Empresas de BPO: por que escolher a Vexia?

A terceirização é o caminho escolhido por muitas organizações. Com a flexibilidade permitida pela Reforma Trabalhista, essa prática foi fortalecida, já que agora o core business também pode passar por esse processo. Nesse cenário, as empresas de BPO — Business Process Outsourcing — precisam firmar uma parceria sólida e confiável.

Com a possibilidade de terceirizar algumas das principais atividades, sua companhia é capaz de focar o que é realmente importante e, assim, atuar de forma estratégica. Consequentemente, a empresa conquista mais vantagem competitiva, aumento da produtividade e redução de gastos, ao mesmo tempo em que há um direcionamento para a inovação.

É nesse contexto que a Vexia se destaca. Para entender melhor essa tendência e saber por que vale a pena escolher a Vexia, vamos explicar, neste post, o que é BPO, quais operações podem ser alvo do outsourcing, como comparar as empresas que oferecem esse serviço e mais.

Então, que tal conferir? Acompanhe!

O que é BPO?

A sigla significa terceirização de processos de negócios, ou seja, contratação de serviços específicos que contribuem para o funcionamento da empresa. Diversas atividades podem passar por esse procedimento. Afinal, essa é uma ferramenta estratégica, que garante a execução de rotinas operacionais internas por especialistas.

Além da execução das atividades por especialistas, o BPO também inclui o uso de softwares e hardwares personalizados, que foram projetados para executar processos predeterminados. Por isso, há um aprimoramento direto na automação e otimização do workflow.

Entre as vantagens geradas estão:

  • obtenção de dados fidedignos;
  • acompanhamento de uso de processos e sistemas;
  • identificação de desvios;
  • precisão no cálculo de custo dos produtos;
  • detecção de oportunidades para diminuir os gastos;
  • melhoria da performance empresarial.

Quais operações podem ser alvo de outsourcing?

São várias as rotinas que podem ser terceirizadas. No caso da Vexia, o foco são os processos administrativos e financeiros. Confira as principais, a seguir.

Finanças

Os processos dessa área são automatizados, garantindo maior segurança. Entre as operações que podem ser terceirizadas estão a análise e liberação de crédito, gestão de recebíveis, gerenciamento de seguros e suporte a atividades financeiras, como contas a pagar.

A estrutura passa a ser mais robusta, com processos estruturados e que deixam de ser delegados para apenas um colaborador — dessa forma, há menos processos conflitantes, menor risco de fraudes e o compliance é assegurado.

Contabilidade

O objetivo aqui é gerenciar a contabilidade fiscal e tributária. Sistemas principais e auxiliares são combinados para fornecer o suporte necessário à administração contábil e às rotinas relacionadas a impostos.

Para atingir esse objetivo, são gerenciadas as seguintes áreas:

Os benefícios são conquistados por diferentes fatores. Um deles é a automação, que permite checar o que tem na receita e o foi gerado de obrigações de operação para evitar incongruências. Assim, é possível fazer varreduras de problemas fiscais. Além disso, os sistemas podem controlar as fiscalizações e intimações.

Compras

Nessa área, a terceirização é voltada para criar compras compartilhadas e fornecer a possibilidade de economia de escala, que leva à redução do custo unitário. Estão incluídos:

  • serviços administrativos, como solicitações de compras, elaboração de contratos, digitalização de documentos etc.;
  • gestão de registros de materiais e de fornecedores ativos;
  • gerenciamento de compras de material por categoria;
  • administração de compras de serviços, por exemplo, de contratos monitorados.

Recursos humanos

O outsourcing no RH visa à gestão de contratos e atualização contínua dos processos conforme a legislação vigente. O objetivo é que a equipe interna possa se preocupar com as pessoas, enquanto a parte burocrática é executada pela terceirizada. As rotinas que passam por esse processo são as de benefícios e qualidade de vida e as de pagamentos.

O processamento é feito de forma centralizada e remota. Perceba que a alavanca do processo é o volume. Desse modo, você ganha em competitividade.

