Como identificá-los?

Sistema de Gestão

Diante do cenário frágil e ansioso (conceito de mundo BANI de Jamais Cascio) que encaramos hoje, não há empresa que mantenha-se competitiva sem um olhar criterioso para seus processos e os sistemas que os suportam. 

A linha é tênue entre conseguir focar nos grandes objetivos da empresa, mesmo com tanto ruído externo, e saber o momento de prestar atenção nesses ruídos, porque eles podem ser indicativos de mudanças necessárias. E não é fácil captar e prestar atenção em todos os sinais vitais emitidos pela empresa. E a impermanência do mercado, por vezes, dificulta esse mapeamento .

Entretanto, existem sinais importantes dentro da dinâmica de uma organização que indicam caminhos ainda não considerados. 

Recebemos muitos clientes com demandas urgentes relacionadas à atuação da companhia e à gestão dos processos.  

Essa urgência, característica de empresas que não identificaram seus sinais, vai de encontro à ideia de personalização e dos serviços que atendam, de forma adequada, às demandas. Esse aspecto prejudica e coloca essas companhias em desvantagem estratégica. 

Além de pagar mais caro por um serviço, produto ou tecnologia requisitados de forma imediata, as chances deles atenderem a totalidade ou a maior parte das necessidades são mínimas. 

Ao identificar, com antecedência, os sinais que que se manifestam, empresas colocam-se em posição de vantagem, porque contam com o tempo (“vamos devagar porque temos pressa”). 

A partir dessas informações, de forma impassível, a pesquisa começa. É possível analisar os processos, mapear e entender os requisitos de negócio. Identificar vulnerabilidades, desenvolver ou encontrar melhores soluções, pesquisar valores, reconhecer bons parceiros e montar planos de ação estratégicos que respeitem os recursos, cultura e a prontidão para mudança da empresa. 

Mas, afinal, quais são esses sinais vitais?

Reunimos 5 sinais que devem ser mantidos sob monitoramento em empresas que buscam sua melhor versão: 

1.Crescimento e movimento intenso do negócio.

Com o aumento intenso de atuação, empresas que não estão preparadas estrategicamente passam a lidar com as demandas de forma urgente. Passam a “apagar incêndios”, ao invés de agir sob um planejamento assertivo, otimizando recursos e alcançando a máxima eficiência. 

2.Alto custo em Tecnologia da Informação e equipe de TI onerada.

Softwares muito caros e com entrega aquém do esperado geralmente indicam uma defasagem na infraestrutura digital da empresa, da mesma forma que uma equipe de TI sobrecarregada pode apontar para o descompasso de outros processos e áreas.

3.Dificuldade no acesso e análise de informações com o sistema de gestão atual

Os dados significativos e relevantes devem ser facilmente acessados e analisados (por profissionais autorizados).  A dificuldade nessas ações pode representar a falta de centralização das informações. 

Atuar com um sistema obsoleto pode levar a repetições desnecessárias, falta de organização e dificuldades na consolidação e análise de dados. Dessa forma, a busca por uma solução unificada otimizada torna-se necessária. 

4.Pouca possibilidade de atuação dentro do sistema de gestão

A arquitetura digital de uma empresa permite uma atuação eficiente, inovadora e sustentável diante dos desafios diários. Com uma arquitetura digital defasada, essa atuação encontra muitos limites, prejudicando as entregas da organização.

5.Profissionais usando softwares e aplicativos acessórios além do sistema de gestão integrada. 

Usar cada vez mais aplicativos e softwares satélites pode indicar a ineficiência do sistema de gestão integrada usado. O ideal é que a organização consiga usar todas as capacidades de seu principal sistema de gestão antes de recorrer a soluções satélites. 

Empresas que passam por uma proliferação desordenada de sistemas diferentes, cada qual gerenciando segmentos específicos de suas operações, podem sofrer de ineficiências latentes. 

Diante desses sinais, prestar atenção na complexidade crescente das operações, portanto, é primordial para identificar a necessidade de um investimento no ERP. Seja ele através de uma atualização, migração ou implantação.

Consultoria e Diagnóstico 

Identificados os sinais, o que fazer?

Qual o próximo passo depois de monitorar os sinais e identificar que alguns deles fazem parte da realidade da empresa?

Se mesmo com os indícios, ainda não for possível identificar qual é a problemática ou como resolvê-la, procurar um suporte é o melhor caminho. 

Os serviços de consultoria proporcionam uma análise integral dos requisitos do negócio e dos  processos, identificando, ao longo da jornada, vulnerabilidades, oportunidades e pontos de melhoria.  O correto diagnóstico da demanda é uma ferramenta poderosa para a tomada de decisão que cabe à empresa. 

Uma boa orientação especializada é agnóstica e proporciona uma análise baseada em dados e um leque de soluções que fazem verdadeiramente sentido para o momento da organização. 

Garantir um diagnóstico adequado e opções condizentes, sejam elas migrações,  implantações, atualizações, ou até mesmo complementações com sistemas especialistas, é papel de uma eficiente consultoria em ERP. 

A importância desse diagnóstico feito por profissionais capacitados é crucial para o acolhimento de todos os questionamentos da empresa, bem como do encontro de suas respostas. 

A consultoria ERP da Vexia possibilita essa análise completa e uma jornada ágil, eficiente e otimizada rumo a melhores soluções.

Saiba mais sobre como o nosso suporte pode colaborar para o sucesso do seu negócio conversando com um de nossos especialistas.