Entenda as características que compõem um Hub de Soluções

Vivemos tempos de grandes transformações no mercado de trabalho. Nos últimos dois anos o universo corporativo, assim como o globo, foi bombardeado de novas informações que trouxeram tendências diversas e tecnologias que transformaram os padrões de comportamento e estabeleceram novos níveis de excelência para o mercado.  

O contexto não linear e altamente mutável do mundo em que vivemos, faz com que o ecossistema corporativo sinta a grande necessidade de se tornar cada vez mais adaptável. Hoje as empresas se veem na posição de serem grandes Hubs de Solução e inovação para atingirem o objetivo de consumo do mercado. 

O que é um Hub de solução? 

Existem duas definições, de forma ampla, para denominar um hub de soluções. A identificação que envolve um espaço físico e a definição que envolve o propósito e a mentalidade. Este último refere-se ao objetivo da organização de se posicionar como uma grande fábrica de soluções perante os clientes e o mercado, cada vez mais investindo em tecnologia inovadora para trazer serviços e produtos que atendam as demandas dos consumidores.  

Para isso, não basta comunicar que o propósito da empresa é solucionar problemas investindo em marketing pesado para atingir um público alvo. Essa cultura solucionadora precisa ser implementada, fomentada e cultivada na rotina da empresa, como valor e não como imagem.  

A dinâmica dos processos deve ser propícia para o surgimento de novas práticas e ideias, os profissionais precisam se sentir confortáveis e até incentivados a explorar potenciais tendências de mercado visando gerar um impacto positivo no segmento do serviço/produto da organização. Precisa existir um grande investimento, por parte da empresa, em pesquisa de consumo, tendência, concorrência e mercado para que a companhia se antecipe na criação de novos recursos.  

Um hub de soluções se posiciona como uma referência central de inovação no protagonismo do mercado. Vai além do segmento e do que é oferecido hoje, é sobre uma marca conseguir se posicionar como criadora de soluções para as necessidades identificadas.  

Hub de Soluções – Espaço Físico  

Um hub de soluções em espaço físico é conhecido por ser um ambiente o qual centraliza-se atividades inovadoras que modifiquem padrões de serviço e produto. Geralmente esses espaços proporcionam integração entre empresas, coparticipação de segmentos e introdução de novas tecnologias a todo momento, é um ambiente de experimentação onde o foco está justamente na impulsão de negócios inovadores. 

Os hubs de solução e inovação trazem uma tendência muito necessária do mercado atual: a de parceria entre empresas e startups. Falamos um pouco mais sobre esse tema na matéria que produzimos sobre a importância de apostar em parcerias estratégias diante das necessidades atuais. Confira!  

Tecnologia e Inovação  

Se firmar como um hub de soluções, ou ao menos participar fisicamente de um espaço participativo como esse pode oferecer inúmeros benefícios para a organização e o maior destaque vai para a aproximação do ecossistema da empresa com a inovação.  

A Vexia entende que inovar e incorporar a inovação dentro da dinâmica de uma companhia não é tarefa fácil, por isso uma das formas que encontramos de estarmos mais próximos do tema e aos poucos inclui-lo em nossos processos foi nos afirmando com um grande hub de soluções focado em inovação.  

Através de parcerias estratégicas, novos processos organizacionais, adoção do Open Innovation e uma abertura maior da empresa para com o mercado, pudemos nos firmar como uma fábrica de soluções, com um extenso pacote de offering.  

As questões de inovações e parcerias relacionam-se diretamente com a frente de criação de novos produtos e serviços. Acompanhe a Vexia, fique por dentro das tendências de mercado e protagonize a sua jornada transformadora no mundo corporativo.