Sua empresa quer expandir as operações com transformação digital e não sabe por onde começar? Saiba como fazer isso com a Vexia!

A transformação digital e a estabilidade das operações com redução de custos são as prioridades para 2019. Esses são trabalhos do CIO, já que o profissional é responsável por garantir a implementação desses dois requisitos, com adaptação da cultura organizacional e mudança de foco para um viés estratégico.

Isso significa que a área de TI deve oferecer mais que suporte. A tecnologia é o grande “enable” dos negócios, transformando modelos de operação e o próprio negócio. Ela precisa atuar de maneira estratégica e tática, além de fornecer soluções adequadas ao planejamento feito pela companhia. Para isso, é preciso haver um amplo alinhamento entre as ações de Tecnologia da Informação e as da empresa.

Tratamos desses desafios no artigo CIO 2019: o panorama atual e desafios para 2019.

Desde que foi lançada para o mercado internacional há 2 anos, a Vexia vem capacitando nossos Clientes para que a TI exerça um papel estratégico alinhado com o plano de crescimento da empresa e com uma operação mais robusta, segura e de menor custo.

Vamos tratar neste artigo como a Vexia vem fazendo isso através de uma arquitetura simplificada e flexível, guiada pela transformação digital.

Operação robusta, segura e de menor custo

Embora esse tema seja antigo, por diversas razões ainda é verdade que as empresas sofrem por paralisações de serviços essenciais, por perda de dados e tenham um custo de TI acima do que seria adequado para o porte de suas operações. Seja qual for a causa raiz, ela acaba levando para falta e foco nas operações e/ou uma estrutura inadequada.

Em nossos 19 anos de experiência com gestão de serviços de TI para clientes de diversos setores, desenvolvemos uma metodologia própria de assessment que nos possibilita rapidamente identificar os principais problemas, tais como:

  • ponto único de falha;
  • monitoração do ambiente;
  • gestão de backups;
  • links inadequados;
  • gestão de priorização de solicitações;
  • equipamentos críticos sem suporte;
  • contratos com valores inadequados;
  • configurações de servidores e estações de trabalho;
  • acessos indevidos;
  • políticas e normas desatualizadas.

Uma vez que o diagnóstico é realizado, propomos e definimos com nossos clientes um plano de ações composto por quickwins, projetos que em pouco espaço de tempo trarão benefícios imediatos e colocarão a operação de TI em outro patamar e projetos estruturantes. Esses projetos poderão ser executados pela Vexia ou por outros parceiros, dependendo do escopo e especificidades de cada cliente.

Nossa oferta de outsourcing de TI visa assumir a gestão da totalidade ou de parte da operação da TI, possibilitando ao nosso cliente focar nas necessidades de negócio, garantindo a qualidade, os níveis de serviço e o custo adequado da operação.

Transformação da TI: arquitetura simplificada e flexível

Quando assumimos a operação de TI de um cliente, nossa proposta de valor não é somente cuidar bem de seu ambiente, mas sim, seguir uma jornada de transformação para uma arquitetura de infraestrutura e telecomunicações mais flexível.

Em muitos casos, a transformação se volta para um ambiente híbrido e multicloud com uma arquitetura de sistemas que simplifique o landscape e garanta a aderência aos negócios, e ainda, possibilitando um processo de governança que, além da gestão de demandas, garanta o alinhamento com a estratégia da empresa.

Temos tido excelentes cases de transformação da arquitetura de telecomunicações e sistema de voz migrando os links tradicionais e as centrais telefônicas por solução de SD-WAN e telefonia em nuvem, aumentando a performance, contingência e ainda reduzindo custos.

Em infraestrutura, após o conhecimento do ambiente e de acordo com os contratos e ativos do cliente, desenhamos uma nova arquitetura híbrida, multicloud e o roadmap para essa transformação.

Já em sistemas, fazemos o mapeamento, o custo de manutenção incluindo toda a infraestrutura necessária para sua execução e conseguimos simplificações trocando soluções obsoletas por novas aplicações em nuvem, com mobilidade e custo mais baixo que o anterior.

Vale a pena ressaltar: a garantia dos recursos necessários com os skills adequados para a realização dessas atividades é uma questão de foco e ganho de escala.

Transformação Digital

Na transformação digital, a tecnologia é o grande “enable” dos negócios, transformando modelos de operação e o próprio negócio. Entendemos que esse é o novo papel mais importante dos CIOs. Para isso, esses profissionais precisam focar seus esforços sem perder a garantia na estabilidade das operações e o controle dos custos.

A transformação digital é um conceito que implica a integração de diferentes tecnologias aos setores de negócio. O intuito é transformar o modo de operação da empresa e entregar valor aos consumidores por meio de fluxos de trabalho mais eficientes e rápidos. Por tal razão, mais que acrescentar ferramentas, é preciso fazer um alinhamento apropriado com a estratégia organizacional.

Apesar de existirem inúmeras novas tecnologias disponíveis, o principal é trabalhar com uma visão sistêmica, integrando diversos skills no desenho de processos e soluções diferenciadas.

A Vexia participa de um ecossistema com empresas inovadoras e startups, de modo a oferecer soluções de transformação operações existentes.

Há um case onde o cliente possuía um processo manual, operado por uma célula com dezenas de funcionários, que efetuavam tarefas como conferência de documentos físicos, validade e consistência de dados de cadastro.

No novo processo implantado pela Vexia, temos a leitura por um “OCR inteligente” dos documentos. Essa tecnologia consegue uma acurácia excepcional pela contextualização da leitura dos parágrafos dos documentos. A seguir, um processo com inteligência artificial faz as conferências e indica ao final o percentual de certeza de sua análise.

Se esse percentual é superior a um certo nível (maior que o índice de acerto do processo humano), a solução encerra o processo. Nos demais casos, o processo é desviado para uma célula em que poucos profissionais examinam os documentos e dão o parecer final e retroalimentam o sistema gerando aprendizado para a Inteligência Artificial. Todo processo pode ser acompanhado por um aplicativo nos smartophones.

Note que não estamos falando de uma melhoria no processo, mas sim de uma transformação. O que antes eram necessários dias para se obter a resposta, em mais de 90% dos casos a resposta é online, possibilitando uma relação com o cliente que era impensável. Além disso, a redução de custos é superior a 50%.

Diante desse cenário, fica claro que o CIO precisa entender que deve focar na transformação digital em 2019. Esse movimento não pode diminuir a estabilidade do ambiente e a constante busca de redução de custos.

A Vexia pode ser sua parceira ideal para atingir os seus objetivos. Entre em contato conosco e veja quais benefícios podemos trazer para sua empresa!

Este conteúdo foi produzido com a colaboração de Ricardo Gomes de Castro, VP ITO, Consulting & Business Development da Vexia

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