Na busca pela otimização, automação e digitalização dos processos, a fim de alcançar maiores níveis de excelência em suas entregas, empresas de diferentes portes e segmentos passaram a dedicar recursos significativos à aplicação de inovações e tecnologias que proporcionem todos esses avanços.
Investir no desenvolvimento de ferramentas que trazem ganhos e economia de recursos, além de elevar o nível de qualidade dos serviços e produtos elaborados pela empresa, a posicionam no mercado como um negócio que busca, de forma contínua, a excelência.
A automação tem sido uma das grandes apostas do mercado. Estima-se que até 2027 esse setor representará 26 bilhões de dólares, de acordo com o Instituto MarketsandMarkets.
Os ERPs, do termo em inglês Enterprise Resources Planning, representam projetos de planejamento dos recursos da empresa. Através da gestão, conexão e organização dos dados em um único sistemas, a companhia consegue comparar, interligar e administrar processos de diferentes áreas que muitas vezes são avaliadas de forma isolada.
A centralização desses dados permite a avaliação de uma perspectiva funcional e também sistêmica de todas as atividades realizadas pela empresa em uma mesma plataforma.
Com essa integração de informações, os avaliadores responsáveis conseguem sincronizar as informações armazenadas e eliminar duplicidade de tarefas, tempo gasto na procura de informação e processos desnecessários, possibilitando a automação de algumas atividades e o aumento da produtividade.
Vivemos hoje a era dos dados e, muitas vezes, o mercado direciona essa premissa para o seu relacionamento com os clientes. Mas, dominar os próprios dados é seriamente importante para as tomadas de decisões mais conscientes e coerentes.
O objetivo de um sistema ERP é contemplar as necessidades do negócio, em diferentes módulos da empresa: engenharia, estratégia, financeiro, comercial, gestão de pessoas, operacional e outros. Apesar da diferença de funcionamento, o objetivo é garantir ganho geral para a organização.
Vantagens obtidas ao adotar ERP
Automação
Com a organização, melhor disposição dos dados e comparação entre eles, a automação de uma sequência de processos é viabilizada. Quando todas as informações de atividades da empresa são alocadas em uma mesma plataforma, a conexão e consequente automatização delas se faz possível.
Escalabilidade
A estrutura da empresa deve acompanhar as intenções de crescimento e aumento do volume de negócios. Com mais informações a serem armazenadas e avaliadas é preciso um sistema que comporte todos os dados e, acima de tudo, que permita a agilidade das atividades relacionadas a ele.
Como fazer isso em maior escala? ERP!
Redução de Custos
A redução de recursos financeiros e humanos investidos é inevitável com o ganho de produtividade permitido pela automação e pela escalabilidade e com a redução de processos, por conta da exclusão de atividades desnecessárias.
Segurança da Informação
Muitos benefícios se apresentam às empresas que sabem usar os dados a seu favor, respeitando as condições legais para suas manipulações. Entretanto, a era dos dados também trouxe ameaças perigosas à segurança e integridade das pessoas e empresas. Com um ERP instalado, todas as informações ficam centralizadas e armazenadas em um espaço digital de alta segurança, mitigando possíveis riscos de vazamento e ataques.
Padronização de informações
Como supracitado, em um software ERP, conseguimos armazenar informações de diferentes práticas da empresa, possivelmente registradas de formas distintas, originalmente. Com a ferramenta é possível padronizar essas informações, organizando-as da forma mais visível e bem alocada, possibilitando comparações, análises e interpretações entre os dados.
A Vexia possui expertise consultiva e consegue não apenas identificar as reais necessidades de cada negócio, mas propor soluções indicadas para elevar suas entregas ao próximo nível na escala da Transformação Digital.