13.08.2018
Impacto social: como sua empresa pode fazer a diferença?

Um negócio de impacto social é aquele que busca conciliar retorno financeiro com resultados socioambientais concretos. Para isso, são desenvolvidas atividades de cunho positivo, bem como soluções inovadoras e escaláveis para problemas que afligem as camadas mais pobres da população.

Toda empresa tem um impacto social, não importa o porte e em qual segmento do mercado ela atua. No entanto, nem todas têm consciência disso e muitas sequer trabalham esse tema de maneira estratégica.

Neste artigo, além de entender em profundidade o que é impacto social no mundo corporativo, você vai ter algumas dicas de como administrá-lo da melhor maneira possível. Confira!

Por que toda empresa deve gerenciar seu impacto social?

Para começar, é importante pensarmos no impacto social como resultado do que a empresa já realiza. Ou seja, em como suas ações reverberam entre seus stakeholders (colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, clientes etc.) e na comunidade na qual está inserida.

Como agentes sociais, as organizações têm responsabilidades legais que são monitoradas por diversos órgãos governamentais. Mas também têm obrigações de ordem moral e da ética social, uma vez que influenciam a vida de muitas pessoas e, em alguns casos, podem até modificar ou tensionar culturas.

Um outro ponto importante diz respeito à escolha de negócios que geram impacto social. Essa escolha é, ou deveria ser, consciente, uma vez que a sociedade a sente e, portanto, tende a responder de alguma maneira.

Uma organização que fornece produtos ou serviços que beneficiam determinados grupos de indivíduos o faz impactando essas pessoas de uma maneira mais profunda, não somente resolvendo as necessidades ou os anseios de consumo. Se essa consciência existe, o relacionamento com a sociedade poderá ser conduzido com mais eficácia. O contrário, quando não há essa conscientização, também é real.

Em suma, não importa se o impacto social é proposital ou se acaba sendo resultado das ações corporativas. Nos dias de hoje, toda empresa deve estar atenta ao tema, pois cada vez mais os consumidores esperam condutas responsáveis por parte das instituições e organizações com as quais eles se relacionam.

Como o impacto social empresarial é tratado no Brasil?

De acordo com a Pipe Social, uma plataforma que apresenta e conecta negócios sociais e ambientais no Brasil e na América Latina, ainda há dificuldades para esse tipo de atividade no país. No entanto, ele vem crescendo, sobretudo entre os empreendedores mais modernos.

Mapa de Impacto 2017, último levantamento da Pipe Social, demonstrou, por exemplo, que o maior desafio dos criadores de negócios com impacto social é conseguir investimentos.

O estudo, que englobou uma amostragem de 579 empresas, também demonstrou os segmentos que se destacam quando se trata de investir em soluções de impacto social. Destacam-se a educação (38%) e as tecnologias verdes (23%), seguidas das áreas da cidadania (12%) e de saúde (10%), que estão entre as preferidas no país.

Em suma, podemos dizer que as empresas no Brasil, ainda que timidamente, tendem a criar soluções e investir em áreas que apresentam sérios problemas sociais. Ou seja, como muitas questões ainda carecem de melhorias por parte do Estado, cabe às organizações privadas também contribuir para ajudar a resolvê-las.

A boa notícia é que os investimentos em negócios de impacto social devem quadruplicar no Brasil até 2020. Essa afirmação vem de uma pesquisa realizada em 2015, pela Força Tarefa Brasileira de Finanças Social em parceria com a consultoria Delloite.

Os pesquisadores apontam que, até o início da próxima década, os investimentos deverão saltar de 12,3 bilhões para 41,9 bilhões de reais — juntando iniciativas do governo e da iniciativa privada.

O que fazer para gerar um bom impacto social e torná-lo um trunfo no seu negócio?

Agora que já entendemos o que é impacto social e porque é importante que o meio corporativo trate esse conceito de forma estratégica, vamos a algumas dicas para que a sua empresa faça os investimentos certos e aproveite as possibilidades que daí podem surgir. Confira!

Avalie o impacto atual de sua empresa na sociedade

Tudo começa por uma autoavaliação dos atuais impactos sociais da empresa. É importante identificar como os produtos, os serviços, as ações de marketing, etc., interferem ou influenciam a vida dos stakeholders.

Há empresas que precisam buscar ajuda de uma consultoria especializada para fazer essa autoanálise. É importante avaliar se isso é necessário ou se é possível realizar um diagnóstico com recursos próprios.

Identifique oportunidades de impacto social

Com a autoavaliação também é possível vislumbrar oportunidades de direcionar o negócio para um impacto social positivo. A criação de produtos ou serviços focados em demandas e desafios sociais da comunidade de interesse é uma das maneiras de fazer isso.

Faça benchmarking

Troque experiências com outros empresários ou consultores especializados em investimentos em negócios de impacto social. O benchmarking pode ser informal, mas também pode ser feito em eventos da área, entre outras ações.

Muitas empresas que já têm estratégias de impacto social se disponibilizam para apresentá-las para o público em geral. É possível encontrar publicações em revistas especializadas e na internet. A partir disso, é só fazer contato e solicitar uma reunião.

Busque fundos de investimentos em impacto social

Para conseguir implementar projetos de impacto social, uma boa escolha é buscar investimentos de um fundo especializado. O Vox Capital e a Mov Investimentos, por exemplo, estão entre os maiores do Brasil.

Se o seu projeto é voltado para o mercado internacional, é interessante buscar fundos de investimento com expressão global.

Como você viu, há muitas maneiras de potencializar a diferenciação da sua empresa por meio de uma estratégia de impacto social. Se o seu negócio já impacta positivamente a sociedade, é interessante usar isso a seu favor. Se ainda não, é perfeitamente possível criar um projeto e buscar investimentos para isso.

Para finalizar, um ponto importante: o impacto social não pode ser meramente um discurso. A sociedade realmente tem que ser atendida em alguma de suas necessidades. Do contrário, isso pode se voltar contra a sua organização.

Seu negócio gera impacto social? Você tem algum projeto nessa área? Para receber mais dicas como essas diretamente no seu e-mail, assine agora a nossa newsletter!