Quatro motivos para comemorar: recebemos quatro certificações de excelência simultâneas!

Trabalhar com excelência sempre foi uma das premissas da Vexia, desde sua criação. Ao longo de sua trajetória, muito se tem investido e trabalhado para que todos os serviços e relacionamentos sejam pautados nas mais rigorosas normas e procedimentos.

Isso não é novidade. A grande notícia aqui é que a companhia acaba de receber de uma só vez quatro certificações que comprovam a assertividade da estratégia da empresa desde então. São elas: ISO 9001 (Qualidade), ISO 27001 (Segurança da Informação), ISO 37001 (Antissuborno) e ISO 20000-1 (Gestão de Serviços de Tecnologia).

A necessidade de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado a adequação de seu sistema da qualidade às normas de referência originou a atividade de certificação.


Certificação é um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente, sem relação comercial, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto ou processo está em conformidade com os requisitos especificados.

As atividades de certificação podem envolver análise de documentação; auditorias e inspeções na empresa; coleta e ensaios de produtos, no mercado ou na fábrica, com o objetivo de avaliar a referida conformidade e sua manutenção.


“Estamos realmente muito felizes, pois receber de uma só vez quatro certificações é uma chancela para todos de que a Vexia fez a melhor opção na sua prestação de serviço: a busca pela excelência!”, comemora o vice-presidente da área de Governance Risk and Compliance (GRC), João Carlos Orzzi Lucas.

“Esse também não é um passo da noite para o dia. Trabalhamos com processos que são constantemente auditados e revisados. Internamente, temos uma certificação, a Quality Control, que nos proporciona muita segurança em relação aos serviços prestados”, completa.

De acordo com o executivo, a maior satisfação nesse processo de certificações foi a coesão e coerência entre todos os funcionários ouvidos. “Para nós, essa foi a maior recompensa. Prova que esse conceito está em nosso DNA”, afirma.

No período de auditoria para a obtenção dos certificados, foram consultados funcionários muito distintos, tanto de hierarquia de cargos, quanto de localidades, assim como com tempo de casa bem diferente. “O pilar sobre a importância da qualidade é visto de maneira homogênea por todos, tanto na prestação de serviços da empresa, quanto nos processos e entrega dos resultados. Essa é uma grande satisfação”.

Para o head da área de Auditoria e Riscos, Diego Muller “A implementação de sistemas de gestão não é um desafio fácil, pois mexe com a cultura, com os processos e com a agenda de toda a organização e, no caso da Vexia, a implementação e certificação dos requisitos das 4 normas simultaneamente consagra o comprometimento de nossos profissionais e o foco total na qualidade e melhoria contínua dos nossos processos e serviços”, finaliza.

#As certificações Vexia

ISO 9001: Reconhece a capacidade da companhia em fornecer produtos ou serviços de acordo com os requisitos do cliente e quanto pretende aumentar a satisfação do cliente. Seus procedimentos são compostos para orientar como executar determinada tarefa, detalhando os processos e as responsabilidades a eles associados, e manter registros que comprovem se (e como) determinada atividade foi executada.

Seus destaques:

  • Redução de não-conformidades de bens e serviços;
  • Eliminação do retrabalho;
  • Aumento da competitividade;
  • Melhoria de imagem e reputação;
  • Aumento da participação no mercado nacional e em mercados internacionais;
  • Melhor relacionamento técnico e comercial com o cliente;
  • Maior integração entre os processos e setores da empresa;
  • Melhor desempenho organizacional pela promoção do treinamento, da qualidade e da certificação da equipe.

Os benefícios para os clientes Vexia ISO 9001:

  • Aumento da segurança, da confiabilidade e da disponibilidade dos serviços adquiridos, pois respeitam os aspectos voltados à qualidade
  • Garantia dos procedimentos que a empresa adota (grau de maturidade)
  • Modelo Lean
  • Busca de excelência constante (driven by excelence)
  • Quality Control: modelo interno de avaliação

ISO 27001: Assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de gestão em Qualidade, a norma ISO 27001 é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da informação.

Seu foco é proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Para isso, recomenda a adoção de um conjunto de requisitos, processos e controles com o objetivo de mitigar e gerir adequadamente os riscos.

Seus destaques:

  • Conformidade com requisitos legais seguindo as leis, regulamentações e condições contratuais relacionados à segurança da informação.
  • Redução de custos, pois previne incidentes de segurança.
  • Melhor organização porque auxilia não só na implantação de processos e procedimentos, como em sua documentação.
  • Valorização frente aos seus concorrentes, uma vez que os clientes cada vez mais estão sensíveis a questão de manter suas informações seguras.

