O que é e por que as empresas precisam de uma comunicação corporativa?

No nosso primeiro ano como uma empresa 100% de mercado, muitos alinhamentos precisaram ser feitos para que a mentalidade do negócio acompanhasse o grande passo dado. Abordamos alguns desses ajustes nos temas que tratamos ao longo do ano: reestruturação organizacional, recrutamento de capital humano, decisões transformadoras que precisaram ser tomadas tendo em vista um comportamento ambidestro e uma reação ágil e adaptável perante o mercado. Durante este ano buscamos muito o aprofundamento e completo exercício em outra grande questão para contemplar os nossos objetivos iniciais: a comunicação corporativa.  

O que representa uma comunicação corporativa para uma organização? 

Existem dois grandes mundos de uma organização que precisam necessariamente estar alinhados, o externo: clientes, colaboradores, mercado e parceiros, e o interno: profissionais, terceiros, acionistas e diretoria. Dentro desses dois grandes nichos, o mundo externo e o mundo interno, existem ainda diversos pequenos segmentos como áreas da organização, setor específico de mercado, profissionais com capacidades e habilidades diferentes.  

Dentro da comunicação todos esses fragmentos precisam ser abordados, tendo em vista suas características únicas, entretanto é de responsabilidade da comunicação corporativa fazer com que a mesma mensagem, alinhada aos valores e propósito da organização chegue tanto no interno quanto no externo da mesma forma, independente dessas características únicas.  

Incorporadas à comunicação corporativa temos a comunicação institucional, responsável por tudo aquilo que diz respeito à imagem e identidade da empresa perante o público; a comunicação mercadológica, com o objetivo comercial de impulsionar e trabalhar na imagem daquilo que a empresa vende, seja produto ou serviço; a comunicação administrativa, relacionada à comunicação organizacional e jurídica da companhia e a comunicação interna, planejada para estabelecer um canal de diálogo com os profissionais que trabalham na empresa.  

É por meio de um conjunto de atividades estratégicas que se alinha tudo o que é dito, em nome da empresa. Eventos, comunicados, discursos, palestras, memorandos, publicidade, rede social, matéria em blog, portal interno e eventos institucionais fazem parte dessa estratégia que colaboram para uma imagem transparente e de acordo com a visão da organização, isso evita que diferentes stakeholders recebam diferentes sinais vindos da empresa.  

Benefícios da Comunicação Corporativa  

As consequências positivas de uma transmissão de ideias alinhada, clara e limpa são inúmeras para uma empresa de qualquer porte. Quanto maior a organização, ainda maior o cuidado e o alinhamento de ideias para que nenhum dos comunicados saia do escopo planejado. Confira alguns desses benefícios:  

  • Diminui os riscos de ruídos na comunicação. Chamamos de ruídos tudo aquilo dentro da comunicação, interno ou externo, que interfere o processo de diálogo entre o emissor e o receptor. O responsável pela mensagem deve se preocupar também em eliminar ao máximo esses ruídos.  
  • Fortalece a marca e aquilo que é vendido. Quando a comunicação é unificada, a mensagem e o propósito da marca ficam mais fortes perante os stakeholders, os seus clientes sentem mais confiança na marca e consequentemente nos seus serviços.  
  • Estabele um clima organizacional agradável. Quando mais clara a empresa for em relação ao seu ambiente interno: comunicados, regulamentos e eventos, melhor as pessoas se relacionam e recebem os novos comunicados e ideias.  
  • Impulsiona a cultura da empresa. Por maior que seja o esforço em implantar ações pró cultura, não há melhor disseminador de ideias e hábitos do que profissionais que abraçam as práticas da empresa, portanto profissionais esclarecidos e alinhados ao que está acontecendo com a organização são mais favoráveis ao ambiente interno.  
  • Aumenta a produtividade. Profissionais que abraçam a cultura, estão imersos em um clima organizacional mais agradável e estão esclarecidos quanto ao propósito da empresa são também profissionais mais produtivos e mais engajados pois entendem o seu objetivo, a missão da empresa e o quanto são importantes para fazer aquilo acontecer.  

Na Vexia buscamos exercer a comunicação corporativa de forma assertiva e planejada, alinhando todos os objetivos da organização em busca de oferecer o melhor para os nossos parceiros, clientes, colaboradores e profissionais. Fique de olho em nossos meios de comunicação para saber as novidades Vexia.