Um estudo realizado recentemente pela ACE Cortex, consultoria em inovação na prática, trouxe alguns dados alarmantes sobre as iniciativas inovadoras do cenário brasileiro.
De acordo com os dados levantados pela pesquisa, apenas 23,2% das empresas contam com líderes que admitem a prática da inovação.
Em um mercado marcado pela tendência de comportamentos ágeis, tecnológicos e inovadores e características não lineares, imprevisíveis e ansiosas, não investir em inovação é assinar um termo de compromisso com a vulnerabilidade e colocar o negócio sujeito às inúmeras transformações do mercado.
A prática de inovação dentro do contexto corporativo se tornou um caminho inteligente de atingir sustentabilidade e perenidade de atuação.
Ao manter o foco da empresa 100% nos objetivos atuais, sem buscar entender qual o próximo passo do mercado, as estratégias passam a não levar em conta futuros panoramas que têm a capacidade de mudar completamente o rumo do seu segmento, ameaçando perigosamente as chances de a organização seguir fazendo sentido em novos cenários.
Ainda de acordo com o estudo, foi possível mapear algumas das razões pelo índice tão baixo de inovação no cenário brasileiro. O maior deles foi a falta de maturidade para investir em inovação, apontada por 79,2% das empresas que participaram da pesquisa.
Fatores como a baixa capacitação profissional e a dificuldade em desenhar uma estratégia para essa atuação também foram indicados pelas empresas como pontos de dificuldade ao cultivar práticas inovadoras.
Por que investir em inovação?
Apesar dos números, o comportamento inovador tende a deixar de ser um investimento “extra”, para ser mentalidade básica.
Em função das grandes mudanças globais vistas nos últimos anos, aceleradas pela pandemia do covid-19 e pelo movimento de transformação digital, vemos um mercado consumidor com uma tendência cada vez maior para a personalização de serviços e produtos.
De acordo com a CX Trend 2022, pesquisa de tendências da empresa de software Zendex, 60% das pessoas afirmou que desenvolveram padrões mais altos para avaliar um bom atendimento e 97% declarou ter mais disposição para gastar com empresas que personalizam seus serviços e produtos.
Diante desses dados e da personalização em voga no mercado, empresas inteligentes têm usado seu ecossistema de inovação para desenvolver e aumentar suas soluções personalizadas voltadas para as necessidades de seus clientes e para a prospecção de novos mercados.
Com o avanço expressivo de tecnologias digitais, como o metaverso e a Internet das coisas, organizações conseguem estudar e investir em panoramas de alta personalização que aumentem seu valor percebido em mercado.
Como iniciar ou potencializar as práticas de inovação da minha empresa?
O primeiro aspecto a ser trabalhado é o aculturamento. Práticas de inovação precisam ser mais do que um discurso visionário da empresa, elas precisam ser vividas dentro de um ecossistema que de fato pratique a inovação, invista em pesquisa, teste, conhecimento, engajamento e comportamento inovador.
Apesar de ser importante criar uma área voltada para inovação, o planejamento estratégico precisa levar em conta que a empresa como um todo deve carregar essa mentalidade.
E como aplicar esforços em uma nova frente, sem prejudicar o meu corebusiness?
Para manter um equilíbrio no objetivo estratégico da empresa é importante entender como a ambidestria organizacional pode ser aplicada no planejamento da organização, a fim de que a excelência e a inovação sejam meios de protagonizar a atuação de mercado.
A Vexia é comprometida com a melhoria contínua e com uma visão estratégica do futuro. Apoiamos organizações com métodos ágeis para o desenvolvimento de novas soluções em busca da inovação e com consultorias personalizadas para diferentes objetivos. Fale com um de nossos especialistas e protagonize em seu segmento de mercado.
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