Segundo dados reunidos pelo relatório 22 Trends: Automation Accelerates realizado pela UiPath, empresa global de softwares, 56% das grandes empresas têm ao menos quatro iniciativas de investimento em automação e 15% têm mais de dez iniciativas, informações levantadas pela Gartner. Ainda nessa temática, os RPAs foram os softwares que mais cresceram entre 2019 e 2020, com índice de crescimento de receita de 38,9%, dados também levantados pela Gartner.
Seguindo a linha da tendência global de automação, novos processos ricos em inovação e tecnologia surgem e se atualizam para elevar os níveis estratégicos de uma empresa e automatizar tarefas importantes.
Dentro do setor de compras, o processo de procurement tem ganhado holofotes no último ano. Abrangendo diversos elementos da cadeia de suprimentos, o método surgiu para aprimorar o esquema de aquisição das empresas, incluindo o relacionamento com fornecedores, o valor das negociações, gestão de contratos, segurança nos dados e maior facilidade nas transações digitais.
Como funciona o procurement?
O recurso do procurement envolve a coleta de informações, consultas, comparações de preços, negociações, avaliações, seleções de amostras, decisões, requisições, pedidos, lembretes, aceitação de compras e pagamento, tudo isso através da tecnologia blockchain que permite que todas as volumetrias de negociações sejam unificadas em um único código, permitindo a potencialização dessas negociações.
Contextualizando a tecnologia usada no Procurement, o blockchain impede a manipulação de um bloco de informações sem afetar os outros blocos que a ele estão atrelados. Após uma informação ser registrada em blockchain, o material fica armazenado nessa cadeia de blocos, e quanto mais blocos criados, maior a dificuldade de reversão, gerando a descentralização e ao mesmo tempo maior segurança das informações.
É importante ressaltar o nível de detalhamento e criteriosidade dessas etapas que, ao serem realizadas por meio de automatização, resultam em menos erros para a conta final da organização.
Procurement 5.0
No ano de 2022, a Vexia entrou em uma nova jornada para apoiar empresas que buscam protagonizar os processos de suas cadeias de suprimento com excelência e inovação. E para assumir a atuação da frente de procurement junto ao mercado, a Vexia junto às empresas CH Master e DGB Consultores criaram a Blockchain Procurement Company (BCP), uma companhia especializada na última atualização do processo de Procurement, o Procurement 5.0.
Com o objetivo de criar uma rede de empresas conectadas através de uma base comum de cadastros e aptas a participar de um blockchain de operações de compras, a BCP visa aumentar a velocidade das aquisições por parte das empresas, por meio de uma metodologia de smart sourcing.
A BCP e o procurement 5.0 proporcionam mais de 3, 5 milhões de itens saneados e com um código único para compra, além não ser uma ferramenta que necessite Go Live.
Com a automação de processos em diferentes segmentos, as empresas buscam, no geral, resultados em redução de custos, aumento da eficiência, diminuição da probabilidade de erros, padronização de processos, maior transparência, centralização de informações para garantir um ecossistema com mais decisões assertivas baseada em dados e maior engajamento por parte dos profissionais.
Conte com a BCP e a Vexia para a adoção de tecnologias inovadoras como o Procurement 5.0. Fale com um de nossos especialistas e impulsione o protagonismo da sua organização através da automação. A transformação digital acontece agora, não perca tempo.
[consulte url= “https://www.vexia.com.br/contato/ janela=”sim” pos=”centro” titulo=”fale com um especialista”]