Chegamos ao final do primeiro mês do último trimestre do ano de 2022. Faltam dois meses para começarmos o ciclo novamente.
2022 foi um ano de recuperação. Após dois anos muito incertos e de cautela, empresas puderam, atuar de forma mais incisiva em seus objetivos e com um pouco mais de projeção futura.
O mercado ainda é marcado por volatilidades, transformações ágeis e novos estímulos, que exigem das empresas foco total no cliente, comportamento adaptativo e muita rapidez -com prudência- para a atuação em anos futuros.
2022 foi o ano dos compromissos ESG. Questões ambientais, sociais e de governança representaram peças importantes para o alcance da sustentabilidade organizacional. E esse cenário não vai mudar. Posicionamentos e contribuições -reais- em benefício da sociedade estão em crescente valorização do ponto de vista do consumidor, bem como a personalização dos produtos e serviços em oferta.
Já sabemos o que esteve em alta no ano de 2022. Lidamos com todas essas tendências e padrões de comportamento durante o ano, mas e agora?
O que esperar do ano de 2023?
Sistemas Híbridos
Conceito presente com maior expressão há dois anos na vida de muitos, o híbrido cresce e se solidifica como tendência para o próximo ano. Mas engana-se quem pensa no híbrido apenas para o modelo de trabalho. A dicotomia entre o mundo físico e o digital tem levado o mercado a entender o phygital como a aposta certeira.
De acordo com a pesquisa, “Consumidor do Futuro 2024” da Worth Global Style Network, empresa de pesquisa em previsão de tendência, o consumidor neo-sensorialista busca experiências híbridas e o melhor dos dois mundos: “carteiras digitais para compras físicas e momentos em realidade virtual para experimentar na vida real”.
Apostar na tecnologia é essencial para empresas que buscam destaque. Um exemplo claro que tivemos foi o Facebook mudando seu nome para Meta, por conta da promessa do metaverso. Ainda não é claro o que o metaverso agrega para o mercado, mas a empresa não teve receio de apostar nisso. Essa ousadia tende a ser cada vez mais valorizada no mundo híbrido.
Ainda dentro dessa tendência, podemos citar a operação híbrido em cloud computing. Saber operar e extrair em dois ou mais modelos de armazenamento em nuvem será necessário.
Descentralização
Pessoas no controle de seus dados, internet mais conectada, menos dependência e maior segurança de dados digitais.
Muitos ainda têm receio de ambientes digitais, fator desencadeado pelo tamanho da insegurança que vemos atualmente.
O Brasil teve um aumento de 46% de ataques a dados digitais, no segundo semestre de 2020. Apesar de práticas como Governança, gestão de risco, compliance e segurança da informação serem ferramentas extremamente necessárias e úteis para mitigar falhas de segurança das empresas, o ambiente digital precisa de mais segurança.
A Web 3 com a descentralização das informações, através de blockchain e registros distribuídos vem justamente para colocar o usuário no controle de seus dados e fazer do ambiente digital um lugar com menos riscos.
Economia do cuidado
O termo, relativamente novo, refere-se a todo o tipo de atividade que inclui cuidado, higienização, saúde, educação, alimentação, alojamento e outras funções relacionadas às condições básicas.
Todos os trabalhos gerados por essas funções (professores, médicos, auxiliares de limpeza, funcionários domésticos, cuidadores de idosos e outros) constituem essa economia do cuidado.
Com a pandemia, passamos a entender como somos vulneráveis e como as necessidades das pessoas podem afetar o mercado e o globo. E antes mesmo do mercado entender isso, as pessoas entenderam e passaram a valorizar produtos e serviços funcionais que agreguem valor às suas necessidades básicas.
Consumidores se associam cada vez menos com marcas, produtos e serviços que representam danos, em qualquer instância, para suas vidas.
Na valorização da economia do cuidado, as empresas passam então a olhar para suas entregas como algo que agrega valor para o seu público com a alta do bem-estar e da funcionalidade.
Diante dessas tendências, como está o planejamento da sua empresa para 2023?
Os comportamentos citados exigem do mercado adaptação, pesquisa e esforço. A Vexia com sua expertise consultiva, atua para identificar e solucionar as necessidades de cada empresa dentro de cada jornada.