Entenda como a Vexia fomenta o ecossistema de inovação através de parcerias.

No ano de 2021 uma novidade foi introduzida à estrutura organizacional da Vexia: o cargo de Head of Inovation & Business Development. A ideia por trás do novo passo é evoluir o modelo de inovação da organização com uma prática e um executivo voltados para o assunto, para assim termos um epicentro de inovação responsável por fomentar o exercício de inovar.  

Apesar da prática e do Head específicos, inovação não deve ficar atrelada a um grupo, uma pessoa ou apenas uma área. O objetivo maior da Vexia é fazer com que a cultura da organização incorpore essa busca pela inovação diária.  Com este propósito atingido, saberemos que a mentalidade e o modelo de negócio da empresa buscam permanentemente pela inovação, sem que o conceito fique restrito a quem estiver dedicado ao objetivo no momento.  

Como se aproximar da inovação? 

Uma das formas que a Vexia encontrou de trazer a inovação para dentro da dinâmica da organização foi adotar o modelo de Open Innovation. Essa concepção rompe com a tradicional ideia de que o conhecimento deve ser obtido e mantido internamente apenas pela organização, mas sim de forma compartilhada.  

“Achar que a empresa por si só vai ser capaz de inovar com a mesma intensidade que ela teria com a interação com o mundo externo é errôneo. A interação com o mundo externo é sempre fundamental para o ecossistema de inovação.” Acrescenta Luiz Ortiz, Head of Innovations & Business Development.  

Uma das muitas propostas do modelo de Open Innovation é aproximar a organização aos grandes ecossistemas de inovação, onde atuam startups e parceiros também com soluções de alto valor para a Vexia. Essa aproximação permite a troca de informações, associações de sucesso, acesso aos eventos e interações com empresas do mesmo portfólio ou de portfólios de interesse, um conjunto de iniciativas que fazem com que a empresa esteja mais aberta ao âmbito da inovação.  

Benefícios do Open Innovation  

Dentro da Vexia o modelo de Open Innovation ainda está em processo de maturação. Estamos cada vez mais próximos desse formato de compartilhamento de ideias, mais ainda enxergamos espaço para onde evoluir, visto que os benefícios de uma atuação plena são inúmeros: 

  • Ponto de partida para o processo inovador interno. 
  • Redução do tempo entre desenvolvimento e comercialização. 
  • Redução de custos em diversas etapas. 
  • Geração de novos mercados. 
  • Redução de riscos de rejeição do produto/serviço. 
  • Geração de ideias e base de conhecimento. 
  • Promoção de mudança de perspectiva 
  • Inovação para produtos e serviços já existentes. 
  • Redução de riscos, custos e prazos. 
  • Democratização do acesso às ideias. 
  • Promoção do networking. 

A oportunidade de ampliar e maturar o modelo de Open Innovation surge conforme novos produtos e serviços vão sendo criados.   

A organização precisa agir de forma inteligente para entender quando criar as soluções do zero e quando buscar ajuda e parcerias no mercado para criar novas soluções ainda melhores com colaboradores que tenham experiências nas áreas.  

Na Vexia, no ano de 2021, cultivamos parcerias para entender como são as metodologias de consultoria e processos para geração de soluções dentro das práticas da própria Vexia e para clientes de mercado.  

Neste ano também estivemos dentro de um ecossistema de inovação em São Carlos onde pudemos colher e gerar fontes de informação, apoio, entendimento e contribuição. Mais do que nunca é tempo de estar próximo e fomentar esse ecossistema. 

A ideia é que possamos acelerar a estruturação desses processos de solução, para que em 2022 possamos captar junto à população da Vexia as necessidades do mercado, sabendo onde atuar e como entregar melhores soluções. Que seja uma busca ativa por melhores resultados. 

As questões de inovações e parcerias relacionam-se diretamente com a frente de criação de novos produtos. A Vexia busca entender continuamente como os clientes enxergam a necessidade dos produtos e como vão entender a aplicabilidade deles no futuro. Ter essa visão escalável voltada para produto é uma carência de mercado que a Vexia visa suprir.  Gerar parcerias com startups, sejam elas desenvolvedoras de produtos, métodos ou serviços, é apenas uma das formas de entregar essa transformação de mercado. 

O objetivo da Vexia é ser uma grande fábrica de soluções e isso não se traduz apenas em produto, mas na característica ágil de identificação e resolução de problemas.  

Temos, de forma clara, um foco para os próximos anos acerca da pratica de inovação. E acreditamos que o trabalho da Vexia em cima de temas como Cloud Computing, Procurement 5.0 e RPAs pode transformar o mercado. Acompanhe para saber mais.