Frente a um mercado marcado por tantas transformações, principalmente nos últimos dois anos, empresas de todos os segmentos e tamanhos assimilaram que, para manter a competitividade e impedir que seus serviços e produtos se tornem obsoletos em pouco tempo, precisariam assumir posturas diferentes diante de seu modelo de negócio.
Algumas características, comportamentos e tecnologias estão sendo adotados por parte das empresas, para que elas consigam se posicionar diante de tantas mudanças.
Agilidade, adaptabilidade, transformação digital, mentalidade ambidestra e a cultura de inovação são algumas das alternativas encontradas pelas organizações para evoluírem junto com o mercado e se posicionarem à frente dos concorrentes.
A cultura da inovação, quando alinhada à mentalidade ambidestra, garante que a empresa além de buscar a excelência em seu core business, invista em novas ideias, soluções e serviços.
Com a velocidade das transformações no mercado, uma empresa que hoje é líder de mercado pode ver seu produto ou serviço despencar em vendas em pouco tempo, se o mapeamento de mercado não for feito constantemente.
Com a enorme quantidade de informação e serviços surgindo, as necessidades dos consumidores evoluem muito rápido, se isso não for mapeado as chances do seu serviço/produto perder o público para algo mais completo, tecnológico e eficiente são grandes.
Cultura da Inovação
É possível entender a cultura da inovação como uma nova forma de enxergar os processos internos e externos da organização.
A mentalidade vai além de ter novas ideias, ela implica em novas capacidades de aplicar um pensamento transformador em todas as áreas da organização.
É uma nova forma de pensamento, visão e comprometimento da empresa em relação às entregas.
Adotar uma cultura de inovação mobiliza cada colaborador, processo e tomadas de decisão. Não se resume a apenas uma pessoa, equipe ou serviço.
O objetivo com a cultura de inovação é a constante busca por novas soluções e processos mais eficientes em cada parte do negócio, desde a concepção de uma arquitetura de software até o plano de comunicação corporativo.
Gerar valor para seus stakeholders, em um mercado que tende ao customer centricity, deve ser o principal objetivo de uma empresa. E buscar ampliar e melhorar o seu pacote de offerings é um caminho certeiro para atingir esse objetivo.
A cultura da Inovação já é uma realidade presente no escopo das empresas e apontada por muitos como um dos melhores investimentos.
De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 86% das empresas que participaram, acreditam que o incentivo à cultura de inovação garante maior destaque no futuro do negócio.
Como implementar cultura de inovação?
O primeiro passo é esclarecer para todas as partes envolvidas a nova visão da empresa. É preciso que colaboradores, diretoria, acionistas, prestadores de serviço outros stakeholders estejam alinhados ao novo posicionamento.
Liderar pelo exemplo. É de extrema importância que a diretoria tenha o discurso de inovação em sua comunicação e principalmente atue conforme a nova mentalidade. Um grupo é liderado pelo exemplo, ao entender que o comportamento da liderança, o discurso da empresa e os processos estão voltados para inovação, os colaboradores compreendem a direção que precisam seguir.
Um outro ponto crucial para a implementação da inovação é ter alguém ou alguma área responsável pelo ponto de partida. O objetivo é que a cultura de inovação seja realidade em todos os processos e mentalidade da empresa. Mas é importante estabelecer uma área ou um gestor responsável por puxar essa bandeira dentro da empresa, com projetos, iniciativas, programas e pesquisa.
A Vexia é comprometida com a inovação como visão estratégica para o futuro do negócio. Ajudamos sua organização com métodos ágeis e para a implementação de novos processos, programas e mentalidade. Fale com um de nossos especialistas e se coloque à frente do mercado.
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