Adequação, excelência e performance com a contratação do outsourcing jurídico

Em um país com uma das maiores cargas tributárias do planeta, ordenamento jurídico extremamente complexo e estrutura burocrática inigualável, ser competitivo não é uma tarefa fácil aos gestores e empresários brasileiros. E esse ambiente hostil ao empreendedorismo ainda é agravado por uma crise econômica que já se arrasta há alguns anos. 

Diante desse cenário, é preciso se reinventar para reduzir custos e, simultaneamente, otimizar os processos internos. Seguindo uma tendência mundial, a área jurídica não pode ficar de fora deste movimento de inovação, buscando transformação digital e, assim como outras práticas, experimentar a implementação de novas tecnologias para otimização e aperfeiçoamento de tarefas, com o objetivo de se tornar eficiente. 

E é neste cenário que o outsourcing de serviços jurídicos se faz necessário, empresas podem agregar valor às suas operações, proporcionando melhoria contínua nos processos jurídicos, bem como a modernização de sistemas e metodologias de gestão e redução de riscos. 

Ao terceirizar atividades que não fazem parte do core business, as empresas têm a oportunidade de conciliar baixo custo com maior qualidade de serviços e foco no seu negócio. 

Por isso, é cada vez maior o número de empresas que terceirizam os seus serviços jurídicos em busca de economia, eficiência e transformação digital. De acordo com a Global Marketing Insights, empresa especializada em pesquisa de mercado, o segmento em ascensão vai movimentar cerca de US$ 30 milhões até o ano de 2027.  

De acordo com Fernanda Mainieri, Head de Compliance e Jurídico da Vexia: 

“A diversidade de demandas judiciais a que uma empresa está sujeita exige que os advogados in house (aqueles que atuam dentro do negócio) conheçam ao menos os princípios básicos de contabilidade, finanças, TI, recursos humanos e marketing entre outras disciplinas com as quais não tiveram nenhum contato na graduação. Assim, o custo para montar uma estrutura jurídica de excelência é bastante alto. E é neste cenário que a contratação de uma empresa com expertise em outsourcing jurídico ganha espaço.” 

Quais as competências de um outsourcing jurídico? 

Ao recorrer aos serviços de outsourcing jurídico, as empresas passam a ter os seguintes benefícios:  

• garantir um gerenciamento eficiente de ações, com o auxílio dos mais modernos sistemas de informação; 

• ter à disposição profissionais do Direito, em diversas áreas, sem ter que despender um grande volume de recursos com contratações e folha de pagamento; 

• mais eficiência na elaboração de indicadores de desempenho e relatórios gerenciais, o serviço de outsourcing jurídico trabalha para atingir e manter a conformidade da empresa com a legislação, as questões de compliance e a integridade corporativa diante do mercado.  

  • Controle de escritórios terceirizados; 
  • Controle sobre despesas do departamento (custas, honorários e depósitos judiciais) 

Offerings Jurídicos da Vexia 

Dentro da Vexia, priorizamos a excelência e a inovação em cada um dos nossos processos.  

Investimos em tecnologia e ferramentas que ofereçam os serviços de outsourcing de forma customizada e capacitada para atender ao mercado, garantido conformidade e segurança na atuação da organização perante à legislação.  

Entenda um pouco mais como personalizamos esses serviços e as tecnologias inseridas no processo de outsourcing jurídico da Vexia. 

Aplicativo Law Vexia  

A Vexia trouxe para o mercado jurídico, especialmente para os departamentos jurídicos das empresas, o aplicativo Law Vexia, em parceria com empresas especializadas de mercado. 

O objetivo principal é ter o controle mais detalhado do departamento jurídico, simplificando a gestão do contencioso e do trabalho realizado por escritórios parceiros, garantindo eficiência e agilidade no dia a dia  

Não restam dúvidas de que a contratação de um outsourcing jurídico se faz relevante frente à corrida em busca da adequação. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como conseguimos personalizar os nossos serviços para a sua empresa.  

Fernanda Mainieri
Head Legal & Compliance