Como gerir todos os dispositivos móveis?

Com a crescente dependência da tecnologia e da comunicação digital, as empresas optam por ceder aos funcionários dispositivos móveis a fim de facilitar a comunicação, participação e interação dos profissionais com clientes, colegas de equipe, gestores, fornecedores e stakeholders em geral. 

Com esse contexto posto, empresas podem ter dezenas e até centenas de dispositivos alocados com funcionários. Como manter então esses aparelhos sob gestão?

Mobile Device Management – MDM

Um serviço de MDM possibilita essa gestão e facilita, portanto, a administração dos dispositivos móveis usados por seus funcionários.

Esse controle é essencial para garantir a segurança das informações corporativas assim como o gerenciamento centralizado, mesmo nas empresas que adotam o sistema “Bring your own device” em que o profissional usa seu dispositivo pessoal para atividades do trabalho. 

Com a tecnologia MDM, organizações controlam remotamente os dispositivos de acordo com suas configurações de rede, políticas de segurança, restrições de aplicativos e backups. 

Benefícios do Mobile Device Management

De forma geral,  os benefícios alcançados através da gestão de dispositivos móveis conferem mais credibilidade para a governança da empresa possibilitando a mitigação de riscos bem como a economia de recursos. Confira abaixo outros benefícios da tecnologia: 

  • Gestão assegurada das políticas de governança corporativa em uso pelas organizações.
  • Ganho de efetividade produtiva através dos controles sobre aplicativos, arquivos e atualizações de software.
  • Controle efetivo sobre a rotina profissional, por intermédio da permissão ou restrição de dias e horários para a utilização de determinados aplicativos. 
  • Distribuição e atualização remota e massiva de aplicativos.
  • Segurança dos dados e conformidade com a legislação vigente.
  • Gestão centralizada sobre a ativação ou bloqueio de aplicativos.
  • Envio e recebimento de arquivos, sites e números autorizados. 
  • Comunicação ágil e eficaz com o envio de notificações e arquivos de forma remota e massiva. 
  • Gestão completa e especializada sobre os principais consoles disponíveis no mercado. 

As atividades contempladas pelo MDM referem-se em suma a dois pilares importantes: governança corporativa e gerenciamento combinado. 

Confira abaixo como exatamente um serviço de MDM atua:

Governança corporativa 

  1. Prevenção e segurança dos dados corporativos.
  2. Gestão dos processos corporativos. 
  3. Aplicação de políticas “Bring your own device”.
  4. Mitigação de riscos

Gerenciamento Combinado 

  1. Distribuição, instalação e atualização remota dos aplicativos.
  2. Gestão dos aplicativos e das ferramentas colaborativas em uso. 
  3. Controle do ciclo de vida dos equipamentos, sistemas operacionais e vulnerabilidades existentes. 
  4. Visualização da geolocalização e do sinal de bateria em tempo real, se for preciso. 
  5. Controle de dias e horários para uso do dispositivo. 
  6. Gestão de usuários, operadores e dispositivos em uso. 

A Vexia busca, por meio de soluções em inovação e tecnologia, possibilitar o protagonismo de seus clientes. 

Consultoria, soluções em tecnologia e telecomunicações, processos administrativos e governança são os pilares de atuação da Vexia. 

O serviço de Mobile Device Management faz parte do escopo de atuação da Vexia, proporcionando assim segurança, conformidade e eficiência aos clientes. 

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