É tempo de balanços. Com a chegada do final de mais um ciclo anual é inevitável que reflexões mais densas tomem corpo e ocupem espaço na mesa na hora do planejamento estratégico de pessoas, famílias, pequenas empresas, médias organizações e grandes negócios. Planejamentos robustos são pensados para o próximo ano e novas estratégias traçadas objetivando melhores rumos em 2022.
Para completa análise crítica, é importante que o exercício do planejamento esteja aliado à prática de olhar para o que foi feito. Construir uma retrospectiva é uma das mais assertivas formas de avaliar o que foi realizado, pontuando o que precisa ser aprimorado e destacando a excelência das boas realizações alcançadas.
O ano de 2021, apesar dos altos e baixos do cenário nacional e global, foi um ano muito assertivo para a Vexia. Conseguimos contornar as adversidades com agilidade, inovação e excelência e operamos o nosso primeiro ano como uma empresa 100% de mercado, com isto somos o único case de spin off brasileiro com maior faturamento com origem de fora do portfólio original das investidoras.
Essa transição madura da Vexia fez com que conseguíssemos unir o melhor dos dois mundos, características boas de um Centro de Serviços Compartilhado (CSC), como um serviço bem alinhado e com proximidade, em conjunto à musculatura e habilidades características de uma empresa de mercado, como a ambidestria, fast response e competitividade.
Realizações Vexia 2021
Em função do novo corpo da Vexia e do alinhamento das boas práticas de CSC com as habilidades de mercado, a organização foi capaz de estruturar pacotes de offerings conectados à realidade digital para atender aos clientes com melhores soluções em serviço e produtos. Esse desafio nos trouxe um cenário de crescimento exponencial, dobramos o faturamento nos últimos 365 dias e triplicamos o número de parcerias com startups, a fim de impulsionar o ecossistema de inovação e tecnologia.
“Nossa busca por soluções efetivas, inovadoras e sempre conectadas à realidade digital permeada por uma relação próxima com nossos clientes, vem conferindo a Vexia números robustos de crescimento. De 2020/21 o crescimento foi de 3 dígitos, sendo que mais de 90% desses novos negócios teve origem na base atual de clientes, um número muito difícil de alcançar no segmento! Porém nossa ambição vai além, queremos cada vez mais potencializar nossas soluções para nossos clientes terem maior capability para enfrentar seus desafios, nessa linha, para 2022, estamos ampliando soluções voltadas a cloud, SaaS e PaaS, imprescindíveis à jornada digital, além de outras disruptivas como o Procurement 5.0 que embarca conceitos do blockchain”, ressalta Roberto Uemoto, CEO da Vexia.
Ainda no ano de 2021, compreendemos mais a fundo a necessidade de uma resposta ágil e adaptabilidade por parte de toda a dinâmica da empresa. Em 2020 tivemos de agir de forma rápida em prol da saúde pública e adotar o home office como prática de trabalho.
Em 2021, a Vexia entendeu o momento de mercado e adotou o sistema de modelo híbrido – ainda respeitando todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde – para não só reduzir riscos de contágio, como contemplar práticas de facilities, através de um menor custo, mas principalmente viabilizar a adição de novos talentos de qualquer lugar do mundo.
Na retrospectiva da operação ressaltamos alguns pontos de extrema relevância para o ano que passou. A Vexia trabalhou com o desenvolvimento massivo de RPAs com IA para automação de processos, o ano de 2021 afirmou o quão transformadora a vertente digital pode ser no resultado dos serviços e produtos oferecidos, e por isso inovação digital e alto nível de entrega fizeram parte dos objetivos da Vexia este ano. Sobre esse tema, Ricardo Castro, vice presidente de Digital Technology Solutions, evidencia:
“Inovação passou a fazer parte da Cultura da Vexia e envolve todos os profissionais e nosso ecossistema de startups e parceiros. Com nossa estratégia ambidestra estamos inovando no nosso “core business” tanto de forma incremental como disruptiva, como também nas ‘proximidades do Core’ com a construção de MVPs de novos serviços que resolvam as dores dos nossos Clientes.
2021 também foi um ano em que alinhamos ESG à estratégia da Vexia. Definimos nossa matriz de materialidade avaliando nossos impactos nas dimensões ambientais, sociais (tanto dos profissionais como da sociedade em geral) e governança e priorizando as ações onde temos maior impacto.”
Com todas essas mudanças positivas na dinâmica da Vexia, enxergamos durante o ano uma necessidade de rever alguns pontos da estrutura organizacional da empresa a fim de potencializar a ideia de transformação nas nossas soluções oferecidas.
Realizamos parcerias com duas consultorias, uma delas a TDS Company, encabeçada por Silvio Meira, que nos ajudaram a revisar e elaborar uma melhor estrutura de alocação para o nosso capital humano. Revimos também a nossa missão para o próximo ano e como adequá-la ao mercado.
A partir desses trabalhos identificamos a necessidade de trazer alguns grandes talentos para a Vexia, com vasta experiência de mercado para nos completar diante do desafio dos próximos anos.
Demos as boas-vindas ao Julio Baldin, VP Business Development & Sales; Luiz Ortiz, Head of Innovation & Business Development e Silvio De Angelis, Head of Business Consulting que chegam para enriquecer o poder resolutivo das nossas criações.
Vexia em 2022
Em 2022 o objetivo da Vexia é criar ainda mais soluções com aderência às necessidades dos clientes, respostas focadas em tendências resolutivas de mercado como uso do conceito de blockchain para operações de suprimento, utilização de RPAs em operações, tecnologia em cloud como visão estratégica e projetos de transformação digital em todos os níveis para ajudar o cliente a entender o conceito e introduzi-lo à dinâmica da organização.
“O ano de 2021 foi repleto de adversidades e mudanças. Estar na Vexia é uma honra pois a visão ambidestra conquistou minha mente e coração. A construção de uma empresa se faz com um propósito bem definido e pessoas espetaculares e a Vexia possui as duas dimensões necessárias. 2022 será um ano repleto de novos desafios como o Roberto e Ricardo já comentaram, mas tenham certeza que será um ano de enorme crescimento profissional e pessoal para cada um de nós.” complementa Julio Baldin, VP Business Development da Vexia.
A Vexia saúda o ano de 2021 e agradece aos parceiros, colaboradores, clientes e funcionários pela trajetória de colaboração e excelentes resultados. Estamos prontos para um ano ainda melhor, repleto de desafios, descobertas, inovação, entregas e muitas soluções