Segurança, inovação e produtividade fazem da tecnologia uma ferramenta indispensável nos dias de hoje

O termo “armazenamento na nuvem” já não é mais novidade no mercado. Ouvimos há alguns anos a expressão referente à tecnologia que permite a conservação de documento, dados, materiais, fotos e música em um provedor online de computação na nuvem, através de pool lógicos.  

O conceito da tecnologia também chamada de Cloud Computing é associado a John McCarthy. Nos anos 1960 o criador de programação LISP discutia a ideia de computação por tempo compartilhado, a Utility Computing.  Mais tarde, em 1962 o físico Jesph Carl e o cientista da computação Leonard Kleinrock, em 1969, endossaram o conceito de compartilhamento.  O desenvolvimento desses estudos possibilitou a criação do compartilhamento de dados, mas apenas em 1997 o termo computação em nuvem foi usado oficialmente no meio acadêmico.  

Nos anos 2000, quando o cloud computing passou a ser comercializado e inserido de forma abrangente no mercado através de grandes players como Google, Amazon e Netflix, a tecnologia recebeu holofotes e hoje domina a agenda dos CEOs ao redor do mundo. É válido investir na ferramenta para impulsionar a transformação digital de uma empresa?  

Para os que ainda não desvendaram completamente o mecanismo, o Cloud Computing oferece recursos de tecnologia da informação por meio de servidores compartilhados e interligados pela internet, permitindo o armazenamento de dados e acesso em qualquer hora e lugar do globo.  

A tecnologia de Cloud Computing é bem ampla e abrange algumas modalidades diferentes com funcionalidades variadas. Entenda como funciona uma das principais opções do cloud computing, a Infraestrutura as a service (IaaS).  

IaaS 

Este modelo de armazenamento em nuvem permite que empresas desenvolvam melhor sua infraestrutura de armazenamento, através de recursos tecnológicos. O cloud computing como infraestrutura de serviço se relaciona diretamente à capacidade de rede da organização, que pode ficar seriamente comprometida ao longo do tempo.  

Com a implementação da IaaS a empresa garante mais espaço em armazenamento, modernização do processo, maior segurança no arquivamento de dados e otimização de tempo e recursos financeiros ao centralizar os dados em apenas uma infraestrutura.  

Com a implementação da infraestrutura as a service e a utilização do cloud computing a definição da estrutura de pagamento é feita pelo uso, os usuários pagam apenas pelos recursos usados. 

Implementação do Cloud Computing  

Com o avanço da transformação digital e a corrida das organizações para se adequarem às tendências do mercado, a adoção do cloud computing não é mais uma condicional, não é “se a empresa precisa adotar a tecnologia”, mas sim “quando a empresa vai adotar a tecnologia”. 

Para os gestores de uma organização, o assunto cloud deve ser prioridade na agenda de implementação, uma vez que aumenta significativamente a agilidade da corporação, a força dos processos internos e a capacidade de otimização, além de ser base para implementação de outras tecnologias de inovação.  

O valor estratégico atribuído ao serviço de uma empresa que implementa cloud computing cresce não só pelo trabalho otimizado, pelas atualizações regulares ou vantagem competitiva da tecnologia, mas pela organização se mostrar à frente do mercado diante das tendências para os clientes que buscam a todo momento o serviço mais atualizado e preparado para atendê-lo.  

Não perca tempo de transformação, faça uma avaliação para entender como a infraestrutura as a service do Cloud Computing pode ser implementada no seu negócio e se prepare para tempos de inovação e crescimento constantes.  

Conte com a Vexia para trazer tecnologias inovadoras e abrir caminhos para que você possa protagonizar o seu propósito. Fale com um de nossos especialistas e saiba como estar à frente das transformações.