90% das más condutas em ambientes corporativos não são reportadas, segundo um relatório de pesquisa da empresa SafeSpace.
É no mesmo cenário desse dado alarmante que vemos, em paralelo, a ascensão do pilar governança, nas questões ESG.
Na busca por enfrentar ambientes que seguem esse padrão e tornar o ecossistema corporativo seguro, agradável e em conformidade com a lei, pilares legais como transparência, equidade, accountability e responsabilidade corporativa sustentam a governança contemporânea.
Através de processos de auditoria, regras de compliance e gestão de risco, empresas conseguem se posicionar ativamente sobre o tema e protagonizar, na prática, o combate à corrupção, atos de má fé, assédio e outras atitudes que não se relacionam com os valores da organização.
Canal de Denúncia
Um dos aliados mais eficazes na luta contra essa quebra de valores da empresa é o canal de denúncias (eficaz).
A razão para essa quantidade enorme de más condutas que não são reportadas é a baixa eficácia da maioria dos programas de denúncia.
Profissionais deixam de denunciar casos de assédio e atitudes não correspondentes aos valores da empresa pela falta de resolução e principalmente pela falta de segurança. É comum empresas contarem com canais de denúncia apenas por uma questão legal, sem a genuína preocupação com a investigação e resolução do que foi reportado, e não garantindo o anonimato ou segurança para os delatores.
Segundo a Lei 14.457/22, empresas que contam com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) devem ter um canal de denúncias, bem como o Decreto 8420, que regulamentou a Lei Anticorrupção 12.846/13.
Apesar da obrigatoriedade, ter um canal de denúncias não garante um ambiente corporativo seguro. É preciso, sobretudo, aculturamento dos profissionais sobre as diretrizes e valores da organização, um bom programa de investigação para avaliar minuciosamente a veracidade do que foi denunciado e como isso será resolvido, segurança no canal e nos profissionais responsáveis por ele e também eficiência no processo de denúncia.
Por razões de independência, maior segurança e credibilidade para quem denuncia é recomendado que a atividade seja terceirizada, pois garante o anonimato do denunciante e a integridade no registro da denúncia, por isso a maior parte das empresas têm optado por terceirizar o canal de denúncias. É uma responsabilidade grande desenvolver e manter um canal com todas essas características.
A inovação e assídua implementação da tecnologia nesse processo levam empresas, com outro foco e corebusiness, a procurarem especialistas no desenvolvimento e manutenção de um eficiente canal de denúncias, a fim de otimizarem seus recursos.
È.vero
Em 2019, por compreender a necessidade do mercado, a Vexia desenvolveu o è.vero, um canal de denúncias altamente especializado e tecnológico para suportar todas as demandas do mercado.
Usado também internamente, o è.vero conta com sistema de chatbot e denúncia por aplicativo, fluxo de captação de informação para análise de denúncias, cruzamento de informações e memória de denúncias passadas para geração de relatórios
Esses diferenciais são importantes para que a organização facilite o processo de delação, assegure o anonimato dos envolvidos e consiga armazenar esses dados para constante avaliação.
O è.vero tem o objetivo de apoiar empresas de todos os segmentos na implementação do código de conduta, no fortalecimento da comissão ética, na mitigação de riscos e na prática de seus valores.
A implementação do è.vero é realizada de 30 a 60 dias e o processo é personalizado de acordo com particularidades da empresa contratante.