Você conhece todas?

Ao final de 2022, fizemos uma previsão de tendências para o mercado de negócios e demos um panorama do que era possível esperar do ano de 2023. 

Faz parte da forma como evoluímos os nossos offering, constantes pesquisas de mercado, análises de negócios e estudos de como as recentes tecnologias impactam o cenário mundial, nacional e o mercado. 

Citamos como comportamentos e tecnologias a serem amplamente exploradas no ano de 2023 os sistemas híbridos, com grande foco para as operações em Cloud; a descentralização de dados, tendo como epicentro a segurança da informação e outros comportamentos. 

Chegamos agora no meio de 2023 e, apesar de vermos todos esses comportamentos citados sendo explorados, o mercado nunca se transformou de forma tão rápida. A inovação e o desenvolvimento das tecnologias crescem de forma exponencial, encurtando caminhos que em análises matemáticas já eram rápidos demais. 

Fizemos uma análise das principais pesquisas e levantamos o que podemos esperar do mercado como tendências para o segundo semestre do ano: 

Inteligência Artificial Adaptável 

O lançamento do ChatGPT em sua quarta versão gerou ainda mais movimentação no campo da Inteligência Artificial. 

A tecnologia criada pela empresa OpenAI, que vem sendo aprimorada desde o primeiro lançamento em 2020, fez com que gigantes da tecnologia priorizassem e  investissem ainda mais na tecnologia IA. 

Os estudos evoluem de forma acelerada e podemos esperar para o segundo semestre de 2023 ainda mais da Inteligência Artificial Adaptável. 

Empresas de todos os setores usam cada vez mais interações robóticas que são capazes de adaptarem-se às interações humanas, gerando dessa forma a otimização de processos e valorizando a experiência do consumidor. 

Cloud Computing e a cultura colaborativa 

Softwares como o Google Workspace e o Microsoft 365 permitem que empresas mantenham seu ecossistema online integrado. 

Com a normalização do home office, empresas passaram a investir em melhores plataformas para suportarem atividades como comunicação, armazenamento e organização. 

As plataformas colaborativas promovem maior conexão entre os profissionais, atualizações em tempo real, reuniões online, segurança para todas essas atividades e armazenamento de dados da empresa. 

É o ecossistema da organização integrado em um mesmo ambiente digital, através de uma série de ferramentas dessa plataforma. 

RPAs

Junto com a maior aplicação da inteligência artificial está a criação de softwares para automatização de tarefas. 

A tecnologia executa processos baseados em regras pré estabelecidas. 

O investimento das empresas em tecnologia de automação de processos tem o objetivo principal de otimizar tempo e recurso. Com tarefas repetitivas sendo realizadas por RPAs, os profissionais conseguem assim dedicar seu tempo para atividades que exijam maior análise crítica. 

Digitalização 

Impulsionada pelas tecnologias de informação, a digitalização é um caminho sem volta. 

Apesar de básica e fundamental para muitos negócios, ainda é um investimento a ser feito por outros tantos. 

Setores da educação e da saúde têm se mostrado cada vez mais adeptos da tecnologia. O impacto também é grande quando falamos da digitalização no setor público. 

Uma estimativa do Ministério da Economia aponta a digitalização como responsável por gerar dois bilhões de reais ao cofre público. Digitalização figura a lista de principais tendências para o segundo semestre.

Segurança da Informação 

Com o avanço da Inteligência Artificial e da digitalização, a preocupação com a segurança da informação começa a figurar pautas mais urgentes.

O crescimento de ataques cibernéticos globais cresceu 31% no primeiro trimestre de 2023, estima a empresa Trend Micro. 

Além dos ataques visando retorno financeiro, a autenticação de dados, privacidade, desinformação e desafios legais são preocupações que tendem a aumentar nos próximos anos. 

Além de adaptação, as tendências para o segundo semestre que envolvem tecnologia e comportamento exigem uma cultura voltada à inovação, bem como um estudo aprofundado dos impactos de um novo comportamento e uma série de fatores que demandam análise crítica e conhecimento de mercado. 

Saiba como não ser deixado para trás pelo mercado com a expertise consultiva da Vexia. 

Fale com um de nossos especialistas e prepare sua empresa para o segundo semestre.