Comumente conhecemos a classificação “sênior” como uma indicação de maturidade profissional, complexidade de entregas, formações robustas, autonomia de execução e aplicação de conhecimento. De forma geral, essas características são atribuídas aos profissionais mais maduros, com mais de trinta anos e representam grandes ganhos para empresas em todos os níveis de desempenho.
A valorização de profissionais maduros e que consigam exercer cargos sêniores cresce cada vez mais. Confira as informações que reunimos sobre o conceito de senioridade e o comportamento de contratação das empresas em relação a esses profissionais.
O que é nível de senioridade e como o mercado enxerga esses profissionais?
O nível de senioridade remete à maturidade do profissional em assumir e sustentar cargos de responsabilidade e complexidade técnica ou de liderança.
Tradicionalmente, empresas têm um ranking – formal ou informal – baseado no tempo e evolução de seus funcionários e, muitas vezes, a senioridade é utilizada como um marcador para promoção e delegação de responsabilidades.
Apenas o tempo de carreira, entretanto, não é sinal de senioridade. Esse conceito também está ligado à formação, boas experiências e resultados obtidos em projetos e negócios. Não basta trabalhar com o mesmo mercado durante anos e não buscar atualizações para o cenário atual e futuro do segmento.
Nos últimos anos, as empresas têm voltado suas atenções para profissionais seniores. Agindo em concordância aos compromissos ESG, diversas empresas criaram programas de inclusão voltados aos profissionais com mais de 40 e 50 anos.
Em grande parte, por conta do boom das startups há cerca de 10/5 anos atrás, houve uma supervalorização de profissionais jovens. Com pouca experiência, boas ideias e baixa pretensão salarial, pessoas menos maduras eram a aposta ideal para crescer junto com a empresa e ter seus objetivos moldáveis.
Hoje, com a maturação das startups e do mercado, o panorama é um pouco diferente. Ainda se reconhece a importância de profissionais juniores, mas a demanda está em maior equilíbrio com a valorização dos seniores.
O que os especialistas em recursos humanos e também os diretores das organizações destacam é que profissionais com mais tempo de carreira, tendem a ser mais comprometidos e agregadores. São pontos de estabilidade, uma vez que os Millennials –nascidos em 1980 e 1990– e a geração Z –nascidos em 2000 e 2010- têm certa dificuldade com foco e concentração, e precisam de apoio para tirar projetos do papel e colocá-los em prática.
Por que o nível de senioridade passou a ganhar a atenção das empresas em todo o mundo?
Em contrapartida às mudanças profundas provocadas pela geração Millennial e Z, sobretudo com as novas tecnologias fazendo parte do cenário, temos cada vez mais aposentadorias tardias. Profissionais se sentem confortáveis e querem prolongar suas vidas corporativas trabalhando até mais tarde.
Em suma, cresce a cada dia o número de empresas que entendem o nível de senioridade como uma forma de elevar a saúde organizacional, o comprometimento e inteligência emocional da empresa em equilíbrio com profissionais jovens e comprometidos com a inovação e transformação.
Por que sua empresa deve considerar a contratação de profissionais sênior?
Assim como benefícios em contratar profissionais juniores, a aquisição de senioridade traz inúmeras boas características para uma empresa, confira:
- Agilidade nas tomadas de decisão, amparada pela experiência.
- Capacidade de resiliência em comparação com as novas gerações.
- Apoio aos profissionais menos experientes (mentoria).
- Esforços de qualificação.
- Maior nível de concentração.
Ao contratar e manter profissionais veteranos em seus quadros, as empresas também ganham com o compartilhamento de conhecimentos. As experiências acumuladas podem subir o nível de conhecimento técnico, de gestão e de mercado, fortalecendo as conexões existentes na cultura organizacional.
Há muitas razões pelas quais o tema do nível de senioridade deve ser tratado com atenção pelas organizações. Essa não é apenas uma tendência comportamental, ela pode ser também vista como uma estratégia de diferenciação e ganho de valor competitivo.
Sua empresa é preocupada com o nível de senioridade de seus colaboradores? Ou mesmo com a estrutura organizacional e o desenvolvimento da gestão? Entenda como a Vexia pode apoiá-la nesses assuntos falando com um de nossos especialistas em consultoria.
[consulte url= “https://www.vexia.com.br/contato/” janela=sim pos=”centro” titulo:”fale com um especialista”]