A área de Recursos Humanos (RH) talvez tenha sido a que mais precisou de agilidade para as decisões corporativas neste momento de pandemia. Home office, saúde, segurança e produtividade foram alguns dos focos de urgência para gerenciar e equilibrar a gestão de pessoas.
Depois da corrida pela adaptação ao “novo normal”, todos estão pensando no futuro, tentando compreender tendências e se preparar para esse mundo muito mais digital e interconectado.
É aí que entra a automação e a sigla RPA (Robotic Process Automation), cada vez mais conhecida pelos profissionais da área que buscam acompanhar a transformação digital e, dessa forma, otimizar suas operações. A área de Recursos Humanos é um dos que mais envolvem processos manuais e burocráticos, como por exemplo, contratação de pessoas, pagamento de salários, controle de férias, normas financeiras e trabalhistas.
Uma reportagem da revista Você RH de dezembro de 2020 trouxe a informação de que, para 52% dos profissionais de RH do País, a companhia em que trabalham é pouco tecnológica. Apesar do cenário desafiador, para Rosangela Távora, head de pessoas da Vexia, o último ano representou um grande avanço sem precedentes em relação à digitalização do setor. “Além das empresas, os órgãos públicos também estão se reinventando, o que é uma grande evolução diante da morosidade e burocracia existentes “antes pandemia”. Como por exemplo, a aceitação de assinaturas digitais, liberações de fgts por “apps”, e tantos outros. E com essas “mudanças de cultura e inovação”, todos ganharam em agilidade nos processos de RH e principalmente na entrega do produto final que é para o nosso cliente interno (profissional) ou externo (clientes), ressalta.
Os RPAs (Robotic Process Automation) aplicados aos processos de RH organizam, integram e garantem a segurança das informações. Essa mudança cultural que ainda está em curso, traz a tendência de um RH mais estratégico e atuante junto às definições de negócios das companhias.
Mas, afinal, por onde começar a automação de processos no RH?
Cada empresa possui diferentes fluxos e cenários a serem avaliados, mas há duas atividades centrais que os robôs podem atuar: admissão e demissão de profissionais.
A Vexia lançou para o mercado, em meados de 2020, o RH 360 – uma ferramenta para automatizar os processos de contratação, desde o recrutamento e seleção até o relacionamento com o candidato, tudo de forma digital, eliminando a necessidade de formulários e documentos em papéis. O candidato consegue enviar todos os documentos e fotos por meio do seu smartphone e os RPAs fazem a leitura e os inputs dos dados diretamente no sistema do RH.
“Com os RPAs, o risco de erro na informação lançada é praticamente zero. Além disso, o robô mantém o histórico de data, origem e destino de todas as informações”, pontua André Fernando de Lima, coordenador de sistemas da Vexia, lembrando também sobre a importância do cumprimento das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
De acordo com João Santos do Prado, gestor de pessoas da Vexia, o RPA reduz em média 50% do tempo que costuma se levar para contratar alguém. O produto tem sido uma oportunidade de otimização para setores que possuem um alto turn over, como o da construção civil, ou que tenham picos sazonais de contratações, como o varejo.
Além da agilidade e redução nos custos com impressão de documentos e deslocamentos, o follow up com o candidato é outro diferencial. “A ferramenta possui um chatbot para orientar o candidato em todas as etapas, mas, caso ele ainda fique com dúvida, o contact center da Vexia dá todo o suporte que ele precisar, e isso acaba liberando uma grande demanda interna das empresas”, explica.
Apesar das desigualdades brutais de acesso à informação e educação de qualidade do Brasil, a transformação cultural para um mundo digital já começou e a área de Recursos Humanos tem sido cada vez mais reconhecida como parte estratégica dessa jornada. “É nisso que a Vexia aposta -, tecnologias que ajudem a liberar pessoas para exercerem seus potenciais criativos e se tornarem agentes de transformação.”, completa Rosângela.
A Vexia pode ajudar sua empresa a otimizar os processos da área de Recursos Humanos com soluções de RPAs personalizadas. Entre em contato com nossos especialistas!