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Como a Ambidestria organizacional vai salvar o seu negócio?

Como a Ambidestria organizacional vai salvar o seu negócio?

Governança Corporativa
14/02/2022

O que é Ambidestria Organizacional?  

Antes de entrarmos no conceito organizacional da concepção de ambidestria, é importante contextualizarmos a palavra que deu origem ao termo.  

O vocábulo “Ambidestro” vem do latim, onde o sufixo “ambi” significa “ambos” e “dext” significa “certo”, formando juntos a palavra representativa para pessoas que possuem a habilidade de fazer atividades com os dois lados do corpo, o direito e o esquerdo igualmente.  

Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo e a ambidestria é estimulada sempre que praticamos uma atividade que exige boa habilidade com ambos os lados: natação, luta, alguns instrumentos musicais e diversas outras. 

Em 1974, Robert B. Duncan, pesquisador americano, usou o termo ambidestria organizacional pela primeira vez em um artigo acadêmico para descrever a necessidade de uma empresa funcionar em dupla estrutura.  

Após muitas teses e reformulações de pensamento, hoje temos como ambidestria organizacional a necessidade demandada pelo mercado de uma empresa desenvolver a capacidade em duas competências: inovação, pensando no futuro, no longo prazo e na permanência competitiva no mercado e em aumentar sua eficiência nas entregas presentes, para se manter excelente e disputando o mercado atual.  

Em 1991, o professor Stanford James March escreveu sobre a necessidade das organizações de exploração e explotação, basicamente equilibrar o seu foco, tempo e gestão entre criar novas formas de valor e aumentar a eficiência naquilo que hoje é o corebusiness da empresa, respectivamente.  

Benefícios da Ambidestria Organizacional  

O principal malefício da não adoção da ambidestria organizacional e uma das razões pela qual ela foi apontada como uma necessidade pelo mercado é o fato de que a empresa perde muito ao focar em apenas um dos pontos supracitados.  

A organização pode se tornar completamente obsoleta se optar por focar apenas na melhoria do produto atual, deixando de enxergar e criar oportunidades inovadoras para se manter no mercado daqui há 5, 10 ou 15 anos. E na outra alternativa, priorizando apenas investimentos de longo prazo e criação de serviços para um público futuro, existe a possibilidade de gastar recursos, ideias e posicionamento, além de não conquistar um público consumidor hoje. 

Alguns outros benefícios são levantados pela aplicação do conceito. Confira!  

Competitividade:

Através da ambidestria organizacional e do foco nos dois momentos da empresa, o presente e o futuro, a organização garante protagonismo no mercado, sendo capaz de entregar excelência no que já é realizado hoje, conquistando ainda mais o consumidor e garantido a permanência no mercado através da criação de novas soluções que farão parte da vida do seu público em um próximo momento.  

Maior Escala:

Quando uma empresa une em sua dinâmica o foco na excelência e na inovação ela ganha escalabilidade. Ela consegue identificar de forma precisa demandas do mercado e dos seus serviços atuais, criando grandes oportunidades de crescimento, sem gastar tempo com o desnecessário.  

Produtividade:

Com a constante atenção e manutenção na excelência do seu produto/serviço, a otimização se torna parte irrefutável do processo. E com toda otimização ganha-se um aumento de produtividade e consequentemente redução de recursos gastos.  

Como implementar a Ambidestria Organizacional?  

A principal chave a ser virada para a ambidestra fazer parte de uma organização é a cultural. Valores como excelência e inovação precisam fazer parte da comunicação, rotina e ações da empresa. É preciso investir nisso diariamente.  

No quesito excelência processos precisam ser muito bem implementados, gestores alinhados, metas traçadas (e acompanhadas) e muita pesquisa interna e no mercado para entender o que pode ser melhorado no produto/serviço. Neste momento é primordial ter a estratégia de customer centricity e ouvir todos os feedbacks dos seus consumidores.  

Já no segmento inovação é preciso que a empresa esteja realmente disposta a ser disruptiva e criar novas soluções, fazer parcerias estratégicas de negócio, entender as tendências de mercado, estudar concorrentes e construir uma visão de futuro.  

A Vexia é comprometida com a melhoria contínua e com uma visão estratégica do futuro. Ajudamos você com métodos ágeis para o desenvolvimento de novas soluções em busca da inovação e com serviços que te permitam focar no corebusiness da sua empresa, permitindo priorizar a excelência dos seus serviços. Fale com um de nossos especialistas e se torne protagonista no mercado.  

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