Os benefícios para os clientes Vexia ISO 27001:

  • Guiados pela excelência
  • Maior agilidade na implantação de processos de robotização (RPA)
    Indicação de procedimentos desenhados e revisados por muitos anos – desde o desenvolvimento
  • Garantia dos procedimentos que a empresa adota (grau de maturidade)
  • Modelo Lean
  • Busca de excelência constante (driven by excelence)
  • Quality Control: modelo interno de avaliação

ISO 37001: Feita para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um sistema de gestão Antissuborno, definido de maneira genérica como: “oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não financeiro), direta ou indiretamente, e independente de localização (ões), em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações”. Sua regulamentação reforça a obrigatoriedade de consulta à legislação aplicável de cada país.

Seus destaques:

  • Pode ser um sistema autônomo ou integrado com outros sistemas de gestão
  • Contribui para demostrar a implementação (total ou em parte) de um “Programa de Integridade” de acordo com o Decreto 8420/2015, que regulamenta a Lei 12846/2013 (conhecida como “lei anti-corrupção”)

Os benefícios para os clientes Vexia ISO 37001:

  • Adoção de modernas práticas e uso de Inteligência Artificial
    Centrada e focada em atender empresas no Brasil, apesar de ter clientes no exterior
  • Alavancada para ser uma referência na prestação de serviço
  • Quality Control: modelo interno de avaliação

ISO 20000-1: Atesta que todos os requisitos necessários para a prestação de serviços mantém um alto nível de qualidade e estão em perfeito alinhamento com a abordagem à gestão por processos definida pela Information Technology Infrastructure Library (ITIL)

A norma estabelece definições de políticas, objetivos, procedimentos e processos de gestão para assegurar a qualidade efetiva na prestação de serviços de TI.

Seus destaques:

  • Referenda a qualidade dos serviços de TI
  • Auxilia nas conformidades regulatórias
  • Estabelece os objetivos e processos necessários para entrega dos serviços com qualidade.
  • Implementa os processos estabelecidos no plano.
  • Monitora e estabelece métricas para os processos visando confirmar se estão sendo executados com qualidade.
  • Adota ações que visam à melhoria contínua dos processos e dos resultados gerados por estes.

Os benefícios para os clientes Vexia ISO 20000-1:

  • Garantia da entrega de acordo com os requisitos e os níveis de serviço acordados
  • Disponibilidade e performance combinadas
  • Redução da exposição operacional a riscos
  • Cumprimento dos requisitos contratuais, a demonstração da qualidade dos serviços TI
  • Aumento da confiança nos serviços prestados por parte dos clientes e mercado

#Certificação e expansão exponencial

“Essas certificações reforçam a vocação do crescimento da Vexia”, acrescenta o CEO, Roberto Uemoto. “Tivemos nos últimos anos uma expansão exponencial e estamos preparados não só para crescer, como apoiar nossos parceiros nessa nova fase de boas perspectivas para o País”.

E para quem tem tudo isso em seu portfólio, fica bem mais fácil falar em qualidade na prestação de serviços. “Hoje a tendência é que os clientes passem a exigir dos fornecedores e parceiros essas certificações, a fim de reduzir custos com auditorias de qualificação. Estamos aptos a contribuir para essa nova fase”, acrescenta.

Segundo o executivo, dobrar a operação, por exemplo, não significa necessariamente dobrar o tamanho da empresa, muito menos seu custo. “Hoje temos recursos como a robotização, que otimiza o tempo dos funcionários, aumentando a agilidade em processos repetitivos e proporcionando maiores desafios em relação ao uso da inteligência e capacidade técnica de cada equipe”, explica.

“Desta forma, há uma maior segurança financeira para as companhias, sem abrir mão dos princípios e conceitos básicos de gestão, muito presentes na Vexia em parceria com a ESPM, por exemplo”, completa Ricardo Castro, vice-presidente da área de Digital Technology Solutions (DTS). “Outra grande possibilidade é a presença da Vexia no ONOVOLAB que amplia nossa capacidade de serviços e uso intensivo da tecnologia e a robotização na solução de problemas”.

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Ricardo Castro
VP Innovation, Digital & Operations
Roberto Uemoto
CEO
João Carlos Orzzi Lucas