O que fazer a partir de uma denúncia?

Com a ascensão da discussão sobre o tema ESG e mais precisamente do seu “G” de Governança no mercado, empresas de todos os portes e segmentos passaram a priorizar e aprimorar suas estratégias de gestão. 

Um posicionamento transparente, em conformidade com a lei, cultura bem estabelecida, valores sensatos e tomadas de decisão baseadas em ética são comportamentos esperados de uma empresa com excelência em governança pelo mercado.

Alinhado a essa complexa lista de atributos, junta-se a gestão de risco. Por inúmeros fatores que envolvem a prevenção e o controle da exposição, corrupção, vazamento de dados e outros, é necessário que uma organização tenha um eficiente e eficaz processo de gerenciamento de riscos. 

Garantir a segurança no ambiente corporativo, o comportamento íntegro dos stakeholders e a conformidade com legislações contra a corrupção é dever de uma empresa que busca se posicionar como protagonista no mercado. 

Como garantir uma Gestão de Risco eficaz?

Existem algumas práticas essenciais que apoiam a organização na hora de estruturar o seu ambiente de controles de modo a garantir a eficácia na gestão e na mitigação de riscos.

Segundo o modelo das 3 Linhas de Defesa, elaborado pelo Institute of Internal Auditors (IIA) e conhecido mundialmente como referência para uma estrutura eficaz de gerenciamento de riscos em uma organização, a primeira linha é formada pelos  controles internos da operação, que são administrados pelos gestores, também chamados de process owners. Já a segunda linha é formada pelas atividades que apoiam a primeira linha, tais como:  jurídico, compliance (incluindo Código de Conduta, Políticas Corporativas, Programa de Integridade e Canal de Denúncias), segurança da informação, Qualidade, Riscos e Controles, dentre outras. Por fim, a terceira linha possui papel fundamental  na avaliação da eficácia da primeira e segunda linhas, através das atividades de Auditoria Interna e das Investigações Forenses. As três linhas bem constituídas e orquestradas proporcionam o sucesso nessa jornada rumo à boa governança.

O que são Investigações Forenses?

A investigação forense é prática indispensável para uma adequada apuração das ocorrências graves reportadas no canal de denúncias. 

Priorizando o sigilo, anonimato e segurança, qualquer stakeholder de uma empresa pode fazer uma denúncia sobre atividades ilícitas e comportamento não íntegro que possa ter observado na organização. 

E depois, o que fazer com essa denúncia? 

Cabe à organização, através das investigações forenses, avaliar toda e qualquer denúncia recebida. De forma sigilosa, eficiente e sem expor qualquer uma das partes envolvidas (denunciantes e denunciados), o responsável pelas investigações averigua a veracidade do que foi apontado. 

Como é feita essa investigação?

É primordial que as investigações sejam fundamentadas para serem usadas como prova, caso a denúncia seja válida e realmente exista um comportamento desonesto e desalinhado aos valores da empresa ou leis vigentes.

Faz parte do processo de investigação a exploração de mais detalhes sobre a denúncia e seu contexto, o levantamento completo de background check do alvo da denúncia (pessoa física ou jurídica), as análises de registros e documentos físicos e eletrônicos, a coleta e perícia nos equipamentos e nos e-mails dos profissionais delatados, a documentação e registro seguro de toda a busca para gerar evidências da prova e da cadeia de custódia da informação coletada, e por fim, entrevistas investigativas com os envolvidos. 

As investigações, além de confirmar eventuais ilicitudes ou desvios de conduta, ajudam a identificar também possíveis falhas de controle interno da empresa, proporcionando sua melhoria contínua e prevenindo, assim, a ocorrência de novas fraudes e corrupção.

Além de suceder uma denúncia, as investigações forenses podem também ser demandadas após apontamentos graves decorrentes de auditorias internas ou externas, ou de uma solicitação do Board da empresa.

A Vexia conta com uma equipe preparada, com a expertise e senioridade necessárias para conduzir investigações forenses de grande e pequeno portes em empresas de todos os segmentos, além do serviço de canal de denúncias, garantindo a discrição, eficácia e excelência nestes temas.

Fale com um de nossos especialistas e descubra como as soluções em investigação forense da Vexia podem apoiar a sua empresa a mitigar riscos e otimizar a governança.