Mapear é o primeiro passo para otimizar

O terceiro trimestre do ano, que abrange os meses de julho a setembro, foi marcado pelo aumento de 37% nos incidentes de cibersegurança, segundo a empresa Check Point Software.

O dado é alarmante, principalmente tendo em vista que o aumento se dá em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Os ataques virtuais infelizmente já se tornaram uma rotina que impacta pessoas físicas e jurídicas no mundo todo. Muitos desses ataques são planejados por grupos especializados se utilizando de tecnologias avançadas, estruturas digitais e estratégias organizadas para explorar vulnerabilidades e obter ganhos financeiros ou exposição da própria imagem.

O aumento expressivo de ataques tem se mostrado particularmente preocupante para os negócios. Foram 31,5 bilhões de tentativas de ataques a empresas, no primeiro semestre do ano de 2022, segundo a CNN. O número representa um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano de 2021.

Por conta desse cenário ameaçador, áreas como Gestão de Risco e Segurança da Informação vem ganhando ainda mais notoriedade nos últimos anos. Atreladas à ascensão de temáticas como ESG, Risco & Compliance, essas questões motivam as empresas a buscarem soluções que suportem o seu processo de blindagem digital.

A aplicação de cibersegurança ou cyber security propõe o investimento, aculturamento e prática da organização em relação à proteção contra as ameaças cibernéticas que possam afetar a empresa.

A diversidade de formatos de ataques e a rapidez na evolução das técnicas usadas pelos atacantes tornam a tentativa de blindagem algo essencialmente complexo. Não existe blindagem 100%, existe a constante evolução dos recursos de prevenção e defesa, para que as chances de sucesso em um possível ataque diminuam. 

Apesar de existir o ataque cibernético com motivação política e o terrorismo cibernético com intenção de criar pânico psicológico, o principal objetivo é a invasão de sistemas para ganhos financeiros. 

Quais são as ameaças?

Reunimos aqui alguns exemplos de estratégias utilizadas para explorar as vulnerabilidades do ambiente tecnológico das organizações:

  • Malware: um software malicioso criado com a intenção de explorar qualquer dispositivo. Nessa categoria incluem-se os vírus, tais como os Cavalos de Tróia (trojans) e outros programas usados para causarem danos ao dispositivo infectado.

  • Spyware: software espião que registra a movimentação do usuário no dispositivo alvo, podendo coletar informações como senhas e dados bancários.

  • Ransomware: software que criptografa dados dos ativos infectados e os sequestram/indisponibilizam, cobrando-se geralmente um resgate para restabelecer o acesso a estes dados. 

  • Adware: usado para disseminar anúncios sem a permissão dos usuários e coletar indevidamente seus dados.

  • Botnets: dispositivos robôs, programados para realizar tarefas sem a permissão do usuário, sendo muito utilizado para executar ataques e propagar malwares.

Além dos Malwares, existem outras categorias de ameaças que vem, cada vez mais, se sofisticando. Como:

  • Injeção de SQL: técnica de ataque baseada na manipulação do código SQL (banco de dados), e aplicada para roubar e controlar dados.

  • Phishing: técnica baseada em engenharia social em que o atacante produz uma mensagem falsa para induzir o usuário a clicar em link ou baixar arquivo objetivando o roubo de dados ou a infecção do seu dispositivo. 

  • Ataques Man-in-the-middle: técnica em que o atacante intercepta e rouba dados trafegados entre a comunicação de duas pessoas ou dois dispositivos. 

Como aumentar a proteção contra os ataques?

Sempre atenta às necessidades do mercado e aos riscos/ameaças globais, a Vexia possui um portfolio completo de serviços de cibersegurança e gestão riscos que, através de seu time de especialistas, pode ajudar a aumentar a maturidade de segurança da informação e proteção do seu negócio.

Essa jornada envolve serviços de treinamento e aculturamento dos profissionais, monitoração e detecção de ameaças, ferramentas específicas para mitigar as vulnerabilidades do ambiente tecnológico, plano de continuidade de negócios, avaliação frequente do nível de segurança e outros recursos para proteger os ativos de sua empresa.

Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!