Na hora de contratar uma consultoria em segurança da informação, há vários pontos que não podem ser ignorados. Leia mais em nosso artigo.

Atualmente, as empresas investem cada mais tempo e dinheiro para captar, processar e analisar dados, já que isso proporciona maior rentabilidade e tomada de decisões mais acertadas.

Diante desse cenário, os dados tornam-se extremamente valiosos, devendo ser protegidos com total responsabilidade. Não é por acaso que muitas organizações já optam por contratar uma consultoria em segurança da informação.

Se você ainda não está familiarizado com esse tipo de serviço, não se preocupe. A intenção deste artigo é justamente informá-lo para que decida se vale a pena investir em uma consultoria com essa finalidade. Então, acompanhe!

O que é uma consultoria em segurança da informação?

A consultoria em segurança da informação é um serviço prestado por profissionais altamente capacitados em áreas como tecnologia da informação (TI), governança e, com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados, também a área de Direito, com o objetivo de proteger uma instituição de incidentes de segurança.

Nesse trabalho, os profissionais especializados criam estratégias de segurança para proteger dados, informações e ativos da empresa no ambiente virtual. Além disso, educam e orientam as equipes para evitar brechas e manter as boas práticas implementadas.

Como funciona uma consultoria em segurança da informação?

A parceria entre a empresa e os especialistas de segurança costuma se desenvolver da seguinte forma:

  1. o trabalho da consultoria inicia com um diagnóstico de segurança, momento em que ocorre a identificação de riscos;
  2. a partir daí, os consultores avaliam os melhores caminhos para reverter os pontos identificados e compartilham as soluções com os responsáveis da empresa;
  3. depois, coordenam a implementação das melhorias na organização;
  4. por fim, fazem todo o acompanhamento e orientação para que essas soluções se transformem em práticas constantes, prevenindo futuros incidentes.

Exemplo de consultoria da Vexia

A Vexia, em seu trabalho de consultoria, adota o método GRC como portfólio de segurança: Governança, Risco e Conformidade. Isso está alinhado com melhores práticas de mercado, padrões mundiais e certificações.

Dentro da Governança, digamos, a consultoria cuida de tudo que é relacionado à estratégia de segurança para a empresa, como as regulações. Por exemplo: uma corporação da área de cartão de crédito obrigatoriamente estará sujeita a alguma regulação, como a PCI (Payment Card Industry). Já uma organização com ações na Bolsa de NY deverá responder às exigências de um instituto de boas práticas de controle, entre eles o controle de segurança.

Recentemente no Brasil, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados, que obriga as empresas que manipulam dados de pessoas naturais a cumprirem uma série de requisitos de tecnologia e processos, a fim de garantir a confidencialidade dessas informações, bem como avaliar se sua utilização está de acordo com a finalidade para qual esses dados foram coletados.

Fazem parte do trabalho de Governança: a identificação das leis que se aplicam ao negócio e qual é a estratégia de segurança para isso; o desenvolvimento de normas para o cumprimento da legislação; a criação de estratégias para conscientizar os usuários; a adoção de métricas de segurança.

Essa é apenas a primeira parte da parceria. O trabalho continua sendo desenvolvido com ainda mais profundidade nas etapas de Risco e Conformidade, garantindo total segurança dos dados corporativos.

Quais são os benefícios de se contratar uma consultoria em segurança da informação?

Informações estratégicas

A partir do momento em que você tem um parceiro confiável, seu negócio passa a contar com informações estratégicas a respeito do mercado. É possível descobrir, por exemplo, o que as outras empresas estão praticando e quais são as tendências de segurança da informação.

Agilidade na eliminação de vulnerabilidades

Um parceiro especializado na área de segurança atende várias empresas diferentes. Às vezes, uma ameaça já chegou em um cliente, mas ainda não chegou no outro. Quando você contrata uma consultora, pode se proteger antes de ser afetado na prática.

Otimização dos recursos de TI

Ao contratar uma consultoria em segurança da informação, você tem acesso à expertise de profissionais altamente treinados. Isso propicia otimizações dos recursos de tecnologia da informação. Afinal, ao desenvolver o plano estratégico de segurança eles considerarão grande parte do seu contexto atual de TI.

Melhorias de processos

A fim de se proteger contra possíveis ameaças, a empresa invariavelmente otimiza seus processos. Afinal, identificar e mapear riscos em todos os setores exige que os líderes tenham clareza do funcionamento operacional da organização. Por isso, é comum que ao investir em segurança da informação as corporações revejam certas práticas, gerando otimizações que trazem mais produtividade e eficiência.

O que é necessário considerar antes de contratar uma consultoria em segurança da informação?​

Necessidade por orientação ou operação

O primeiro ponto importante antes da contratação é se perguntar do que o seu negócio realmente precisa. A companhia necessita de uma consultoria (para implementar boas práticas e fazer um acompanhamento com orientações) ou de alguém que faça a gestão de segurança da informação (para operar na prática todas as ações que a empresa realizará internamente)?

Há empresas, como a Vexia, que prestam ambos os serviços. No entanto, a decisão depende da sua estrutura e do quão completo é o seu departamento de segurança da informação.

Confiabilidade e requisitos do parceiro

Quando você contrata um advogado, ele deve ser filiado à OAB; um médico precisa ter um CRM; e um arquiteto, o CREA. Ao contrário desses exemplos, o mercado de segurança de Segurança não tem um órgão regulador. Por isso, é essencial ficar atento e avaliar a capacitação dos profissionais.

A boa notícia é que existem certificações que garantem que os consultores têm determinados conhecimentos e habilidades. Uma das principais certificações é a CISSP, sendo que há outras, como CISM e ISFS. Portanto, não deixe de verificar se o seu parceiro em potencial é certificado em relação às principais capacidades.

Experiência de mercado

Junto às certificações, a experiência de mercado é uma ótima maneira de avaliar o nível profissional dos consultores. Mais do que o número de anos na área, procure observar as vivências, depoimentos de clientes, cases de sucesso etc.

Em geral, é importante conferir se a empresa que está dando consultoria tem um portfólio de clientes já sólidos. Isso dará um embasamento para que ela faça recomendações dentro do que é praticado pelo mercado.

Como a Vexia pode ser uma parceira em soluções de consultoria em segurança da informação?

A Vexia tem um histórico de mais de 10 anos de mercado com vasta experiência. Ao longo desse período, a empresa implementou soluções de Segurança para os mais diversos segmentos, tanto no Brasil quanto no exterior, construindo uma base de informações de segurança de maneira global. Além de contar com atendimento especializado, a Vexia atua em um modelo de startup, oferecendo um custo muito competitivo tanto na consultoria em segurança da informação quanto em outros serviços.

Por fim, já que estamos falando de dados, aproveite e faça o download do nosso Ebook Gratuito sobre Analytics. Com ele, você melhorará a captação e análise de informações na sua empresa. Aproveite!

Colaborou João Paulo Taborda, Coordenador de Segurança da Informação da Vexia e detentor das certificações CISSP, PMP, ISFS, ITIL, MCSA e CCNA. É especialista em Redes de Computadores pela UFSCar e em Gestão de Projetos pela FATEC. Possui mais de 12 anos de experiência em TI e Segurança da Informação.

Consulte um especialista Vexia.


Envie sua mensagem que um especialista Vexia retornará o contato. Obrigado pelo interesse!

Buscar