Sua empresa já aproveita os benefícios do BPO? Entenda o que é isso e como se beneficiar dessa prática!

As vantagens do BPO só podem ser aproveitadas se entendermos o conceito em si. Elas são muitas e estão se tornando um divisor de águas em muitas empresas de diversos segmentos e portes. Estamos falando de benefícios que vão desde a otimização do tempo até a redução de custos, passando por diminuição de encargos trabalhistas, melhoria contínua e flexibilidade interna.

Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender o que é BPO e ver uma lista de benefícios que sua empresa pode obter.

O que é e quais são as vantagens do BPO

Business Process Outsourcing, o BPO, é um método de subcontratação de várias operações relacionadas a negócios de fornecedores externos. Ou seja, é um tipo específico de terceirização.

Quando a prática de terceirizar processos de negócios começou, ela se aplicava principalmente à manufatura. Agora é aplicável inclusive aos serviços — um caso bem comum é o BPO jurídico.

Na prática, estamos falando de um subconjunto de terceirização que envolve a contratação das operações e responsabilidades de um determinado processo de negócios de um provedor de serviços especializado.

O BPO está sempre relacionado a um nível de especialização avançado; remete à transferência de responsabilidade em áreas que a empresa não tem expertise, mas também quando quer reduzir custos e potencializar qualidade. Ele vem ganhando bastante espaço em empresas de diversos portes e nos mais variados segmentos do mercado.

O crescimento do BPO está bastante ligado às necessidades de otimizar tempo, reduzir encargos com folha de pagamentos, elevar a qualidade dos seus produtos e serviços, entre outras vantagens — como você vai ver a seguir!

Por que investir em BPO pode ser um divisor de águas na sua empresa

Vamos agora a uma lista detalhada das principais vantagens do BPO para as organizações.

1. Otimização do tempo

Como uma parcela considerável do negócio é terceirizada para um provedor de serviços, a alta gerência da empresa pode concentrar sua atenção nas principais áreas operacionais. Isso também leva a uma melhor produtividade dos funcionários e ajuda-os a tomar decisões de negócios melhores e mais informadas.

2. Redução de encargos trabalhistas

A terceirização de processos de negócios ajuda as organizações a cortar custos e economizar dinheiro. O BPO pode, por exemplo, dar origem a um conjunto talentoso de funcionários, disponíveis com salários menores do que em contratações tradicionais.

Além dessa redução, contratar profissionais especializados em processos de negócios com experiência ajuda a elevar os resultados. Caso os objetivos não sejam atingidos, a substituição dos colaboradores é mais rápida e menos onerosa.

3. Controle e redução de custos

Diversos custos fixos, além dos salários, podem ser transformados em variáveis com o BPO. É o caso, por exemplo, de equipamentos, ferramentas tecnológicas etc. Isso porque o time de profissionais terceirizados podem trazer esses dispositivos. É uma questão de especificação contratual.

Pode ser firmado um acordo em que o serviço prestado seja entregue sem a necessidade de investir nos equipamentos. Isso torna esses gastos mais controláveis, além de menores do que tradicionalmente acontece (quando não é usada a prática da terceirização).

Em muitas empresas, o BPO é usado também nos momentos de crise. Em vez de cortar pessoal, essas organizações optam por terceirizar as atividades mais críticas para não adiar ou cortar seus projetos.

4. Mais aproveitamento do espaço

O BPO também pode incluir processos realizados fora do ambiente corporativo, no espaço da empresa prestadora de serviços. Dessa forma, é possível liberar espaço na empresa para outras finalidades.

Se falta um ambiente para receber clientes de uma maneira mais elegante, por exemplo, é possível terceirizar e obter esse espaço internamente. Isso também ajuda a reduzir custos com energia elétrica, limpeza e manutenção, entre outros.

5. Melhorias contínuas

O BPO, como já pontuamos, também pode ajudar a trazer melhorias para a empresa. Isso porque os profissionais terceirizados atuam ou já atuaram em diversos outros projetos e em outras organizações.

Além da qualificação, esses profissionais podem trazer experiências e insights que dificilmente serão conseguidos na rotina do dia a dia do empreendimento. Se o BPO é aplicado em projetos específicos, a cada novo empreendimento são somados novos colaboradores e novas experiências.

6. Elevação da qualidade dos serviços

A qualidade dos serviços também costuma melhorar com a prática do BPO. Isso porque as empresas fornecedoras de serviços de processos de negócios vão se esforçar para manter o cliente. Elas costumam investir em metodologias, ferramentas e trabalhadores altamente qualificados para conseguir isso.

7. Aumento da produtividade

O BPO também é famoso por proporcionar incrementos da produção corporativa. Ao terceirizar rotinas burocráticas ou de pouca especialidade da empresa, os gestores conseguem se concentrar na estratégia.

Além disso, os níveis de produtividade podem ser previamente combinados com o fornecedor terceirizado. Isso pode, inclusive, ser especificado no contrato, o que garante que o processo produtivo não seja reduzido ao longo do projeto.

Prepare sua empresa para aproveitar as vantagens do BPO

Como você viu, a terceirização de processos de negócios (BPO) está se tornando uma opção cada vez mais popular, até mesmo em organizações que não estão com um prazo apertado imposto por mudanças no mercado, por exemplo.

Contudo, é importante ressaltar que essa é uma prática que exige mudanças na cultura organizacional. Afinal, realizar alguns processos com o auxílio de profissionais externos à organização exige preparação da comunidade interna, e isso não é conseguido da noite para o dia.

Uma boa dica é introduzir o conceito com antecedência. A realização de comunicações para sensibilizar os colaboradores, deixar claro que o BPO não implica em redução de empregos, por exemplo, é uma boa escolha.

O mais indicado é que o BPO seja introduzido na empresa gradativamente. Ele pode ser iniciado por um projeto de alta complexidade, por exemplo. Com o tempo, os profissionais vão se acostumando com a ideia, especialmente quando os resultados começam a aparecer.

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