialistas e conheça como podemos te auxiliar com a implementação das Investigações Forenses na tratativa das questões de sua organização.