Como atrelar os valores da sua organização ao bom desempenho dos negócios?

Com a abrangência das temáticas ESG nos últimos anos dentro do mercado de negócios, fala-se cada vez mais em como as empresas podem realizar ações que envolvam a sociedade e impactar positivamente o ecossistema que a cerca. 

Como a sua empresa afeta a comunidade a qual ela está inserida?  

Quais retornos positivos um negócio pode oferecer em troca dos recursos e capital humano os quais fazem uso?  

Principalmente com a abordagem dos compromissos relacionados ao meio ambiente, social e governança, o mercado tem adotado uma postura de avaliação perante às empresas que buscam ações efetivas para contribuir nessas questões e às que ignoram essas necessidades.  

Investidores, clientes e parceiros baseiam hoje suas escolhas de investimento também com pautados nessas atuações realizadas pelas empresas. Para entender melhor como gerenciar o seu impacto social, confira as informações abaixo.  

Por que toda empresa deve gerenciar seu impacto social? 

É importante pensarmos no impacto social como resultado do que a empresa já realiza. Em como suas ações reverberam entre seus stakeholders (colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e clientes) e comunidade a qual está inserida. 

Como agentes sociais, as organizações têm responsabilidades legais que são monitoradas por diversos órgãos governamentais. Mas também têm obrigações de ordem moral e da ética social, uma vez que influenciam a vida de pessoas e, em alguns casos, podem até modificar ou tensionar culturas. 

A escolha das ações que geram impacto social deve ser consciente, uma vez que a sociedade a sente e, portanto, tende a responder de alguma maneira. 

Uma organização que fornece produtos ou serviços que beneficiam determinados grupos de indivíduos o faz impactando essas pessoas de forma profunda, não somente resolvendo as necessidades de consumo para aquele nicho. Se essa consciência existe, o relacionamento com a sociedade poderá ser conduzido com mais eficácia e resultados positivos. O contrário, quando não há essa conscientização, também é real. 

No Brasil e na América Latina ainda há dificuldades para esse tipo de comportamento e regulamentação de atividades. No entanto, a importância do tema vem crescendo, sobretudo entre os empreendedores mais modernos e que priorizam a inovação.   

E o que fazer para ser um desses empreendimentos que se destacam e têm um bom impacto social como trunfo do seu negócio? 

  1. Avalie o impacto atual de sua empresa na sociedade. 

Tudo começa por uma autoavaliação dos atuais impactos sociais da empresa. É importante identificar como os produtos, os serviços, as ações de marketing e as frentes assumidas interferem ou influenciam a vida dos stakeholders. 

Há empresas que precisam buscar ajuda de uma consultoria especializada para fazer essa autoanálise. É importante avaliar se isso é necessário ou se é possível realizar um diagnóstico com recursos próprios. 

  1. Identifique oportunidades de impacto social 

Com a autoavaliação também é possível vislumbrar oportunidades e direcionar o negócio para um impacto social positivo. A criação de produtos ou serviços focados em demandas e desafios sociais da comunidade de interesse é uma das maneiras de fazer isso. 

  1. Busque fundos de investimentos em impacto social 

Para conseguir implementar projetos de impacto social, uma boa escolha é buscar investimentos de um fundo especializado.  

Se o seu projeto é voltado para o mercado internacional é interessante buscar fundos de investimento com expressão global. 

Há muitas maneiras de potencializar a diferenciação da sua empresa por meio de uma estratégia de impacto social. Se o seu negócio já impacta positivamente a sociedade é interessante usar isso a seu favor. Se ainda não, é perfeitamente possível criar um projeto e buscar investimentos para essa atuação.  

Para finalizar, um ponto importante: o impacto social não pode ser meramente um discurso. A sociedade realmente tem que ser atendida em alguma de suas necessidades. Do contrário, isso pode se voltar contra a sua organização, gerando uma imagem de oportunismo sobre causas importantes.  

Seu negócio gera impacto social? Quais são os projetos nessa área? Se você ainda tem dúvidas de como responder a essa pergunta, fale com um de nossos especialistas e saiba como a Vexia pode facilitar esse processo para sua empresa.