É hora de se adaptar: aprenda como aplicar a transformação digital, leia este artigo.

Você certamente já deve ter ouvido falar em “transformação digital”. O termo tomou conta de empresas de diversas áreas, já que todos perceberam o papel da inovação e da tecnologia para o crescimento de um negócio.

Por mais tradicional que seja o setor, a indústria também está se aproveitando da digitalização para aumentar a produtividade. Esse novo cenário está causando uma verdadeira revolução no segmento, que é o que chamamos de Indústria 4.0.

 

Mas afinal, o que é transformação digital?

Antes de contextualizarmos como a tecnologia está gerando valor à indústria, é importante explicarmos o conceito de transformação digital. De forma geral, trata-se de um processo pelo qual as empresas usam a tecnologia para reestruturar suas atividades visando atender o consumidor moderno e, consequentemente, crescer o negócio.

Mas sempre tivemos inovação, certo? Por que o momento de agora é diferente? Basicamente porque nunca antes o mundo esteve tão volátil e incerto. A tecnologia está crescendo num ritmo tão acelerado que ninguém mais pode estar confortável.

O mercado está cada vez mais competitivo. As profissões são reinventadas a cada ano. O consumidor nunca foi tão exigente, já que ele sabe que sempre terá alguém que vai lhe satisfazer. É esse o cenário que gera a transformação digital dentro das empresas.

 

A transformação digital na linha de produção

A digitalização do chão de fábrica está promovendo grandes mudanças na indústria. Por meio da tecnologia, a indústria inteira pode estar conectada, e essa integração gera um volume de informações muito grande sobre tudo que acontece na produção.

Esses dados são analisados, interpretados e, a partir deles, é possível tomar decisões de negócio que vão ajudar a gerir melhor os processos, aumentar a produtividade da empresa e reduzir custos da operação. Ou seja, toda inovação precisa apresentar um retorno sobre investimento real e considerável.

Seguindo esse padrão, temos diversas aplicações de transformação digital na indústria. Desde sensores de vibração em máquina que conseguem predizer quando o equipamento precisará de manutenção, até drones para fazer controle de inventário, por exemplo.

Mas, no geral, temos algumas tecnologias mais marcantes nesse universo

 

Principais tecnologias da Indústria 4.0

 

Internet das Coisas

Por meio da IoT é possível estabelecer a conexão entre máquinas ou objetos. Talvez ela seja um dos principais pilares da transformação digital na indústria, já que ela representa as conexões e integrações feitas na fábrica.

Com o uso de sensores IoT, temos aplicações de monitoramento do consumo de energia, controle de estoque, rastreamento de recursos na fábrica, controle de máquinas, soluções para segurança do trabalho e diversas outras possiblidades.

 

Inteligência Artificial

Programas e dispositivos capazes de simular habilidades do ser humano como raciocínio e percepção. É assim que funciona a inteligência artificial, que pode ter grande valor para a indústria.

Hoje já existem soluções de IA para previsão de demanda, que evitam desperdícios e custos desnecessários; aplicações para manutenção preditiva, que usam dados de qualidade para estabelecer padrões de manutenção e até sistemas automáticos de delegação de tarefas para os profissionais mais qualificados a exercer determinada atividade.

 

Realidade Virtual

Os óculos de realidade virtual são capazes de colocar o usuário imerso em um determinado ambiente simulado, através de estímulos visuais e auditivos. Hoje, já existem diversas aplicações para eles em ramos como varejo, entretenimento e educação.

É justamente na educação que a indústria está vendo maior valor da RV. Eles são usados no treinamento e capacitação de funcionários, para que o colaborador esteja mais ambientado e aprenda com mais facilidade o trabalho que precisa ser desenvolvido.

 

É hora de se adaptar!

Independentemente de quais forem os meios adotados, agora é o momento de inovar e digitalizar sua operação. Se por muito tempo várias empresas conseguiram se manter vivas apenas seguindo os mesmos protocolos, talvez agora elas entrem em cheque.

Startups já estão tomando os lugares de grandes empresas e quem não promover a transformação digital certamente ficará para trás.

Se você está no ramo industrial, o momento é ainda mais propício. Isso porque é só agora que as principais fábricas estão apostando em novas tecnologias, ou seja, é hora de tomar a frente desse movimento e ganhar espaço.

A Novidá pode te ajudar a dar os primeiros passos nessa nova era, com nossa solução de geolocalização indoor para monitoramento de recursos. Conheça nosso trabalho e comece a transformação da sua empresa!

Por Renan Fantinato, responsável pelo marketing da Novidá

Consulte um especialista Vexia.


Envie sua mensagem que um especialista Vexia retornará o contato. Obrigado pelo interesse!

Buscar