Jurídico

Nesse caso, o trabalho é direcionado para a gestão de operações legais que assegurem a mais alta taxa de sucesso e suporte contratual com custos competitivos. Há dois principais alvos de atuação:

  • trabalhistas e cíveis;
  • tributárias e contratuais.

O propósito é garantir um bom procedimento das rotinas empresariais, que contribua para o crescimento organizacional. Porém, isso só é alcançado se você escolher uma boa parceira na terceirização.

Tenha em mente que o diferencial aqui são os controles. A empresa de BPO deve ter expertise de grupos e áreas jurídicas para trabalhar os diferentes segmentos.

Como comparar empresas de BPO?

Saiba que não existe uma preparação física a ser seguida. Porém, é preciso estar bem ciente do conceito de outsourcing, pois ele é um movimento de estruturação da empresa.

Para escolher a companhia mais adequada para prestar o serviço, o ideal é estudar o que as organizações fazem, como é o relacionamento e o suporte e como é o processo de terceirização.

É preciso ter atenção especial ao escopo do que se deseja terceirizar, porque dentro desse aspecto há organizações com mais ou menos expertise. Analise também as referências de como a empresa entrega o serviço, verificando o nível de qualidade.

Para gerir bem a conta, não basta a contratada entregar tecnicamente o serviço; é preciso atender às necessidades específicas da organização, inclusive no âmbito de serviços complexos, como os fiscais e os tributários.

Quais diferenciais a Vexia oferece?

Conheça, nos próximos tópicos, os principais pontos de competitividade propiciados pela Vexia.

Maturidade dos serviços

A Vexia está há quase 20 anos realizando esse tipo de entrega. Essa é uma vantagem no mercado nacional, em que grande parte das organizações vieram de fora com foco em outras ações e começaram a trabalhar com outsourcing há pouco tempo.

Essas empresas conseguem acelerar a maturidade por meio de investimentos, mas isso não é suficiente para consolidar 100% das entregas. Afinal, o BPO é uma atividade que depende de pessoas, além de perfil técnico e comportamental. Portanto, leva tempo para encontrar um ajuste adequado às demandas das organizações.

Redução de custos com personalização do serviço

Os profissionais que atuam na Vexia já atuaram em diferentes setores. Por isso, a empresa desenvolveu mecanismos de atendimento que privilegiam a customização. Os executivos também são voltados para atender os serviços de acordo com as necessidades específicas de cada companhia. O resultado é o atendimento de multissetores.

Quanto ao custo, ele é bastante reduzido porque a estrutura da Vexia é enxuta. O cliente não paga o valor da grife, que tem um headquarter em Nova York. O foco é a diminuição dos gastos e a agilidade do atendimento.

Proximidade com o cliente

Essa é a metodologia de trabalho da Vexia, que preza o atendimento rápido. Quando o cliente tem um problema relevante, ele liga direto para o executivo, em vez do 0800. Dessa forma, ele conversará diretamente com os consultores que atendem a sua empresa, o que torna o procedimento menos burocrático e o relacionamento mais próximo.

Além disso, há um relatório de reuniões periódicas no qual é enfatizada essa proximidade a partir de assuntos específicos da companhia.

Existem grandes cases de sucesso da empresa?

Confira, a seguir, os 3 principais cases de sucesso da Vexia.

Avantto

Essa empresa de compartilhamento de aeronaves focou inicialmente algumas atividades financeiras, de controladoria e TI. Com o tempo, alcançou redução de custos e dedicação ao core business.

BSG Blue Star

É o maior grupo de varejo de moda e acessórios da América Latina, dono das redes TODOMODA e ISADORA, com quase 900 lojas em todo território e em processo de expansão para o Brasil. Por meio da meio da expertise em processos tributários e fiscais, a Vexia tem fornecido todo o suporte necessário para o ingresso e o sucesso da companhia no país.

Unique

A Unique, ao contratar um parceiro BPO, visa à otimização e racionalização de recursos, buscando concentrar seus esforços no seu core business.

Como você pôde perceber, as empresas de BPO são importantes para alavancar os resultados organizacionais. Porém, para extrair sucesso desse modelo, é preciso contar com uma parceria sólida, como a Vexia.

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