A transformação digital dita o novo ritmo dos negócios e a necessidade da rápida adoção da tecnologia tem feito muitas empresas “patinarem” na escolha do parceiro ideal para a implementação das ações.
Uma das formas de garantir excelência na entrega do serviço contratado é verificar se a empresa tem mecanismos de controle sobre seus processos internos e entregas, afinal, em casa de ferreiro, espera-se espeto de ferro!
A Vexia é a primeira empresa de soluções administrativas do país a obter um certificado de gestão de serviços de tecnologia, no qual são avaliados os processos de planejamento e implementação, entrega de serviços, relacionamento e solução, liberação e controle.
Essa certificação de excelência atesta que todos os requisitos necessários para a prestação de serviços mantém um alto nível de qualidade e estão em perfeito alinhamento com a abordagem à gestão por processos definida pela Information Technology Infrastructure Library (ITIL) – essa é a certificação ISO/IEC 20000-1:2018 de Gestão de Serviços de Tecnologia que a Vexia acaba de receber.
Para o vice-presidente da área de Governance Risk and Compliance (GRC), João Carlos Orzzi Lucas, essa certificação é a confirmação de que a estratégia da Vexia é acertada e consistente: “Sempre demos muita importância aos processos e à documentação de suas etapas, cuidados dos detalhes das soluções desde que elas são concebidas. Faz parte da visão estratégica da companhia garantir essa construção ao longo do tempo”, explica.
De acordo com o executivo, para algumas empresas, ir em busca da certificação, significa iniciar processos de organização, documentação etc. “Para nós, foi uma etapa de confirmação do caminho que vem sendo percorrido ao longo dos últimos anos, pois já estávamos com todos os passos de avaliação bem consolidados”, reforça.
Revisada pela última vez em 2018, após sua criação em 2005, a norma estabelece definições de políticas, objetivos, procedimentos e processos de gestão para assegurar a qualidade efetiva na prestação de serviços de TI.
Embora a ITIL, conjunto de boas práticas detalhadas para o gerenciamento de serviços de TI, forneça uma base adequada para o desenvolvimento de processos compatíveis com ISO/IEC 20000-1:2018, não há relação formal entre os dois.
A ISO 20000 é particularmente importante para organizações de setores industriais em que a qualidade dos serviços de TI é essencial para o sucesso empresarial. Também é relevante para organizações que fornecem serviços geridos e subcontratação de serviços de TI ajudando a atender conformidades regulatórias. Ela foi desenvolvida para estar alinhada com a família ISO 9001 & ISO/IEC 27001.
# O que é a ISO/IEC 20000-1:2018
A ISO/IEC 20000-1:2018 é uma norma de Sistema de Gestão de Serviços (em inglês, SMS) que especifica os requisitos para que o prestador de serviços de TI planeje, estabeleça, implemente, opere, monitore, revise, mantenha e melhore um SMS.
A ISO/IEC 20000-1:2018 requer o uso da metodologia “Plan-Do-Check-Act” (ou PDCA) em todas as partes do SMS e dos serviços.
- Plan (planejar): estabelece os objetivos e processos necessários para entrega dos serviços com qualidade.
- Do (fazer): implementa os processos estabelecidos no plano.
- Check (avaliar): monitora e estabelece métricas para os processos visando confirmar se estão sendo executados com qualidade.
- Act(agir): toma ações que visam à melhoria contínua dos processos e dos resultados gerados por estes.
Os requisitos da norma foram criados com a intenção de serem implantados em prestadores de serviços de TI de todos os tipos, tamanhos e natureza dos serviços prestados.
#O passo a passo para a ISO/IEC 20000-1:2018
O processo de auditoria é feito por uma empresa independente. A empresa inicialmente define e valida o escopo da sua certificação. Diante disso, é preciso alinhar quais são as rotinas do setor de TI que serão certificadas no processo de auditoria.
Caberá ao auditor avaliar se o negócio atende a todos os requisitos obrigatórios da norma conforme o escopo da certificação. Se tudo estiver correto, o negócio obtém um certificado com validade de três anos.
Para o head da área de Auditoria e Riscos, Diego Müller, o processo de auditoria é fundamental não só para avaliar a conformidade do sistema de gestão como sua maturidade. “No caso da Vexia, a certificação na ISO20.000-1 foi resultado de um longo processo de melhoria dos processos e serviços de TI, onde tanto as auditorias internas como a auditoria de certificação, balizaram os rumos dessa evolução”.
#Parceiro com a certificação ISO/IEC 20000-1:2018
Os benefícios de trabalhar com uma empresa com a certificação ISO/IEC 20000-1:2018 são a orientação para o serviço, a garantia da entrega de acordo com os requisitos e os níveis de serviço acordados, a disponibilidade e performance combinadas, a redução da exposição operacional a riscos, o cumprimento dos requisitos contratuais, a demonstração da qualidade dos serviços TI e o aumento da confiança nos serviços prestados por parte dos clientes e mercado.
“Como a prestação de serviço de TI da Vexia é bem consistente, é natural que tenhamos em nossa infraestrutura uma certificação que acompanhe a modernidade, a produtividade e a confiabilidade necessárias atualmente”, completa Orzzi.
Conte com a Vexia para conduzir a transformação digital da sua empresa, mitigando riscos e garantindo excelência na entrega. Entre em contato conosco!