Descubra o que a auditoria investigativa pode fazer pela sua empresa

Aqui no Brasil, principalmente em virtude dos desdobramentos de questões envolvendo políticos, executivos e corrupção, vemos a todo instante nos noticiários matérias que expõem situações complicadas em empresas. São denúncias de desvios, fraudes, caixa dois, entre outros problemas.

Porém, essa é uma realidade que sempre existiu, independentemente do tamanho da empresa e das intenções de quem comete esse tipo de delito. E, em muitas dessas oportunidades, os empresários e acionistas, sujeitos à má conduta de certos funcionários, só ficam sabendo da existência do problema quando a questão já se agravou.

A auditoria investigativa surge como uma excelente alternativa para evitar esse tipo de ocorrência. Conheça, neste artigo, o seu conceito e descubra como uma consultoria com essa finalidade pode trazer benefícios para seu negócio!

O que é a auditoria investigativa?

A consultoria voltada à auditoria investigativa é um processo pelo qual um agente externo, seja um único consultor ou uma equipe, visa aferir a respeito de desvios de recursos em uma empresa contratante.

Esses recursos podem ser financeiros ou materiais, e os problemas acontecem com origem em erros operacionais, mau entendimento ou execução em atividades, mas também podem se tratar de ilicitudes, em que determinado colaborador lesa, deliberadamente, a empresa no intuito de conseguir vantagens.

É realizada por meio da análise de contas e documentos fiscais e contábeis, pelo entendimento de contratos, bem como da verificação dos seus cumprimentos, entrevistas, análises de arquivos, processos de cadastro de clientes e fornecedores, e diversas outras atividades, visando sempre identificar de onde, eventualmente, recursos poderiam estar saindo indevidamente da empresa.

Por meio da auditoria investigativa, é possível verificar a ocorrência desses problemas, mas também pontos falhos e que poderiam ser utilizados futuramente por alguém para cometer desvios. Dessa forma, o processo identifica a situação e sinaliza meios de melhorar a proteção corporativa e patrimonial, de forma a criar ambientes em que se privilegie a prevenção.

Quais são os benefícios da auditoria investigativa?

Ao contratar um serviço dessa natureza, sua empresa tem muito a ganhar. A auditoria investigativa pode ajudar em algumas questões, como as citadas abaixo.

Recuperação de ativos e montantes financeiros

Uma vez identificado um desvio que já ocorreu, rastrear a destinação desses recursos é a melhor forma de tentar reaver os bens ou dinheiro que foram perdidos pela empresa. Às vezes, trata-se de valores pequenos, mas que se somados, podem fazer toda a diferença para o caixa da organização.

Em determinados casos, a auditoria pode inclusive sinalizar com a necessidade de envolver agentes do governo para que os responsáveis sejam devidamente cobrados e punidos.

Há também alguns casos em que a auditoria identifica que certos recursos permanecem no poder da empresa, porém estão sendo empregados em unidades ou filiais diferentes daquelas em que deveriam estar. Então, ao tomar conhecimento do fato, pode-se decidir o que deve ser feito, com a transferência do bem ou com a correta apropriação nos centros de custos.

Criação de ambiente de segurança

Empresas que passam por processos de auditoria investigativa tendem a conseguir instaurar um clima de honestidade e confiança, especialmente em longo prazo. Os funcionários passam a saber que a instituição está atenta a eventuais problemas e que os responsáveis serão punidos.

Isso porque, apesar da desconfiança natural que pode acontecer por parte dos colaboradores no início, com o passar do tempo, aqueles que prezam pelo trabalho correto e dentro dos limites das leis e dos regulamentos internos criam a consciência de que a empresa os valoriza e que o ambiente está mais seguro para todos.

Melhoria nos controles internos

Como o processo de auditoria investigativa também é voltado à prevenção, a empresa contratante passa a ter ciência não apenas dos desvios já acontecidos, mas dos pontos fracos que poderiam ser utilizados por pessoas de má índole para subtrair recursos.

Dessa forma, é possível implantar ações que visam corrigir esses problemas, minimizando a probabilidade de ocorrências futuras ou mesmo criando meios para que sejam identificadas com mais facilidade.

Por meio da auditoria, você também pode conseguir evitar a cobrança de multas e outras penalidades, visto que há um trabalho de prevenção que visa minimizar erros e fraudes.

Transparência

Outro benefício muito interessante observado em empresas que passam por processos de auditoria investigativa é uma maior transparência no exercício das atividades, sejam elas de rotina ou em grandes ações.

Essa questão torna-se uma via de mão dupla, pois a instituição tende a comunicar melhor a respeito das informações que cabem aos funcionários, que por sua vez também evitam que seus superiores não saibam de algo que aconteceu. Os reportes tornam-se mais sinceros e sem segredos.

Como escolher uma empresa para realizar a auditoria investigativa?

Sem dúvidas, dada à relevância e profundidade desse tipo de trabalho, ao tomar a decisão de contratar uma consultoria que conduza o processo de auditoria investigativa, sua empresa deve prezar pela confiança e solidez no mercado.

Busque por referências e soluções que caibam no seu orçamento, contando com um parceiro que ajude efetivamente no processo de tomada de decisão. Observe o know-how relativo à governança, aos riscos e à compliance, que são matérias imprescindíveis para que a auditoria seja feita com excelência.

Lembre-se de que pela natureza dos problemas que uma auditoria investigativa pode vir a encontrar, é fundamental estar respaldado, visto que as consequências podem não ser triviais. Você pode ter, por exemplo, que demitir funcionários ou acioná-los na justiça.

É preciso também observar a capacidade da consultoria em transmitir conhecimento, visando que as boas práticas sejam internalizadas na cultura da sua empresa. Busque por um fornecedor que demonstre essa preocupação e que apresente no escopo do trabalho as maneiras de fazer esses treinamentos e de contribuir com sua instituição não apenas no momento da consultoria, mas sim perenemente.

A auditoria investigativa é um importante instrumento para identificar problemas, reaver recursos e melhorar a performance do seu negócio, uma vez que ajuda a prevenir e evitar ocorrências de desvios, tanto em casos de erros quanto em situações em que as fraudes acontecem pela manifesta vontade de alguém.

Gostou deste conteúdo? Veja agora o que faz uma empresa de BPO e qual é a melhor maneira para escolher uma!