A sua empresa está preparada para sobreviver em um novo mercado, em que a transformação digital pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso?
Veja o que é e como acelerar esse processo antes que a sua empresa fique para trás:
O que é transformação digital
Esse é um termo que surgiu há pouco tempo para acompanhar o avanço rápido da adoção de novas tecnologias no mundo corporativo, que se torna cada vez mais essencial para empresas de qualquer tamanho, em qualquer área.
Essa transformação passa por posicionar-se como um negócio digital — não apenas a implementação de serviços e ferramentas para a automatização da operação interna, mas toda a forma de atender e se relacionar com o cliente.
O conceito vai muito além de um e-commerce ou um site com boa usabilidade. A internet está deixando os computadores para se tornar presente em tudo o que interagimos e, no futuro, sobreviverão apenas as empresas que souberem se adaptar a esse novo modo de interação.
A “uberização” de serviços
O Uber foi um pioneiro em demonstrar como a transformação digital pode modificar empresas daqui para frente e, principalmente, como usar bem as novas tecnologias aplicadas ao negócio pode garantir um grande sucesso.
Ter um negócio digital não significa apenas ter um aplicativo: é criar estratégias para aliar inovação, operação e oferta para uma entrega mais competitiva no mercado.
A “uberização” é um exemplo de tática aliada à execução. Para alcançar esse objetivo, é preciso acelerar a sua própria transformação com práticas pontuais e transformar o seu negócio, tanto do lado de dentro quanto de fora.
Como acelerar a transformação digital na sua empresa
Realizar essa transformação não é algo fácil ou rápido, mas simples o bastante para que um bom planejamento acelere a sua transição para um novo patamar digital. Veja algumas dicas de como alcançar esse objetivo e sobreviver em um novo mercado:
Criar objetivos de transformação
O que realmente precisa ser reformulado na sua empresa para que ela se transforme digitalmente? Nenhuma prática pode ser iniciada antes que você e sua equipe definam uma resposta para essa pergunta.
A complexidade do processo estará diretamente ligada a esse planejamento, inclusive ficará clara a necessidade, se for o caso, de uma mudança completa no modelo de negócio.
A partir daí, trace as metas específicas para alcançar o objetivo, como aprimorar a experiência do cliente em seu site ou aplicativo, reformular processos com ajuda de novas tecnologias para reduzir custos e aumentar a produtividade, além de simplificar a gestão e otimizar a infraestrutura — de preferência, dando prioridade à terceirização.
Investir em tecnologia dentro da empresa
Com a ajuda de uma equipe de TI, é hora de implementar novas tecnologias para ajudar a estimular a operação e aumentar a produtividade dos processos.
Alguns exemplos de tendências para esse campo são o uso de serviços e plataformas na nuvem, realidade virtual, realidade aumentada e Internet das Coisas. Além de dar ferramentas, as empresas que se manterão vivas no mercado daqui para frente proporcionarão formas de seus colaboradores expandirem suas capacidades.
Transformar o relacionamento com o cliente
Essa adoção de novas tecnologias também deve ser pensada para fora do escritório, para a relação entre empresa e público. O próprio Uber mostra como a experiência do usuário bem implementada em um aplicativo garante o sucesso de um negócio. Boas experiências são sempre repetidas.
Três tecnologias se destacam e mostram o caminho para o futuro da transformação digital. Primeiro, machine learning e inteligência artificial recebem os maiores investimentos da indústria para dar mais individualidade ao perfil de cada cliente, além de fornecer direcionamentos para estratégias e implementações de novos serviços.
E em seguida, uma consequência direta da evolução das IAs (Inteligência Artificial) é a adoção de chatbots (Programas de softwares que simulam respostas humanas (Robos)) por empresas que estão tendo muito sucesso em agilizar e aprimorar seu atendimento. Essas inteligências artificiais são aplicadas em chats automatizados, capazes de interagir com o cliente com grande eficiência e sucesso.
Adotar metodologias ágeis
No meio digital as coisas mudam muito rápido, sejam novas tecnologias e práticas, sejam processos ou formas de entrega. Para acompanhar essas mudanças, a empresa deve adotar metodologias ágeis de planejamento, implementação e avaliação de resultados.
Abordagens como IaaS (Infraestrutura como serviços), DevOps (Ambiente integrado e automatizado para o Desenvolvimento de Aplicações) e outsourcing de TI podem contribuir para identificar novas oportunidades e ajustar o rumo do negócio para aproveitar ao máximo cada nova tecnologia.
Conhecer o ciclo de vida de serviços digitais
A inovação é uma busca constante por vantagem operacional no mercado e fôlego para acompanhar os hábitos do público, que mudam com muita rapidez.
A transformação digital cria uma necessidade de entender melhor como implementar soluções de forma realmente útil para seus funcionários e seus clientes, além de saber quando é hora de pular para a próxima plataforma e pegar o próximo trem.
Principalmente, a característica de um negócio digital de sucesso é nunca parar.
A transformação digital já está se tornando vital para que uma empresa sobreviva em um mercado competitivo e volátil. É hora ir além de apenas conversar sobre o assunto e discutir com a sua equipe formas efetivas e objetivas de como aproveitar novas tecnologias para alcançar o sucesso.
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