Será que realmente vale a pena terceirizar a área de TI? Por que essa alternativa passou a ser uma decisão estratégica? Saiba neste artigo!

Nos últimos anos, a área de tecnologia da informação deixou de ser apenas um setor de infraestrutura e tornou-se um departamento altamente estratégico. Dentro do atual contexto de transformação digital, as organizações têm buscado alternativas para aproveitar as tecnologias da melhor forma possível nos seus modelos de negócio. Com isso, muitas companhias passam a considerar a terceirização de TI.

No entanto, a dúvida que muitos líderes têm é se realmente vale a pena apostar na terceirização dos serviços de TI. Por isso, nosso objetivo, com este conteúdo, é mostrar a você como a terceirização pode ajudar a sua empresa a tornar a tecnologia da informação mais estratégica, gerando inúmeros benefícios.

Quer entender melhor essa alternativa que tantas instituições estão adotando? Então, continue a leitura!

Terceirização da TI: uma decisão estratégica

A área de tecnologia da informação tem três grandes papéis em uma empresa:

  • rodar o negócio, que é cada vez mais dependente de TI;
  • criar diferenciação;
  • inovar.

Hoje, a TI tem uma necessidade de estar próxima e alinhada à estratégia de negócio das empresas, já que todos os negócios estão se transformando em negócios digitais.

Basta observar como os bancos, companhias de telecomunicações e marcas de varejo já incluem a tecnologia como base de seus modelos de atuação e de seu relacionamento com os consumidores. Atualmente, até mesmo empresas de mineração, por exemplo, estão se transformando em negócios digitais.

O valor da informação, do serviço ou da solução acaba sendo um componente fundamental na entrega que a empresa está fazendo para o mercado. Esse é o pano de fundo. As empresas estão se transformando em negócios digitais e, com isso, a TI naturalmente deve se posicionar de forma mais estratégica.

Porém, operar a TI internamente faz com que os executivos percam muito tempo e foco para rodar o negócio — que é a primeira função da TI, ligada às tarefas diárias. Ao terceirizar a rotina operacional, os líderes da companhia conseguem gerar mais tempo e foco para pensar na TI estrategicamente, gerando inovação e diferenciação — segunda e terceira funções da TI, ligadas à expansão do negócio.

Portanto, a ideia é terceirizar a parte mais “braçal”, na qual você não gera diferenciação — afinal, é nela que a empresa gasta muitos recursos. Com isso, ganha-se espaço para utilizar a tecnologia da informação de forma disruptiva, colhendo muito mais frutos.

5 motivos para apostar na terceirização de TI

1. Redução dos custos

Toda empresa que busca excelência operacional deve fazer redução de custos, certo? Inclusive, apesar de a digitalização ser um assunto em alta, o que os líderes mais buscam nos momentos de crise são soluções que tragam cortes de gastos.

Felizmente, a terceirização de TI pode proporcionar isso, pois você pode contar com um parceiro que tem escala e, ao mesmo tempo, é especialista no que está fazendo. Além de reduzir as despesas — em comparação ao investimento necessário para manter uma equipe interna —, a decisão de delegar permite investir mais tempo no que é estratégico para o seu negócio.

Outro ponto importante é que sempre existirá a possibilidade de negociar para reduzir custos com o fornecedor. Isso porque você estará transformando gastos fixos em variáveis. Em vez de a empresa ter um valor fixo para a equipe de TI ser mantida e operar, você passa a ter custo variável, de acordo com sua demanda.

Isso é algo que, mesmo em tempos de crise, seria impossível com um trabalhador contratado no regime CLT. Ou seja, em vez de ter que sacrificar os colaboradores ou o fluxo de caixa, o gestor passa a ter uma solução que equilibra a empresa.

2. Compromisso com o retorno do investimento

Segundo Ricardo Gomes Castro, diretor de Tecnologia da Informação da Vexia, hoje, as empresas de TI já não tratam seus contratantes como clientes, e sim como parceiros. Afinal, o especialista em tecnologia de informação é um agente decisivo na transformação digital das organizações.

Com isso, um dos objetivos da empresa de TI passa a ser a rentabilidade do negócio do parceiro. Esse fornecedor compreende que, para que a parceria funcione, ele precisa trazer soluções que reduzam custos e garantam o retorno do investimento realizado.

Portanto, antes de fechar qualquer negócio, pergunte como o fornecedor em questão pretende mensurar o ROI(Retorno Sobre o Investimento) dos projetos que vocês desenvolverão juntos.

3. Qualidade no serviço e atendimento

Como o core business do parceiro de TI é justamente a tecnologia da informação, é natural que a qualidade do trabalho seja alta. Além disso, um dos pontos positivos das empresas de tecnologia é que elas costumam ser bastante metódicas e organizadas.

Na prática, isso significa que você terá processos de atendimento documentados. Dessa maneira, será possível até mesmo identificar as demandas desnecessárias e evitar desperdícios de tempo e dinheiro.

Outra possibilidade é a contratação de profissionais qualificados por períodos delimitados ou para projetos específicos. Isso agrega muita qualidade ao atendimento e ao serviço prestado, ao mesmo tempo em que evita que a sua organização gaste altos valores com contratações e manutenção de colaboradores.

4. Modernização

Que gestor não almeja melhorar a eficiência e performance do seu ambiente de TI? Ao contar com um parceiro que é especialista na área, sua empresa tem acesso às tecnologias e práticas mais modernas em primeira mão. Como essa é a atividade-fim do fornecedor da área, ele tem obrigação de entender mais sobre isso do que você.

Essas atualizações tecnológicas garantem que o mais alto desempenho possível. Afinal, o seu parceiro estratégico não ficará apenas operando; ele trará tecnologia para telecomunicações, movimentará servidores para a nuvem etc.

5. Liberdade

Uma das grandes vantagens da terceirização de TI é reduzir a complexidade operacional e aumentar o foco no negócio. Em outras palavras, estamos falando em liberdade estratégica.

Para uma empresa, poucos desperdícios são tão graves quanto manter os gestores ocupados com tarefas operacionais do dia a dia. Isso porque esses profissionais são os mais valiosos da companhia, tendo também os salários mais altos. Dessa maneira, é fundamental que eles estejam focados nas questões-chave do negócio.

Como você viu neste post, vivemos um momento em que a tecnologia da informação atua como base para as mudanças estratégicas nas organizações, influenciando fortemente os rumos dos negócios. Sendo assim, a terceirização de TI aparece como uma alternativa para trazer inteligência e um melhor custo-benefício às empresas. A eficiência operacional aumenta ao mesmo tempo em que a inovação e a diferenciação se potencializam.

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